Subscribe Now

Trending News

Transformação digital: 5 fatos para começar a entender o tema
Global Hub

Transformação digital: 5 fatos para começar a entender o tema

Smartphones, inteligência artificial, Internet das Coisas, computação em nuvem. Cada vez mais, a tecnologia nos apresenta inovações que seguirão fazendo parte de nossas vidas. Nunca tivemos tantas ferramentas e informações à disposição, inserindo-se em nosso dia a dia e facilitando-o. 

É do contato próximo que vem a necessidade de saber lidar com essa realidade. Para as empresas, isso significa ter um olhar para novos conceitos, estratégias e aplicações. Daí surge a transformação digital. 

A transformação digital, em resumo, é a utilização de tecnologia para alcançar melhores desempenhos e resultados dentro de um negócio. Mas isso não significa que se limita a implementar alguns recursos modernos e pronto. A transformação se dá com toda uma mudança estrutural e comportamental, trata-se de adotar um novo mindset 

Neste artigo, listamos alguns fatos para que você possa compreender melhor o conceito de transformação digital. Confira! 

1. Não se aplica apenas a empresas de tecnologia 

Um erro comum é a crença de que a transformação digital está concentrada apenas na área de tecnologia. Ainda que o avanço tecnológico seja o protagonista da ideia, uma nova atitude digital traz grandes avanços para qualquer tipo de organização.  

E isso também se estende aos departamentos da empresa, sabia? Adotar uma cultura tecnológica é algo que abrange todas as esferas e não apenas os profissionais de TI (Tecnologia da Informação).  

2. Impacta a sociedade em diversos setores 

A digitalização está espalhada em vários âmbitos e podemos sentir na prática seus efeitos.  

Na saúde, por exemplo, tem papel importantíssimo não só na questão da evolução de equipamentos, mas também em pesquisa. Técnicas avançadas possibilitam melhores resultados no desenvolvimento de tratamentos.  

O mesmo acontece na educação. Com o auxílio da tecnologia, a educação à distância é capaz de combinar qualidade e flexibilidade a estudantes. Ambientes virtuais de aprendizagem também facilitam o acesso a materiais didáticos e promovem mais formas de contato entre professor e aluno. 

E quando o assunto é consumo, nem se fala! De produtos diversos a conteúdo, a internet apresenta diariamente vastas possibilidades à altura de um clique. A empresa que se adapta a este cenário encontra chances absurdamente maiores de atrair e fidelizar clientes.  

3. Exige e propicia atenção à experiência do consumidor 

Assim como falamos ali em cima, o ato de consumir, seja o que for, é uma constante. Por outro lado, a quantidade de opções que surgem a todo momento para o cliente faz com que seja necessário ganhar sua atenção. A parte boa é que a própria realidade digital torna mais fácil entender as preferências do público, assim como receber feedbacks 

Vale lembrar, ainda, que o cuidado com a experiência do consumidor é primordial na transformação digital, mas não é tudo. Ela sempre vai abranger o todo na empresa.  

4. Contribui para diversos objetivos práticos 

E já que a transformação abarca a totalidade da instituição, seus resultados também surtem efeitos amplos.  

Além da melhora da relação com o cliente, proporciona comunicação clara, rápida e eficiente entre os profissionais; diminui burocratização; faz com que as equipes fiquem mais sintonizadas. O digital, inclusive, está ligado ao acesso a dados de desempenho, o que ajuda na tomada de decisões. Todos estes fatores caminham para um denominador comum: melhores resultados.  

5. Existem atitudes que aproximam a transformação digital 

A transformação digital não acontece do dia para a noite. É um processo complexo, que leva em conta toda uma mudança de comportamento e mentalidade. Dentro dessa ótica, o potencial humano funciona como importante pilar. 

Existem atitudes que favorecem esta verdadeira jornada em busca de um futuro digital e tecnológico dentro do negócio. Algumas delas são: estar aberto a enxergar novas possibilidades, não ter medo de inovar, investir em iniciativas digitais e manter-se atualizado.  

Esses fatos sobre transformação digital são apenas o começo e uma amostra de como o tema é abrangente. Ainda há muito a ser falado sobre o assunto. E é exatamente por isso que ele será discutido no evento virtual Talking Business, que acontece no dia 30/09.  

Por lá, especialistas vão explicar, expor suas visões e responder dúvidas sobre este grandioso universo. Imperdível, não é? Para participar, inscreva-se aqui! 

E se gostou do artigo, acompanhe nossas redes sociais para continuar conectado conosco: 

Instagram: @uninterglobalhub 

Facebook: @uninterglobalhub 

Linkedin: UNINTER Global Hub 

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *