Subscribe Now

Trending News

Fique por dentro das 6 tendências digitais para 2020!
Geral

Fique por dentro das 6 tendências digitais para 2020!

Quando falamos de tecnologia, uma coisa é certa: todos os anos aparecem novas tendências digitais. Muitas vezes, elas são resultados da evolução de conceitos de anos anteriores. Outras vezes, são novidades até mesmo para quem já está há tempos no mercado digital.

As áreas mais atingidas por essas mudanças inovadoras são aquelas relacionadas à internet e aos equipamentos eletrônicos, como o smartphone e o e-commerce. Contudo, a transformação é sentida no âmbito administrativo desses negócios, evoluindo os modos de compra e venda, de fazer marketing, de usar o dinheiro e de se relacionar com os clientes.

Nesse sentido, os profissionais da área precisam sempre estar atualizados, criando objetivos de carreira flexíveis e adaptáveis às modificações, pois elas estão cada vez mais inevitáveis de acontecerem. Além disso, devem abranger uma gama de modelos de negócio — desde as pequenas empresas até as grandes corporações.

Para reforçar o seu plano de carreira, separamos, neste texto, as tendências do mundo digital para 2020. Assim, você poderá se preparar para atender às demandas desse meio. Boa leitura!

1. Ampliação da inteligência artificial

A união entre as redes neurais e as tecnologias de relacionamento tendem a automatizar e personalizar as relações — principalmente entre empresas e clientes. Isso porque a ampliação da inteligência artificial (IA) proporciona mais que uma simples assistência virtual, pois unifica os serviços de atendimento, por exemplo, em canais específicos. Ou seja, muda-se a forma de comunicar, mas não a importância de se fazer isso.

A inteligência artificial é uma tecnologia que já vem sendo usada há tempos, porém, as alterações a cada ano proporcionam novas aberturas para as empresas que querem acompanhar o mercado.

Outro exemplo é o que acontece quando a IA se entrecruza com o BigData, sendo possível levantar dados a partir de pesquisas realmente relevantes — auxiliando significativamente o desenvolvimento do mercado global.

2. Humanização no marketing

Ao mesmo tempo em que se automatiza os processos dentro das empresas, também surge a necessidade de manter uma relação mais humanizada entre consumidores e colaboradores, sem passar para eles aquela sensação de que estão lidando com robôs.

Para isso, é necessário criar ambientes dos quais o consumidor e os funcionários da empresa possam sentir, desejar, e encontrar o que realmente procuram e precisam no momento.

No caso dos clientes, nas mídias sociais, por exemplo, a maioria dos seguidores são pessoas — e mesmo por trás das contas de empresas existem seres humanos. Por isso, não se deve focar apenas no envio de promoções e propagandas, mas também em criar uma ligação real com os clientes, conhecendo-os e personalizando ao máximo o contato, por meio de uma comunicação objetiva, porém sensibilizada com as “dores” do cliente.

3. Analytics e competência em dados

Ainda relacionado aos tópicos acima, o analytics é uma maneira de manter eficiente a gestão de problemas, principalmente, dos que apresentam alta complexidade. Os dados levantados por meio dessas ferramentas são suficientes para que se possa encontrar as melhores soluções sempre que surgirem adversidades quanto a qualidade (e quantidade) dos serviços prestados.

200826_Prêmio-Reclame-Aqui_banner-Blog_Votação-Aberta-01 (2)Powered by Rock Convert

Conceitualmente, analytics é a aplicação de dados no intuito de analisar e verificar as possibilidades de tomadas de decisão dentro de uma empresa, seja ela física, seja ela digital. São vários os tipos de análises, como a otimização — efeito essencial para potencializar as vendas e outras atividades rotineiras de um negócio.

4. Tecnologia Blockchain

A moeda virtual já teve seus altos e baixos nos últimos anos, porém, com a regulação dos processos, está cada vez mais presente no mercado e ganhando a confiança de mais consumidores. A tecnologia blockchain é uma grande aliada dessa estabilização da moeda, que tem entre as mais conhecidas o Bitcoin.

A transparência é essencial nas relações que envolvem grandes quantias financeiras e até mesmo nos investimentos com pouco dinheiro, por isso, o blockchain é uma ferramenta que funciona como um livro de registros, em que dados das transações com moedas virtuais são disponibilizados em blocos e atualizados dentro de um período estipulado.

Nessa cadeia de blocos, os mineradores de dados são os responsáveis pelo registro e pela verificação das transações, deixando-as mais confiáveis.

5. Customer Centric

Diferentemente das ações focadas no canal de transmissão de conteúdos — técnica ainda muito utilizada por grande número de empresas brasileiras —, o foco no cliente é a mudança necessária para se oferecer experiências em vez de simples produtos ou serviços. Sendo assim, a mudança do foco para o consumidor altera os modos de compra e de venda, tornando-os mais eficientes quanto ao fortalecimento da relação com o cliente.

Essa é uma tendência digital mais direcionada ao marketing, pensando ainda mais na personalização — ou seja, no momento certo para a oferta de produtos e serviços — para o cliente certo. Para isso, é preciso entender o consumidor como parte central no planejamento estratégico, pois a fidelização passa a ser mais importante do que a quantidade de cliques, por exemplo.

6. Expansão da busca visual

Quem nunca passou por uma situação em que não lembrava o nome de algo que queria pesquisar no Google? E se você tivesse uma imagem para ajudar nesse momento? É cada vez maior a procura por novos meios de encontrar aquilo de que você precisa, com rapidez e eficiência. Nesse mesmo sentido, a busca visual vem se expandindo.

Essa é uma tendência no meio digital, que surge juntamente com a necessidade de otimização do processo de busca. O Pinterest Lens, por exemplo, oferece a oportunidade de você, ao encontrar um item de vestuário que lhe interessa, buscar por peças parecidas em lojas virtuais de roupas.

Vimos que as principais tendências de 2020 estão relacionadas com a relação com o cliente, no intuito de aumentar a aproximação e, consequentemente, a confiança diante de marcas e modelos de negócio.

Para o profissional que busca o desenvolvimento de carreira, não há como ficar para trás em relação às tendências digitais de 2020, pois são melhorias nos processos já realizados, otimizando ganhos e aumentando a qualidade dos relacionamentos dentro e fora das organizações.

O que achou das tendências digitais para este ano? Compartilhe este post em suas redes sociais e deixe os seus amigos por dentro dessas novidades!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *