Subscribe Now

Trending News

Como ser um bom líder?
Geral

Como ser um bom líder?

Desde os primórdios, no desenvolvimento da raça humana, o papel do líder e o senso de liderança foram importantes para guiar grupos e garantir a sobrevivência do ser humano. Ao longo do tempo, e com a consolidação da civilização, guiada por leis e mantida por uma força de estado, as lideranças mundo afora foram surgindo e hoje representam uma grande parcela da sociedade, espalhadas pelas mais diversas esferas sociais. Nesse contexto, a liderança tornou-se um atributo, uma característica cada vez mais possível, valorizada e necessária.  

 Com isso, podemos concluir que é a partir da figura e iniciativa do líder que surgem as grandes transformações da história. Pois bem, para além disso, e trazendo para a realidade do competitivo mundo corporativo atual, qual é a importância de se ter bons líderes? E mais importante ainda. Como ser um bom líder, com atitude, mas que contribua positivamente com o time? Fique com a gente até o fim desse post e saiba mais. 

 

A diferença entre líder e chefe  

Ao contrário do que prega o senso comum, a liderança não está necessariamente relacionada ao nível hierárquico que se ocupa em uma organização. Um chefe, não necessariamente é um bom líder, afinal de contas, há diversas outras variáveis que influenciam na ascendência profissional corporativa. A liderança está intimamente relacionada com a confiança que as pessoas depositam em você, por uma série de variáveis que podem ser desenvolvidas, ao longo do tempo, com muito esforço e estudo. E para que você possa ser um líder em todos os campos da vida, nós, da Uninter, preparamos cursos de pós-graduação específicos para ajudar nessa caminhada. Vem com a gente!  

 

Gestão para Líderes 

Estamos vivenciando uma nova conjuntura social, que não poupou nenhuma região do mundo. Diante desta nova sociedade, os líderes são as pessoas responsáveis por iniciar a mudança e apresentar ideias dentro das organizações. São eles que quebram as regras e apontam para as empresas quais são as novas direções, enfrentando todos os obstáculos que os mercados impõem. 

Dessa forma, podemos dizer que além de liderar, os líderes devem assumir uma função crítica, como também garantir que todas as partes da organização estejam funcionando de forma coesa. Sem essa integração, vários problemas podem surgir e, cedo ou tarde, o fracasso da operação estará fadado a acontecer. 

O curso de Gestão para Líderes propõe disciplinas relacionadas à gestão, inovação, gestão de pessoas, planejamento estratégico, entre outras. Esses conhecimentos são essenciais já que colaboram tanto com o aluno quanto com a sociedade, sobretudo, no que tange a humanização do processo de gestão das empresas, propiciando o desenvolvimento de pessoas com habilidades de gestão, que são cruciais para vários cargos e em diferentes níveis de uma empresa. 

 

Liderança e Coaching 

Muitas pessoas ocupam cargos de liderança por terem se destacado em funções exercidas anteriormente, por exemplo. No entanto, quando são promovidas a líderes de seus setores, ou até mesmo a cargos de direção, não obtêm o mesmo sucesso por não terem a qualificação adequada para a função. Por outro lado, têm sido crescentes os resultados positivos alcançados por profissionais orientados e assistidos por um coach profissional. O curso de Liderança e Coaching vem para unir essas duas realidades e atender a essa demanda urgente do mercado. 

 

Liderança e Gestão Pública 

Na Administração Pública moderna, a liderança é um dos principais fatores de êxito. Podemos dizer que é considerada um valor no qual se apoiam, em um nível importantíssimo, o desenvolvimento, a eficácia e a própria eficiência da gestão pública. As teorias que estudam a liderança, se fundamentam nos estilos de comportamentos do líder em relação aos outros indivíduos, ou seja, na maneira como o líder orienta a conduta dos membros do grupo até o alcance dos objetivos. Nesse sentido, é válido analisar o valor da figura do líder na administração, rever suas características, desempenho e como o exercício dessa liderança contribui para o desenvolvimento de ações inovadoras na solução dos problemas.  

Compreender os desafios de liderança é a chave para implementar as mudanças transformadoras na gestão pública. O curso de pós-graduação em Liderança e Gestão Pública pretende qualificar e introduzir os alunos ao estudo teórico e prático da Administração, da Liderança e da Transformação Organizacional. 

 

Leia também: Passo a passo: saiba como liderar uma equipe 

 

Liderança, Gestão e Inovação 

Os líderes organizacionais devem responder rapidamente ao ambiente externo, em constante mudança, e desenvolver soluções inovadoras para problemas complexos. Para tanto, é preciso construir uma cultura voltada à inovação, alinhada com uma liderança eficaz. Isso é especialmente importante porque são os líderes que costumam influenciar na introdução de novas ideias e na definição de metas, são eles, ainda, quem solicitam os recursos necessários e auxiliam na aceitação da mudança. 

O curso Liderança, Gestão e Inovação foi projetado para promover o pensamento estratégico, recorrendo a ferramentas de liderança comprovadas para tornar a visão inovadora em uma realidade organizacional. Dessa forma, o curso proporciona o conhecimento e desenvolvimento das habilidades de gestão exigidas pelo mercado de trabalho, vitais para o sucesso de qualquer organização na concretização das metas e objetivos. Um líder que promove boas habilidades empresariais é capaz de impulsionar a missão e a visão da empresa, ou as metas de negócios, com menos obstáculos e objeções de fontes internas e externas. 

 

Gestão Financeira em Estratégia e Liderança 

Este curso justifica-se pela necessidade em desenvolver profissionais na gestão financeira em estratégia e liderança, considerando-as em um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. A atuação contundente na gestão financeira proporciona a melhora dos resultados apresentados pela organização e aumenta o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido das atividades operacionais. A estratégia e a liderança permitem, no ambiente corporativo, mostrar o caminho definido a seguir através de uma ação ascendente de forma positiva, influente e eficaz. Saber analisar todo o sistema de gestão empresarial, atuar com a estratégia para otimizar resultados com uma liderança capaz de transformar uma equipe em geradora de resultados se apresenta como um enorme desafio aos profissionais. 

Viu só quantas possibilidades de desenvolver o senso de liderança e as inúmeras áreas de atuação disponíveis? Se você ficou interessado e quer saber mais sobre algum dos nossos cursos, fale com nossos especialistas clicando aqui e lidere também a sua jornada acadêmica e o seu sucesso profissional. Até mais! 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *