Grupo de graduandos de beca e diploma em mãos, enfileirados e felizes no dia da colação de grau.

Saiba como diferenciar os graus do seu curso quanto a mercado de trabalho, matriz curricular, tempo de duração e área de atuação. 

Antes de escolher qual graduação seguir, é muito importante avaliar todos os detalhes, como tempo de duração, matriz curricular, área de atuação profissional, mercado de trabalho e, é claro, os graus de diferenciação. 

Uma graduação pode receber o grau de licenciado, bacharel e tecnólogo. Como o primeiro se diferencia totalmente pela atuação no magistério, vamos focar em diferenciar um bacharel de um tecnólogo, uma das principais dúvidas no momento de escolher qual curso seguir. 

 

Tempo de duração

O primeiro ponto que abordaremos já resolveria boa parte das dúvidas: o tempo de duração da graduação. 

Enquanto os cursos com grau acadêmico de bacharelado têm duração entre 3 e 5 anos, o tecnólogo varia entre 2 e 3 anos, sendo fundamental essa análise para que a graduação se adeque ao dia a dia de cada um. 

Leia também: As avaliações do MEC e o impacto na escolha da faculdade 

 

Matriz Curricular

A matriz (ou grade) curricular está intimamente ligada ao tempo de duração de cada curso. Quanto mais disciplinas obrigatórias no curso, mais longo ele é. 

Neste caso, por possuir maior tempo de duração, o bacharelado possui mais disciplinas e aborda com mais detalhes os campos teóricos. O tecnólogo tende a ser mais objetivo, com matérias mais voltadas ao mercado de trabalho. 

Leia também: Como a Uninter é vista no mercado de trabalho 

 

Área de atuação profissional

A área de atuação é outro ponto de fácil diferenciação entre os graus de graduação acadêmica e também está associado à limitação e à objetividade. 

O tecnólogo é focado em uma área específica, com foco prático e voltado para uma formação especializada, quase que respondendo diretamente à demanda do mercado de trabalho. 

O bacharelado traz mais possibilidades de contato com diversas áreas de atuação profissional, uma vez que possui um estudo mais aprofundado de disciplinas teóricas, possibilitando que o futuro profissional atue em áreas mais amplas após o término do curso.

Leia também: Profissões que mais cresceram no país possuem cursos com alta procura no mercado de trabalho 

 

Mercado de trabalho

Para finalizar e no mesmo contexto apresentado no tópico anterior, é essencial ter uma boa perspectiva do mercado de trabalho no momento de optar por um curso que torne você um bacharel ou um tecnólogo. 

O foco do tecnólogo em um conteúdo prático permite que os alunos desenvolvam uma visão empreendedora e capaz de compreender quais competências o mercado de trabalho busca nos futuros profissionais. Os cursos são ideais para quem já trabalha em uma determinada área e deseja obter uma formação de curso superior em curto tempo, bem como para quem acabou de concluir o ensino médio e deseja agilidade para ingressar na vida profissional. 

O bacharelado é mais direcionado a quem não tem tanto conhecimento sobre o mercado de trabalho e ainda está na dúvida de qual tipo de atuação profissional exercer. É ideal para quem tem maior disponibilidade de tempo e dedicação, e necessita de maior acompanhamento para maturação em sua atividade profissional. 

 

Tecnólogo ou Bacharel: você garante qualidade na Uninter!

Na Uninter, você desenvolve todas as habilidades necessárias a sua rotina. Sendo bacharel ou tecnólogo, a tradição, a qualidade e a eficiência trarão um diploma conceituado, com garantia de sucesso na área de atuação que você escolher. É hora de transformar a sua história com o poder da educação!