Subscribe Now

Trending News

Quais os tipos de pós-graduação no exterior?
Global Hub

Quais os tipos de pós-graduação no exterior?

Se você ainda não descobriu o que quer fazer depois da graduação, não entre em pânico – já que é provável que muitos dos seus colegas também não saibam buscar conhecimento, além dos anos de faculdade pode ser um desafio, além de demandar um investimento considerável de tempo e dinheiro. Para ajudá-lo a decidir sobre seu próximo movimento na área, dê uma olhada em algumas opções de pós-graduação que você pode fazer no exterior. O que te garantirá não apenas um novo diploma, mas também uma troca cultural e vivência muito enriquecedora.  

 

Postgraduate Certificate 

Assim como no Brasil, esse certificado garante a titularidade de especialista. Os programas de pós-graduação são escolhidos, geralmente, por um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, que exige um aperfeiçoamento contínuo. Além de levar menos tempo do que o mestrado, os programas de pós-graduação também são celebrados por sua flexibilidade e não obrigatoriedade de uma dissertação no final do curso. Isso os torna uma escolha viável para profissionais com vidas mais corridas. Os documentos de admissão que costumam ser solicitados são: diploma de graduação, carta motivação e certificado de proficiência no idioma do curso. 

 

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), profissionais que possuem pós-graduação recebem cerca de 66% mais do que seus colegas que possuem somente graduação 

 MBA (Master of Business Administration) 

Enquanto o postgraduate certificate  se concentra no treinamento prático para um mercado de trabalho específico, o MBA envolve um aprendizado mais teórico e generalista. A maioria dos programas são baseados em um currículo básico de disciplinas como contabilidade, ética nos negócios, economia, marketing e gestão, mas também inclui disciplinas eletivas para permitir que os alunos busquem o que mais lhes interessa. Ao final, é necessário realizar uma dissertação ou tese para garantir o certificado. O processo de admissão é bem similar ao da pós-graduação.  

 

 No Masters Degree são desenvolvidas competências investigativas, reflexivas, práticas e instrumentais. 

Masters Degree  

Similar ao mestrado no Brasil, o Masters Degree é o próximo passo natural para você que tem como objetivo seguir uma carreira acadêmica. Como aluno de mestrado, você não apenas se torna parte de uma cadeia de conhecimento de elite, mas também contribui para o conhecimento do mundo por meio de seus próprios insights e descobertas. Diferente da especialização, o mestrado oferece uma visão mais ampla de uma área de assunto e também mais opções de carreira, como ser professor ou pesquisador.  Nessa opção os documentos de admissão variam dependendo da universidade escolhida.    

 

 

Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libéria é uma das notáveis graduandas dos programas de MPA 

 

MPA (Masters of Public Administration) e MPP (Masters of Public Policy) 

Apesar de serem considerados Masters Degree, é preciso comentar sobre essas duas opções de forma separada, devido a seu objetivo. O grau de MPA serve para alunos que buscam uma carreira no serviço público ou na gestão de instituições sem fins lucrativos. Já o de MPA ajuda aqueles que querem desenvolver as habilidades e técnicas usadas por gestores para implementar políticas, projetos e programas que resolvem problemas importantes dentro de uma organização e /ou na sociedade. Ou seja, ambas são focadas em questões de terceiro setor, políticas públicas e governança.  

Após conhecer algumas das opções de pós-graduação fora do Brasil, você deve estar pensando. Quais documentos são necessários? É possível conseguir bolsa de estudo para se especializar no exterior? E, para responder todas essas dúvidas, o Global Hub, projeto do Grupo Uninter, que ajuda você a aproveitar melhor as oportunidades internacionais, preparou um texto super completo sobre o assunto. Confira clicando aqui. 

Ainda, é aluno Uninter? Viva uma experiência internacional conosco. Conheça nossos programas de internacionalização e universidades parceiras acessando: uninter.com/internacionalizacao/ 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.