Subscribe Now

Trending News

Quais características profissionais o mercado corporativo quer?
Carreira

Quais características profissionais o mercado corporativo quer?

Powered by Rock Convert

Uma carreira vitoriosa, sólida e com uma ótima remuneração. Esses são alguns predicados oferecidos pelo mercado corporativo, tão competitivo e desafiador, ao mesmo tempo que proporciona a realização de projetos inovadores e profundas transformações profissionais.

E é sobre isso que vamos falar neste post. Quais as características profissionais que o mercado corporativo atual busca? Esta não é uma resposta fácil e o nosso texto não tem a pretensão de responder todas as dúvidas existentes com relação a área, mas, ao observar tendências e movimentos de mercado, objetiva propor caminhos para ajudar você na construção de sua carreira.

O que mudou?

Primeiro é importante entender quais transformações o mercado sofreu se comparado com os tempos de nossos pais e avós. Antigamente, era normal que um funcionário permanecesse 20, 30, 40 anos em uma mesma empresa, até o momento da aposentadoria. Hoje, com o surgimento da internet e das mídias sociais, inclusive redes sociais profissionais como o LinkedIn, é cada vez mais comum que esse tempo seja reduzido e um número maior de experiências em diferentes companhias seja um requisito que empresas costumam avaliar positivamente. Mas cuidado, pois não criar estabilidade em nenhum local de trabalho pode prejudicar a sua busca por um emprego, passando a impressão de ser um profissional pouco confiável. Por isso, busque sempre o equilíbrio na hora de fazer os seus movimentos profissionais.

Tecnologia

Agora que já entendemos que houve um maior dinamismo nas relações contratuais corporativas, é importante reforçar um fator fundamental que mudou não só as empresas como também o mundo: o avanço da tecnologia. Com o surgimento do computador, celular, internet e suas redes, aumentou-se a globalização, e as empresas automatizaram muitos processos, obrigando, dessa forma, que pessoas obsoletas se atualizem, seja para exercerem uma nova função ou para não ficarem atrasadas em relação aos colegas de profissão.

Leia também: Soft Skills: as habilidades mais importantes da atualidade

Como ser um bom líder?

Colaborativo

Outra mudança bastante evidente nas empresas mais exitosas do mercado é o trabalho em equipe. A colaboração profissional e a consecução de um ambiente que aflore a criatividade de cada um, mantendo as individualidades na busca dos objetivos da companhia, é algo cada vez mais procurado por empresas corporativas. Por isso, priorize o trabalho em conjunto e cuide da postura no ambiente empresarial prezando pelo respeito, empatia e boa convivência. Tanto é uma tendência que todas as grandes empresas hoje possuem um determinado setor, denominado Compliance, que analisa, entre outras coisas, a conduta profissional de cada um, impactando a cultura da empresa.

Qualidade de Vida

Desde janeiro de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) oficializou a síndrome de Burnout como uma doença ocupacional relacionada ao trabalho.

Segundo a OMS, essa doença está relacionada ao excesso de trabalho com má administração decorrendo em alta tensão. Com isso, o indivíduo desenvolve uma exaustão física e mental, podendo levar a adoecimentos físicos, sociais, emocionais e prejuízos nos relacionamentos da vida pessoal e profissional.

A partir dessa enfermidade, empresas de todos os cantos do planeta têm atuado para criar ambientes saudáveis e que promovam boa qualidade de vida, tendo em vista que essa dinâmica aumenta a produtividade e ajuda nos resultados da companhia. Alguns países inclusive, estão reduzindo a jornada de trabalho com o objetivo de otimizar resultados, como é possível conferir aqui. Por isso, busque organizar ao máximo a sua rotina, equilibrando vida profissional e pessoal, afinal, esse é um ponto que as empresas costumam dar muita atenção.

Enfim, fique atento às novidades do mercado, invista em tecnologia, desenvolva um espírito colaborativo e de bons relacionamentos profissionais e equilibre ao máximo a vida profissional e pessoal. Obrigado por ter chegado até aqui. Se você curtiu o nosso post, não deixe de compartilhar com os amigos!

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.