Subscribe Now

Trending News

Entenda os benefícios da pós-graduação modular da Uninter
Pós Graduação

Entenda os benefícios da pós-graduação modular da Uninter

Você sabia que fazer uma pós pode ser uma ótima decisão para quem deseja ser promovido no trabalho? Nesse sentido, a pós-graduação modular da Uninter tende a ser uma excelente alternativa.

Pensando no impacto que esse tema pode ter na carreira de muitas pessoas, preparamos este conteúdo especial. Durante a leitura do texto, você entenderá quais são as vantagens atreladas a essa escolha e como esses cursos funcionam. Aproveite as informações!

Como funciona a pós-graduação modular na Uninter?

Para tratar desse assunto tão importante, conversamos com Nelson Pereira Castanheira, que é pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão na Uninter, um dos grupos educacionais que mais cresce no Brasil. Ele comenta que a pós-graduação surgiu na instituição há aproximadamente 22 anos, quando ela ainda se chamava Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão (IBTEC).

“Na pós-graduação modular, as disciplinas constituem módulos para que possamos emitir certificações intermediárias. Ou seja, se um curso tem 12 disciplinas, ele é dividido em 3 módulos com 4 disciplinas, sendo que cada módulo tem um foco específico”, explica Nelson. Dessa forma, você recebe uma certificação intermediária relativa ao módulo cursado, além do certificado de especialização, entregue quando todos são finalizados.

Trata-se, portanto, de uma alternativa bastante prática para se tornar especialista em uma determinada área do conhecimento: você define a ordem de aprendizagem e estuda a distância, com flexibilidade de horários. Dessa forma, há como conciliar os estudos com a jornada de trabalho — o que seria ótimo, não é mesmo?

Vale mencionar que cada disciplina tem 30 horas de duração, visto que um curso de pós-graduação, para ter validade reconhecida, deve ter o mínimo de 360 horas de carga horária, o que resulta em 12 disciplinas de 30 horas.

Apesar disso, nada impede o curso de ter uma carga horária maior. “Nós temos cursos de até 600 horas, com 20 disciplinas. Independentemente da quantidade, todas as disciplinas são divididas em módulos: quando o aluno conclui um deles, há como solicitar uma certificação intermediária, que pode ser decisiva em termos de carreira”, aponta Nelson.

Qual é a categoria da pós-graduação modular?

A lei máxima da educação brasileira é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que já tem mais de 20 anos. No artigo 44, ela define o que se entende como pós-graduação: um curso de aperfeiçoamento também é validado como pós. Porém, é preciso lembrar que a pós-graduação se divide em dois grandes blocos: lato sensu e stricto sensu.

A pós stricto sensu engloba cursos de doutorado e mestrado, que são voltados às carreiras acadêmicas. As de lato sensu, por sua vez, envolvem a especialização, que precisa respeitar o mínimo de 360 horas, e o aperfeiçoamento.

No Centro Universitário Uninter, o curso de especialização tem três módulos de 120 horas cada. “Nada impede um aluno de fazer apenas um módulo e ter uma pós-graduação concluída, recebendo o título de aperfeiçoamento. Ao concluir todos os módulos, confere-se o título de especialista, que é importante para receber aprovação em concursos que exigem pós”, diz Nelson.

O que é a pós-graduação flexível?

Há pouco tempo, a Uninter também lançou outro modelo de pós-graduação: a pós flex, que pode ser personalizada de acordo com seus objetivos na carreira. Imagine que você já tem uma formação em Planejamento e Gestão estratégica, mas gostaria de se aprofundar ainda mais em Gestão Estratégica de Logística ou em Marketing, por exemplo — a pós-graduação flexível é uma excelente escolha nesse caso.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

O curso flex funciona da seguinte maneira: se há um total de 12 disciplinas, 6 delas são fixas e as outras 6 podem ser escolhidas pelo aluno, que personalizará o curso e estudará somente o que é condizente com seus objetivos profissionais.

É a opção ideal para quem pretende se aprofundar em uma área — você pode pedir dispensa das disciplinas com as quais já tem afinidade e cursar apenas as que são interessantes para o desenvolvimento de sua carreira.

Segundo Nelson, “se você ainda não fez nenhum curso de pós, as disciplinas básicas serão bastante úteis, porque caracterizam o curso, ao passo que as outras são definidas conforme suas necessidades”.

Caso queira se especializar em Marketing, mas tenha bons conhecimentos de Marketing Digital, é possível focar seus estudos em outros aspectos. Portanto, o curso pode ser modular e, em alguns casos, ter esse formato flexível, com grande liberdade para montar a grade horária.

Por que fazer pós-graduação modular na Uninter?

São inúmeros os motivos para estudar na Uninter. Fazer uma pós-graduação nesses moldes proporciona a vantagem imediata de ter um aperfeiçoamento na área na qual você está trabalhando ou pretende trabalhar. Os cursos duram, em média, entre oito e nove meses, e as aulas são gravadas por professores qualificados. Lembre-se de que o trabalho de conclusão de curso (TCC) não é mais obrigatório na pós — na Uninter, você pode fazê-lo apenas se desejar.

“O mercado de trabalho atual é muito seletivo. Terminar a graduação não é mais suficiente para ingressar com êxito em determinados segmentos — a especialização e o aperfeiçoamento preenchem essa lacuna e deixam o profissional ainda mais qualificado“, contextualiza Nelson. É por isso que os cursos da Uninter são atualizados com frequência e têm materiais de apoio complementares.

É necessário destacar que o conhecimento deve estar em constante renovação por conta dos avanços tecnológicos e científicos cada vez mais acelerados. Passar por essa atualização, com o apoio de uma instituição como a Uninter, é uma forma de ficar por dentro do que o mercado requer dos profissionais.

Na Uninter, você estudará o que é preciso para evoluir na carreira. Como a estrutura das grades não tem rigidez, torna-se viável direcionar sua formação. Afinal, um curso flexível e modular contribui demais para o desenvolvimento de habilidades profissionais específicas. A Uninter oferece pós-graduação em 18 grandes áreas:

  • Teologia;
  • Educação;
  • Gestão Pública;
  • Serviço Social;
  • Segurança;
  • Relações Internacionais;
  • Ciência Política;
  • Negócios;
  • Agronegócio;
  • Engenharias;
  • Meio Ambiente;
  • Psicologia;
  • Arquitetura;
  • Esportes;
  • Neurociência;
  • Saúde;
  • Comunicação.

“Somando todas essas áreas, temos mais de 180 cursos de pós-graduação. Em breve, abriremos 45 novos cursos. Todos são modulares — alguns flex e outros tradicionais”, comenta Nelson.

Enfim, a pós-graduação modular da Uninter — o primeiro centro universitário a obter a nota máxima do MEC na modalidade à distância — é uma excelente forma de se desenvolver profissionalmente.

Se você gostou do conteúdo, não perca tempo e se inscreva em um curso desse agora mesmo!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *