Subscribe Now

Trending News

Pós-graduação em gestão pública: conheça os cursos na área
Pós Graduação

Pós-graduação em gestão pública: conheça os cursos na área

Uma pós-graduação em gestão pública serve apenas para aqueles que trabalham diretamente na administração das esferas governamentais, certo? Errado! As especializações nessa área são muito importantes para os que já atuam no Estado, como comissionados ou mesmo concursados, mas vai bem além!

Se você deseja trabalhar em movimentos sociais ou em empresas que prestam serviços ao Estado — fazendo prestação de contas, por exemplo —, uma pós nessa área é importantíssima para se diferenciar no mercado.

Ela também é uma ótima opção para aqueles que sonham com uma carreira política. “O grande desafio é a questão da capacitação e da eficiência. Percebemos que os profissionais que trabalham nessas esferas não possuem capacitação”, relata Romulo Quenehen, coordenador de pós-graduação em Gestão Pública, Segurança Pública, Relações Internacionais e Ciência Política da Uninter.

Além disso, são cursos essenciais para a inovação e desburocratização do setor, o que pode ser muito útil para você se diferenciar. Ficou interessado? Então, continue conosco e saiba mais sobre os cursos nessa área!

Quais são as opções de cursos de pós-graduação nessa área?

Primeiramente, é preciso entender em qual esfera você pretende trabalhar: federal, municipal, em movimentos sociais ou mesmo no setor privado. A partir disso, fica mais simples entender qual o curso ideal, como veremos na sequência!

Liderança em Gestão Pública

Saber liderar não é algo que nasce conosco. Pelo contrário: é possível aprender e desenvolver características para ser um líder com visão estratégica e trazer mais eficiência à gestão pública.

Essa pós-graduação gira em torno de alguns eixos principais, como gestão e inovação na esfera pública, além de ter foco eleitoral e de liderança, como o nome já diz. Assim, as disciplinas abordam áreas bem variadas. “Tentamos, como base, mostrar que é preciso também ser um bom gestor — o que é indispensável para se fortalecer como um bom líder — e dar conhecimento para mudar a realidade que estamos vivendo”, conta Romulo.

Para tanto, a grade curricular conta com disciplinas bem específicas, focadas em temas atuais e pertinentes, como:

·        Empreendedorismo e Capacidade Inovadora no Setor Público;

·        Políticas Anticorrupção;

·        Neuroliderança e Neurocoaching;

·        Gestão de Pessoas — Transformação Organizacional;

·        Ética e Liderança Política.

Inovação em Gestão Pública

Quantas vezes você não se perguntou até quando alguns processos burocráticos vão existir, atrasando as chances de desenvolvimento? “O Estado é o grande propulsor da sociedade e da economia. Quando falamos em desenvolvimento, é importante que os governos estejam aptos a permitir que o ambiente se transforme harmoniosamente a favor da inovação”, orienta Romulo Quenehen.

O curso de Inovação em Gestão Pública está voltado para as áreas de transformação organizacional, além de inovação e gestão, como o nome já diz. O objetivo da especialização é trazer ferramentas para aqueles que trabalham junto ao Estado para apontar como usar a inovação para melhorar processos e atingir os objetivos básicos da Constituição.

A grade curricular conta com:

·        Inovação Aberta e Redes Colaborativas para Inovação;

·        Gestão da Mudança e Transformação Organizacional;

·        Inovação e Sustentabilidade Econômica e Social;

·        Criatividade e Gestão de Ideias para Inovação;

·        Inovação Aberta e Redes Colaborativas para Inovação.

Administração Pública Municipal e Desenvolvimento Local

A gestão municipal, visando o desenvolvimento, é bastante específica. Em um município, há dois lados da moeda — o rural e o urbano —, e ambos têm suas necessidades para crescerem. Por isso, a especialização precisa ser mais característica.

O coordenador do Centro Universitário Internacional Uninter dá um exemplo interessante: “aquela cidade conhecida pelo pão de queijo e vinho, por exemplo, por que não criar um roteiro turístico que desenvolva o local? Nosso objetivo é mostrar aos administradores como incitar esse desenvolvimento”.

Dessa maneira, fazem parte da grade as seguintes matérias:

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

·        Empreendimentos Econômicos Solidários;

·        Fomento e Desenvolvimento Local;

·        Elaboração e Implementação do Plano Municipal de Defesa Social;

·        Orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal;

·        Cultura, Identidade e Desenvolvimento Local.

Compliance e Relações Governamentais

Falta de transparência e corrupção são temas muito falados no setor público, e o compliance ou seja, o ato de dar conformidade à gestão — nunca foi tão urgente nesse setor.

Assim, essa pós-graduação orienta a tratar a ética nas instituições, passando por três pilares: sistemas de controle (focando em situações ilícitas), relações governamentais e compliance.

Para tanto, conheça algumas das matérias tratadas ao longo da pós:

·        Políticas Anticorrupção;

·        Governança e Compliance;

·        Instrumentos de Transparência Pública;

·        Grupos de Interesses, de Pressão e Lobbying;

·        Governança e Compliance.

Para os quatro cursos, há a possibilidade de optar pela versão de 360 horas, com o título de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu, ou 480 horas, que é o MBA Especialização Lato Sensu, com mais disciplinas na grade.

Quem pode fazer as especializações em gestão pública?

De acordo com Romulo, o público é amplo: “existem vários perfis em uma organização, então, se você pretende se tornar uma liderança, é necessário ter os conhecimentos dados pela especialização”. Assim, o curso é indicado para pessoas que:

·        pretendem se tornar uma liderança política;

·        já atuam na área pública, seja como políticos, comissionados ou concursados;

·        estejam trabalhando em uma organização que lida com o Estado;

·        lidem com licitações e precisem fazer prestação de contas;

·        fazem parte de movimentos sociais e querem exercer um papel de destaque.

Vale lembrar que, em uma organização privada, a liderança objetiva o lucro. Já na esfera pública, esse conceito muda: falamos em transformação organizacional, com o objetivo de aperfeiçoar os processos e trazer eficiência para que o Estado tenha mais qualidade e responsabilidade na prestação de serviços.

Se você pretende atuar na esfera pública, seja direta ou indiretamente, optar por uma especialização torna você mais competente para o cargo. “O mercado está em ascensão. Os cursos também tratam das áreas de licitação e prestação de contas, assim, qualquer um que lide com isso precisa desses conhecimentos”, aponta Romulo Quenehen.

“As pessoas questionam o Brasil em termos de ineficiência na gestão. Ainda estamos evoluindo nesse sentido. Portanto, quem quer trabalhar na área precisa de uma pós-graduação em gestão pública”, aconselha o coordenador.

Se você se interessou e quer se especializar nessa área do conhecimento, aproveite para entrar em contato com a Uninter, que oferece cursos com a grade atualizadíssima!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *