Saiba como descrever seus pontos fortes para o recrutador.

Subscribe Now

Trending News

Saiba como descrever seus pontos fortes para o recrutador
Carreira, Geral

Saiba como descrever seus pontos fortes para o recrutador

A entrevista de emprego é a fase decisiva em todo processo seletivo. Veja como não parecer arrogante ao falar sobre suas qualidades. 

Quem está terminando a graduação e já vem participando de processos seletivos sabe que o desempenho na entrevista de emprego é fator decisivo para a contratação. Depois de passar por todas as etapas anteriores, como análise de currículo, dinâmicas e testes práticos, esse encontro com o gestor da área e os recrutadores da empresa é o momento em que você precisa “vender o seu peixe”.  

O candidato que está em busca de uma nova colocação, ou mesmo recolocação, precisa ser assertivo para convencer o entrevistador a contratá-lo. Caso contrário, qualquer deslize nessa fase pode arruinar sua chance de fazer parte de uma grande empresa, o que, consequentemente, poderá afetar seu futuro profissional. Afinal, quando você encontra aquela vaga dos sonhos, é bom abraçar a oportunidade e não largar mais! 

E pode esperar que uma das perguntas com a qual você vai se deparar, em qualquer sabatina com o gestor, é esta aqui: “Me conte sobre seus pontos fortes!”. 

 

E agora? Como falar de pontos fortes? 

Essa pergunta ainda pega muita gente desprevenida, mesmo quem já tem experiência em entrevistas de emprego. Falar sobre nossas características positivas pode parecer uma tarefa fácil, mas não é bem assim que funciona na prática.  

Na conversa com o recrutador, não basta apenas dizer tudo o que você sabe fazer, ou todos os cursos que já fez. É preciso saber COMO expressar suas competências e habilidades para não parecer arrogante. E lembre-se: “salto alto” é um ponto negativo que nenhum empregador tolera.  

Se você acha que já passou por uma situação semelhante, confira sugestões e saiba como responder quais são seus pontos fortes. Assim, você não insistirá no erro e conquistará a simpatia do seu futuro chefe na hora da entrevista de emprego.  

Leia também: 

Sinais de que sua entrevista de emprego foi um sucesso  

 

1) Conheça-te a ti mesmo  

Esse aforismo é um dos mais famosos da história da humanidade e teria sido atribuído ao filósofo Sócrates, mas ninguém tem muita certeza disso, já que a frase é de antes de Cristo e aparece inscrita no famoso Oráculo de Delfos. Fato é que esse pensamento se tornou sinônimo da busca por autoconhecimento.  

“Conhecer-se” é o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência, mais autêntica e feliz. Portanto, antes de participar de uma entrevista de emprego, procure conversar com “seus botões”!  

O autoconhecimento é a melhor estratégia que você pode adotar. O ideal, é claro, seria que você tivesse um coach para chamar de seu, mas nem todos podem bancar um auxílio profissional, principalmente, quem está desempregado. Dessa forma, é possível manter o hábito de exercitar a autorreflexão. Veja como você se sai ao responder estas questões: 

– Consigo admitir meus erros?  

– Escuto as pessoas ao meu redor? 

– Respeito opiniões e sugestões?  

– Sou aberto a críticas?   

Perceba também que o autoconhecimento é importantíssimo para o desenvolvimento da sua inteligência emocional.  

 

2) Vire esse nariz empinado pra lá 

Para ter sucesso na entrevista, não há segredo: humildade é a chave que você precisa para entrar pela porta da frente da empresa. Depois de fazer sua autorreflexão, é preciso saber como expor suas qualidades ao recrutador. Para isso, você deve mostrar confiança na hora de responder sobre seus pontos fortes. Só não abuse dela, porque pode soar arrogante.  

Quanto mais espontâneo e transparente você for durante sua apresentação pessoal, menos esnobe vai parecer. Por isso, fique atento à sua linguagem. Tente evitar clichês e respostas prontas. Aqui você pode ler algumas frases que devem ser evitadas durante a entrevista.  

Ah! Outro ponto importante é a sua argumentação. Quanto mais bem fundamentada for sua resposta, mais chances você tem de passar nessa etapa. Saber expressar os pontos positivos mostra que você entende suas habilidades e virtudes. 

 

3) Desça do pedestal 

É só mostrar tudo o que eu sei? De jeito nenhum! Quem aí suporta ficar ao lado de alguém egocêntrico? Ou seja, que se acha o rei do pedaço. Difícil, né? Aquela pessoa que sempre sabe tudo, que tem complexo de Google, acaba afastando muita gente ao redor, até amigos. No ambiente de trabalho, funciona do mesmo jeito.  

Não importa o nível hierárquico ao qual você está concorrendo, mostrar que sabe tudo sempre será um ponto negativo durante o processo seletivo. Além de demonstrar que o candidato se acha superior e bom demais para a vaga, esse traço de personalidade pode até mascarar insegurança. E os gestores sabem identificar isso rapidinho.   

 

4) Pontos fracos também importam  

É claro que ninguém quer saber dos defeitos quando vai comprar alguma coisa, certo? Mas você deve saber que, a partir dos erros, somos capazes de evoluir enquanto pessoas e nos aprimorar profissionalmente.  

Com entrevista de emprego é a mesma coisa. Esquecer os erros pode não ser uma boa tática. Uma sugestão é dar exemplos de situações que você já tenha vivenciado: “Já fui muito perfeccionista, mas hoje entendo que esse comportamento era prejudicial, pois não admitia erros”. Afinal, somos frutos dos nossos erros e acertos! 

 

5) Não fale mal de seus trabalhos anteriores 

Essa é uma regra que deve ser seguida à risca. Basta fazer uma pesquisa em sites de recrutamento que você vai se deparar com esse mandamento: “não fale mal de seus trabalhos anteriores”.  

Fazer comentários negativos a respeito de antigos gestores e ex-colegas de trabalho também é um indício de que você subiu no salto e não conseguiu descer. Se você foi chamado para uma entrevista, já atravessou metade do caminho. Portanto não comprometa o restante da travessia! 

Aliás, nos processos de seleção, as empresas estão valorizando cada vez mais as atividades comportamentais, chamadas soft skills, como empatia e relacionamento interpessoal. Quer aprimorá-las? Nesse link, você encontra um curso do LinkedIn sobre como se comunicar com confiança.  

Leia também:
Você sabia que desenvolver Soft Skills pode garantir seu emprego? 

 

6) Valorize o trabalho em equipe 

Esse é um ponto contraditório entre os especialistas. Para uns, usar o “nós” durante a entrevista de emprego e recorrer constantemente ao trabalho em equipe, realizado nos empregos anteriores, pode desmerecer suas experiências e qualificações. Por outro lado, usar o “eu” dá a ideia de que você se coloca no centro das atenções, o que soa arrogante.  

Então o ideal é o meio-termo: identifique quais resultados você alcançou, porém não desmereça as conquistas obtidas em equipe. Afinal, a gente sabe que nas empresas não se faz nada sozinho. 

 

7) Observe sua linguagem corporal  

Não adianta ter um CV top, todo formatadinho no Canva, se você mantém uma postura inadequada durante a entrevista. Pois nosso corpo reflete a nossa personalidade.  

Veja alguns truques para você não parecer esnobe e transmitir uma impressão adequada: 

– Pode sorrir! Um sorriso leve no rosto ajuda a criar vínculo e passar a sensação de empatia.  

–  Cuidado com a postura! Nem curvado, nem com a coluna ereta. Relaxe que você se sairá bem! 

– Não cruze os braços! Isso pode causar má impressão. Deixe as mãos relaxadas no colo e faça gestos sutis.  

– Olhe no olho do recrutador. Mesmo que sua entrevista seja virtual, olhar nos olhos das pessoas transmite segurança. Já levantar as sobrancelhas pode sinalizar arrogância ou orgulho.  

Gostou das sugestões? Agora vale treinar na frente da câmera do celular, do notebook ou até do espelho. Caso você ainda não esteja seguro o suficiente, tente simular uma entrevista de emprego com um amigo. Que tal? 

 

Depois, compartilhe conosco como você se saiu durante a entrevista! Até a próxima! 

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Jaqueline Bezerra Landim

    Amei as dicas nem tanto nem tão pouco meio termo para que possamos nos sair bem e muita. humildade

    1. Uninter
      Uninter

      Isso mesmo, Jaqueline!

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

A entrevista de emprego é a fase decisiva em todo processo seletivo. Veja como não parecer arrogante ao falar sobre suas qualidades. Confira no blog!