Subscribe Now

Trending News

Como a plataforma de ensino Uninter usa a tecnologia na modalidade EAD
EAD

Como a plataforma de ensino Uninter usa a tecnologia na modalidade EAD

Você provavelmente já ouviu falar no ensino a distância (EAD). Nesse contexto, a plataforma de ensino da Uninter, o Univirtus, é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma importante aliada do aprendizado.

Afinal, como esse ambiente virtual de ensino dá suporte aos alunos da instituição? Quais são as principais vantagens e diferenciais oferecidos? De que formas os recursos e as ferramentas tecnológicas são utilizadas para auxiliar na formação? Leia o texto até o fim para saber mais sobre essa plataforma!

Como funciona a plataforma de ensino Uninter?

Para responder a essa e outras perguntas, conversamos com Benhur Gaio, que é reitor do Centro Universitário Internacional Uninter. De acordo com ele, a instituição fez uma profunda análise de todas as opções disponíveis no mercado quando percebeu a necessidade de substituir a plataforma anterior. “Isso aconteceu entre 2012 e 2013: chegamos à conclusão de que era fundamental contar com uma ferramenta específica e focada, porque o nosso modelo era diferente dos demais”, diz.

Para atingir esse objetivo, a Uninter contratou uma equipe qualificada. Os programadores atuaram em conjunto com profissionais da área acadêmica para a desenvolver uma solução compatível com a proposta de ensino adotada. Assim, quando um aluno acessa a plataforma, ele tem uma visão centralizada das principais informações relativas à vida acadêmica — o design é leve, objetivo e funcional.

Por meio do recurso, são oferecidas boas instruções para conciliar teoria e prática no EAD, o que é extremamente proveitoso para pessoas que passaram um tempo sem estudar ou que já estão há bastante tempo no mercado de trabalho. “Oferecemos um tutorial completo que permite saber como localizar as disciplinas e visualizar os roteiros de estudo”, comenta o reitor.

Com esses apontamentos em mãos, você saberá tudo o que precisa ser feito em determinada semana. Na maioria das vezes, a aula tem conteúdo suficiente para uma semana de estudo, com exercícios, leituras, atividades pedagógicas online e questionários sobre a disciplina em questão. Depois dessas etapas, é preciso fazer a avaliação final, que é presencial e deve ser feita em um dos polos de apoio presenciais da instituição.

Como essa plataforma dá suporte ao aluno?

“Por meio da ferramenta, os alunos têm a possibilidade de tirar quaisquer dúvidas: basta inserir as perguntas e os tutores as respondem em até 24 horas — trata-se de algo essencial para o processo de aprendizagem”, explica Benhur.

Você também encontrará facilmente uma área de atendimento ao aluno, que conta com uma equipe para esclarecer, em tempo real, dúvidas não relacionadas ao conteúdo — como o acesso e o uso da plataforma. Outros recursos fundamentais nesse sentido são:

  • calendário com todas as ações para fazer durante o ano;
  • índices de desempenho em cada uma das disciplinas;
  • serviços financeiros;
  • secretaria on-line;
  • emissão da declaração de matrícula, entre outros.

Também há partes voltadas a aspectos recorrentes da vida acadêmica, como estágios e bibliotecas. Ou seja, em um único ambiente, é possível acessar tudo o que é primordial para a trajetória universitária — dos conteúdos ao dia a dia na instituição, para que não seja necessário se dirigir até a instituição a fim de resolver questões pontuais.

200826_Prêmio-Reclame-Aqui_banner-Blog_Votação-Aberta-01 (2)Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Logo na primeira página que aparece após o login, é possível inserir o nome e colocar uma foto, por exemplo. “Nossos cursos são repletos de aulas interativas, transmitidas ao vivo. Antes de o evento começar, você receberá um aviso, por SMS ou por e-mail, para entrar no Univirtus, assistir à aula e interagir”, destaca o reitor.

Vale ressaltar que a versão para celulares da plataforma de ensino da Uninter é completa — você pode baixar as aulas e escutá-las quando achar melhor. É uma ótima forma de memorizar um conteúdo enquanto você se locomove de casa para o trabalho, concorda? Tais mecanismos são diferenciais relevantes para a aprendizagem.

Quais são os diferenciais da plataforma de ensino da Uninter?

Todos os conteúdos da Uninter são hospedados na nuvem, o que evita uma série de complicações e traz facilidades para os alunos. “Temos alunos que estudam o tempo todo e também há aqueles que deixam para estudar na última hora — nosso pessoal de TI monitora a demanda para observar as condições e acionar mais servidores quando necessário”, relata Benhur. Ou seja, o acesso às aulas sempre é viável.

Como o ensino a distância está bastante atrelado à motivação, um vídeo que demora demais para carregar ou apresenta problemas com a conexão pode causar desânimo imediato, não é mesmo? A Uninter preza por prestar um apoio completo em termos acadêmicos, tecnológicos e de suporte.

“Estamos em todo o país. Em muitas regiões onde a conexão com a internet é de baixa qualidade, disponibilizamos os conteúdos sob diferentes formatos, como livros didáticos, CDs, pen drives e outros materiais impressos. Em situações desse tipo, o polo de apoio presencial tem uma metodologia personalizada de distribuição“, explica o reitor.

Por que escolher a Uninter?

Como mostramos ao longo do texto, existem vários motivos para estudar na Uninter, visto que os projetos pedagógicos seguem a legislação criada pelas diretrizes curriculares nacionais. Além dos kits práticos distribuídos em algumas graduações, todos os cursos oferecidos pela instituição são voltados ao exercício prático e ao desenvolvimento de competências profissionais.

Segundo o reitor, “o Ministério da Educação vem desenvolvendo um processo avaliativo muito forte nas instituições, tanto na parte institucional quanto na dos cursos. No último IGC divulgado, que é o Índice Geral de Cursos, chegamos a uma nota bem alta para educação a distância”.

Além disso, a Uninter participa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), por entender que as áreas de Recursos Humanos estão reconhecendo os profissionais oriundos dos cursos a distância — essas pessoas têm qualificações que aquelas que fizeram cursos presenciais nem sempre possuem, como a autonomia, a capacidade de autogestão e de organização. Nesse sentido, a empregabilidade desponta como um fator a ser considerado.

Como vimos, a plataforma de ensino da Uninter e a qualidade que a instituição oferece por meio de seus materiais são diferenciais relevantes. Se você deseja ter destaque em sua carreira e quer evoluir profissionalmente, não deixe de cogitar essa opção.

E aí, gostou do texto? Faça a sua inscrição na Uninter agora mesmo e comece a aproveitar essas vantagens!

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *