Para evitar mais transmissões e conter a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a principal estratégia adotada por autoridades do mundo todo é o isolamento social. Com mais pessoas em casa, a internet se tornou não só o principal meio para consumir notícias, mas também passou a ser uma verdadeira válvula de escape da quarentena para várias pessoas.
E prova disso é o estudo realizado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/DAPP), que analisou o comportamento dos brasileiros nas redes sociais em relação à nova doença e constatou que as várias horas de ócio, somadas à criatividade e a facilidade de interação on-line, rendem muito mais que as notícias sobre a pandemia.
O que diz o estudo
De acordo com a pesquisa, em todo o mundo, 3,3 milhões de menções ao coronavírus foram feitas no Twitter. No Brasil, houve um aumento de citações a partir do dia 26 de fevereiro, quando o primeiro caso foi confirmado no país.
Apesar da grande disseminação do assunto, um dado chamou a atenção dos pesquisadores: 34% das menções eram imagens consideradas engraçadas pelos internautas, conhecidas como ‘memes’. O número ultrapassou os tuites de notícias, que somavam 17%.
Leia também:
De acordo com a professora do curso de Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter, Maria Carolina Avis, o conteúdo, considerado divertido, pode ajudar quem está de quarentena. ‘‘Como as pessoas precisam ficar em isolamento social, naturalmente passam mais tempo na internet e nas redes sociais, o que faz com que o consumo de conteúdo aumente, principalmente esses mais informais e divertidos, já que buscamos consumir conteúdos leves para passar o tempo’’, diz.
Além disso, de acordo com a especialista, é possível trazer conhecimento por meio dessa ferramenta. ‘‘Embora os memes sejam uma forma divertida e informal de conteúdo, eles podem, sim, servir para educar e disseminar informações de qualidade como dar dicas e deixar mensagens positivas de forma descontraída’’.
Para a professora, o momento é delicado e as pessoas podem se sentir ansiosas com situações como a que o mundo vem enfrentando nas últimas semanas.
Informação nunca é demais
De fato, os memes são uma boa forma de encarar o isolamento social com mais leveza e diversão, porém, vale reforçar: nenhum conteúdo engraçado substitui o caráter informacional que possui uma notícia divulgada por veículos jornalísticos.
Principalmente em um momento em que tudo muda muito rápido, busque por informações sobre o coronavírus no Brasil e no mundo em canais de credibilidade, que possuem o compromisso de informar.
E, claro: desconfie dos conteúdos recebidos por aplicativos de mensagem e, na dúvida, não compartilhe. Por mais que a imagem ou informação tenha um texto atrativo e especulativo, procure por evidências e não caia em fake news. Afinal, em um momento como este, o compromisso com os fatos é essencial.
Coronavírus no Brasil já rendeu uma chuva de memes
Pronto, já que o recado foi dado, compilamos aqui alguns desses memes que cairam no gosto da galera e que já foram compartilhados milhares de vezes. Alguns deles, talvez, você já deve ter visto por aí.
8º dia de quarentena pic.twitter.com/HHXrdTlCuv
— videos para salvar a sua quarentena (@savequarentena) March 26, 2020
#DepoisDaQuarentenaEu vendo gente novamente pic.twitter.com/XwYsfZGDsw
— Puro estress (@_Ata_Ana) March 26, 2020
https://twitter.com/Dann_gsg/status/1243180597079674880
Eu na fila do mercado com medo de pegar coronavírus pic.twitter.com/GWVUwMCdhu
— RS MEMES (@RSMEMES1) March 24, 2020
nessa quarentena eu já
dia 7: quarentena
querido diário hoje eu lavei e tingi um caroço de manga pic.twitter.com/Pxif3kr56h
— Memes Corona vaaaairus 😁 (@memescoronas) March 23, 2020
A cura pro coronavírus é o meme. pic.twitter.com/saz9cfknuc
— Thiago Mavá (@thiagomava) March 22, 2020
Esses dois memes nunca fizeram tanto sentido como ano nesse surto de #coronavirus. pic.twitter.com/t2odqXZzcA
— Sou Beija-Flor na alegria ou na dor… (@KTWanderlust) March 20, 2020
Pra quem está em isolamento social, a criatividade acaba sendo a melhor saída para preservar a saúde mental. Aproveite e deixe a sua opinião nos comentários sobre o assunto!
Posts relacionados
9 Comentários
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
frequência, para mais artigos como estes. Obrigado. 🙂
Oi, Angélica! Agradecemos seu feedback. É muito bom ter sua visita. 😃
Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
frequência, para mais artigos como estes. Obrigado. 🙂
Oi, tudo bem? Agradecemos seu feedback. Acompanhe sempre nossas novidades. 😉
Artigo muito bom, obrigado por postá-lo. Vou até voltar ao
seu site com mais frequência. 🙂
Oi, tudo bem? Agradecemos seu feedback. Continue acompanhando nossas dicas. 😉
Oi, tudo bem? Agradecemos seu feedback. Acompanhe sempre nossas novidades. 😉
Adorei! Tratou os assuntos com bastante coerência e
clareza!
Oi, Diogo! Ficamos felizes com sua visita. Fique ligado em nossas próximas dicas. 🙂