Subscribe Now

Trending News

Os desafios da Pedagogia diante das novas tecnologias
Graduação

Os desafios da Pedagogia diante das novas tecnologias

A internet transformou o processo ensino-aprendizagem, ampliando as possibilidades de atuação do pedagogo. Confira aqui algumas opções!

Gravar videoaulas, participar de lives, aplicar metodologias ativas em sala de aula! Ser educador nos dias de hoje é um grande desafio, não é mesmo? E isso acontece por conta da sociedade tecnológica e da chamada educação 4.0, que democratizou o acesso à informação e transformou o processo ensino-aprendizagem, exigindo que o profissional de pedagogia esteja cada vez mais atualizado para se manter no mercado de trabalho.

Hoje, o professor é considerado um mentor para os estudantes, e não mais o centro das atenções, sendo que o aluno tem mais autonomia e assume o papel de protagonismo nesse sistema. E isso vem de encontro à chamada “educação bancária”, termo freiriano que traduz a educação tradicional baseada no conceito de que o professor é o detentor e transmissor do conhecimento e o aluno mero receptor desse conteúdo, sendo, de certa forma, obrigado a obedecer a essa hierarquia.

Lembra da clássica canção da banda Pink Floyd, Another Brick in the Wall, lançada em 1979? Pois ela aborda justamente essa relação autoritária entre aluno-professor. Veja só no clipe:

E essa relação vem progredindo com o passar do tempo, sendo assim, hoje os holofotes são direcionados sobretudo ao aluno, considerado o centro do aprendizado. Por isso, o ato de memorizar o conteúdo abre espaço para compreender como tudo funciona, levando em conta o contexto em que o estudante está inserido.

Mesmo porque o volume de informação hoje é muito maior! Pare um pouco pra pensar como era o ensino na época dos seus pais? Mudou bastante, hein?

A troca de ideias em sala de aula é muito mais dinâmica e produtiva. Por isso, os professores precisam estar preparados e antenados para discutir os mais diversos assuntos, sempre visando estimular o espírito crítico dos alunos.

Em virtude disso, os cursos de Pedagogia tiveram de se adaptar a esse novo cenário, sendo que boa parte deles é ofertada a distância, como a Licenciatura em Pedagogia da Uninter, capaz de proporcionar qualidade de ensino com as competências e habilidades necessárias para que o profissional se destaque no mercado de trabalho, atuando na educação formal e não formal.

Afinal, a Uninter acredita que a educação tem o poder de transformar vidas, democratizando o acesso ao ensino na modalidade a distância.

Quem faz Pedagogia pode trabalhar em quê?

“Ensinar também é aprender”, como disse Paulo Freire, um dos educadores mais respeitados no mundo e que, em 1986, recebeu da Unesco o prêmio da Educação para a Paz. E sabe o que isso significa? Que ninguém nasce professor ou marcado para ser professor, certo?

Leia também:

Como é o mercado de trabalho em Pedagogia? Veja as opções

Portanto, o educador está sempre em constante aprendizado e sua formação se dá na prática permanente, principalmente no que se refere às habilidades para usar as novas ferramentas tecnológicas em sala de aula, fruto da tecnologia da informação e comunicação (TIC).

E se existe uma profissão fundamental para a evolução da nossa sociedade, é o pedagogo, afinal, o acesso à educação é um direito fundamental, garantido constitucionalmente a todos os cidadãos. Por isso, essa profissão tem alta taxa de empregabilidade no Brasil. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 94% dos pedagogos brasileiros estão contratados.

Para além da sala de aula, quem se forma em Pedagogia pode atuar em diversas áreas. Veja só:

1) Gestão: coordenando e dirigindo o trabalho pedagógico de instituições de ensino, ONGs, empresas e hospitais.

2) Edição: criando e editando material didático, videoaulas, etc.

3) Educação especial: lecionando para alunos com necessidades especiais, bem como criando materiais e projetos para esse público, conforme a Lei n.º 13.146, de julho de 2015, que instituiu a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar tradicional.

4) Orientação educacional: auxiliando professores na compreensão e resolução de problemas ligados a comportamentos dos alunos.

5) Pedagogia empresarial: auxiliando no planejamento de projetos, desenvolvendo capacitação e treinamento, com foco em solucionar problemas e aumentar a produtividade.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

6) Pedagogia hospitalar: auxiliando crianças internadas em hospitais, acompanhando e adaptando o método de ensino à sua condição durante o tratamento.

7) Desenvolvimento de tecnologias: avaliando se jogos educativos e plataformas de ensino do ambiente virtual foram produzidos conforme critérios para cada faixa etária.

8) Pesquisa científica: continuando seus estudos acadêmicos na área da educação, realizando especialização, mestrado e doutorado.

Leia também:

Por que fazer a sua graduação na Uninter?

Onde estudar Pedagogia?

Essa pergunta é fácil de responder. Na Uninter, é claro! Em quatro anos, você realiza sua graduação na modalidade a distância, e o seu diploma terá o mesmo peso e reconhecimento de um curso presencial. E só na Uninter, você:

– aprende no melhor e mais intuitivo ambiente virtual;

– tem professores comprometidos de verdade com o seu sucesso;

– tem acesso à nossa biblioteca virtual com um grande acervo de livros;

– ganha um curso de inglês on-line.

Quer fazer a diferença na vida de seus alunos? Então, confira essa listinha que preparamos com filmes clássicos que trazem personagens inspiradoras. Confira:

1) Ao mestre com carinho (1967): depois de perder o emprego, o engenheiro Mark Thackeray (Sidney Poitier) resolve dar aulas numa escola barra-pesada de um bairro operário de Londres. Seus alunos aos poucos vão abandonando o comportamento hostil e se afeiçoando ao professor.

2) Sociedade dos Poetas Mortos (1989): o professor de literatura John Keating (Robin Williams) desafia o método tradicional da escola preparatória Welton Academy, estimulando seus alunos a perseguirem seus interesses e vocações.

 

3) Preciosa — uma história de esperança (2009): a adolescente Claireece Preciosa Jones (Gabourey Sidibe) é uma jovem que sofre todo o tipo de preconceito e vive num ambiente violento e privado de uma série de direitos. Até que uma professora entra em sua vida para mudar essa realidade.

4) No ritmo do coração — CODA (2021): vencedor do Oscar 2022, conta a história de Ruby (Emilia Jones) que é a única pessoa ouvinte da sua família de deficientes auditivos e se vê dividida entre cuidar da família e seguir sua paixão pela música. Quando um professor de música entra em cena, tudo se transforma.

Gostou das dicas? Conte aqui embaixo que professor(a) mudou a sua vida!

Se você curtiu o post, não se esqueça de compartilhar.

Até a próxima!

Com informações dos sites Porvir, Guia da Semana, Carta Educação e Omelete.

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.