Subscribe Now

Trending News

5 dicas de como organizar rotina para ter tempo para estudos
Construindo o amanhã

5 dicas de como organizar rotina para ter tempo para estudos

É fato que a atualidade demanda cada vez mais das pessoas. Com tantos compromissos diários, muitas vezes, 24 horas parecem não ser suficientes para nos dedicarmos a todas essas atividades. Conciliar trabalho e estudo, por exemplo, pode até parecer uma tarefa difícil em um primeiro momento. No entanto, ao organizar a rotina, é mais que possível equilibrar esses dois aspectos e obter um bom desempenho em ambos.

E você, já sabe de quais maneiras de se organizar para ter mais tempo para os estudos? É justamente sobre isso que falaremos neste post. Continue conosco e confira as dicas que separamos!

1. Use uma agenda para se organizar

Não subestime o poder da boa e velha agenda para organizar a rotina. Utilizar uma é fundamental para que você consiga controlar seus horários e compromissos diários com mais facilidade. O melhor de tudo é que, nos dias de hoje, não é preciso ficar preso apenas à agenda de papel, caso sinta dificuldades. Nos dias de hoje, como veremos ao longo do post, é possível escolher aquela que for mais conveniente.

Outra ferramenta de organização bastante utilizada e que, inclusive, está em alta, é o planner. A diferença entre ele e a agenda é que, no planner, você não registra apenas compromissos e lembretes, mas sim metas e objetivos, organizando a sua rotina de forma produtiva.

2. Conte com a ajuda de aplicativos

Diversos aplicativos têm a função de organizadores de rotina. Eles permitem que você se planeje e seja mais produtivo, tendo mais tempo para estudar. Abaixo, separamos alguns dos mais utilizados:

Google Agenda

Já comentamos sobre a importância da agenda no tópico anterior, certo? É justamente por esse motivo que o Google Agenda é uma alternativa interessante. Versátil e funcional, ele permite a organização do seu dia a dia e a criação de vários lembretes diferentes — e todos os compromissos são lembrados por pop-ups ou avisos, com a periodicidade definida pelo usuário.

Agora, você provavelmente deve estar se perguntando se precisaria ficar todo o tempo online para acompanhar a sua agenda no aplicativo. Saiba que outra facilidade da ferramenta é justamente poder ser utilizada no modo offline, inclusive para responder convites.

Todoist

Todoist é uma plataforma customizável e bastante fácil de usar. Ela funciona tanto em dispositivos móveis — para quem prefere organizar a rotina na palma da mão, via smartphone — quanto no computador. O aplicativo oferece várias funcionalidades que visam o aumento da produtividade nas tarefas diárias, com o diferencial de aplicar uma dose de gamificação.

Em outras palavras, o Todoist transforma a lista de tarefas em uma espécie de jogo, no qual você precisa cumprir com todas as atividades registradas para vencer. Um incentivo e tanto para seguir o seu cronograma de estudos, não é mesmo!? Além disso, é possível acompanhar o próprio andamento por meio de gráficos que ilustram o seu ritmo de trabalho.

Wunderlist

Assim como o Todoist, o Wunderlist é um gerenciador de tarefas que ajuda o usuário a colocar a sua rotina toda em dia, organizando as suas atividades de forma inteligente e simplificada. Assim, você não perde tempo (que pode ser empregado aos estudos) para tentar entender como o aplicativo funciona.

A ferramenta permite que você separe as tarefas por grupo, sem limite de listas. Já a interface do sistema é bem moderna, e o usuário consegue mudar a imagem de fundo do programa, além de adicionar fotos, links e notas para lembrá-lo dos seus compromissos.

Evernote

O Evernote é um app de anotações bastante popular, que serve também para ajudar na organização da rotina. Com ele, você pode catalogar tudo o que deseja (como as suas atividades e horários) de maneira mais eficiente, além de guardar conteúdos como textos e imagens para conferir depois.

Outro ponto positivo da ferramenta é que ela pode funcionar offline em todos os dispositivos, ou seja, é possível monitorar os compromissos mesmo fora de casa, quando não há acesso à internet. Ele sincroniza as suas anotações com a nuvem e cria um banco de dados só seu.

3. Saiba definir prioridades

Por vezes, não temos a motivação para começar a estudar no horário definido e acabamos fazendo outra coisa totalmente diferente — o que não é nada difícil, afinal, são tantas as distrações à nossa volta, redes sociais, WhatsApp, televisão… Uma forma de evitar que isso aconteça é saber definir bem as suas prioridades.

Lembre-se de que estudar é algo que trará bons resultados em sua vida, e que você logo colherá os frutos desse investimento. Além disso, assim que cumprir com o tempo definido para os estudos em sua agenda, será possível se dedicar às outras atividades desejadas.

4. Opte por um curso a distância

Se mesmo com todas as dicas acima para organizar rotina, encontrar um tempo para os estudos lhe parece algo improvável em um primeiro momento. Não se preocupe nem desista de investir em seu futuro profissional. Nos dias de hoje, existe uma modalidade de ensino cada vez mais buscada por jovens e adultos que precisam conciliar trabalho e faculdade: a educação a distância (EAD).

Ingressando em um curso a distância (EAD), o aluno consegue se formar com mais flexibilidade e praticidade, conquistando, ao final, um diploma com o mesmo peso e reconhecimento que o de um curso presencial. Além disso, ele mesmo pode escolher de onde e quando estudar, já que monta os seus próprios horários de acordo com o tempo que tem disponível.

As aulas, bem como todo o material do curso (apostilas, livros, listas de exercícios, simulados, avaliações, etc) estão reunidas em um único ambiente virtual. Dessa forma, o aluno não precisará se deslocar todos os dias até a instituição de ensino, como na modalidade presencial. Basta contar com um computador que tenha acesso à internet.

Tudo isso faz com que o custo x benefício de um curso EAD seja mais vantajoso para o aluno. Além de poder equilibrar estudo e trabalho, ele economizará nesse investimento, já que não terá a necessidade de arcar com gastos com transporte, alimentação fora de casa, etc. Além de que as mensalidades costumam ser mais baratas que na modalidade presencial. Interessante, não?

5. Otimize o tempo disponível

Você já parou para pensar em quanto tempo útil perdemos todos os dias em situações como trânsito, transporte público, filas em estabelecimentos, etc? Nesses casos, em vez de apenas esperar o momento passar, como de costume, uma dica interessante é aproveitar para estudar um pouco.

Caso esteja dirigindo, tente escutar materiais em áudio para fixar o conteúdo, por exemplo. Já se estiver dentro do ônibus, pode aproveitar para reassistir alguma aula do seu curso EAD para tirar dúvidas e reforçar o aprendizado.

Organizar rotina e encontrar mais tempo para se dedicar aos estudos, em meio a uma rotina cheia de afazeres, é algo que requer bastante foco e dedicação. No entanto, como vimos ao longo do artigo, é mais que possível ter um maior controle sobre os seus horários e conciliar esses dois aspectos, especialmente quando se opta por um curso a distância.

Gostou das dicas que trouxemos no post? Para continuar sempre por dentro de mais conteúdos como este, não deixe de seguir agora mesmo a página da Uninter nas redes sociais — estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *