Blocos que representam os elementos do conceito ESG.

Entenda qual o significado do conceito ESG e qual a sua importância para as empresas e organizações.

 

Vivemos um momento histórico no qual o contínuo e acelerado desenvolvimento tecnológico traz questões sociais, ambientais e de governança à mesa.

Com isso, o termo ESG, embora não seja uma novidade no mundo dos negócios, tem ganhado cada vez mais destaque no que diz respeito a gestão de empresas e organizações.

Mas você sabe o que significa ESG e qual a sua relevância para o mundo corporativo? Confira a leitura e descubra!

 

Leia também: Tendências de Mercado 2024: inteligência artificial, comportamento do consumidor e sustentabilidade

 

ESG: o que é? 

 

O termo ESG faz referência a três pilares essenciais que são levados em consideração na avaliação de desempenho e impacto de uma empresa, não apenas em aspectos financeiros, mas também no que diz respeito às questões sociais e ambientais.

Muitos investidores, organizações e analistas consideram o ESG como um indicador valioso para a sustentabilidade e para uma gestão ética e responsável.

Além disso, os critérios estabelecidos pelo ESG estão diretamente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global (iniciativa que envolve a ONU e demais entidades internacionais).

 

A sigla significa:

 

  • E (Environment — ambiente): se refere às práticas e políticas que se preocupam com a questão do meio ambiente, em especial quanto a aspectos como sustentabilidade, emissões de carbono, descarte responsável de resíduos, conservação de recursos naturais, entre outros.
  • S (Social): faz referência ao modo como as empresas e organizações lidam com pessoas, ou seja, à sua relação com colaboradores, clientes, comunidades locais e stakeholders. São considerados também questões como proteção de dados dos clientes, diversidade, responsabilidade social e direitos humanos.
  • G (Governance — governança): este pilar diz respeito à estrutura e à administração de uma empresa, ressaltando aspectos como a sua abordagem corporativa, transparência, ética nos negócios, entre outros.

ESG e empresas: qual a sua importância? 

 

Agora que sabemos qual o significado da sigla ESG, você deve estar se perguntando: “Mas afinal, o que é ESG nas empresas?” Isto é, qual a relevância do termo para as empresas e organizações?

O conceito de ESG desempenha um papel muito importante no mundo dos negócios. Afinal, sustentabilidade, responsabilidade social e atuação de modo ético e orientado por valores positivos não é só uma opção, mas uma exigência para quem busca se destacar no mercado.

Empresas que se comprometem com a integração do conceito ESG buscam fomentar os setores mais sustentáveis e ser indutoras de boas práticas de gestão corporativa. Esse compromisso não apenas proporciona oportunidades, mas também confere reconhecimento às empresas que apresentam elevados indicadores de responsabilidade social, ambiental e governança.

 

A Uninter alinhada ao ESG e às tendências do futuro

 

Por se tratar de um tema muito relevante não só para os negócios, como para o mundo todo, a Uninter oferece uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação a distância que estão alinhados aos pilares do ESG, de modo a contribuir com a formação e o desenvolvimento profissional de indivíduos compromissados em atuar de maneira ética e responsável no mercado de trabalho.

O ESG, portanto, é uma tendência de relevância global que traz impactos positivos para o mundo como um todo ao lançar luz sobre temas cruciais na construção de um futuro ético, com responsabilidade social e ambiental.

 

Até breve!