Subscribe Now

Trending News

O que é EAD? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o tema!
Pós Graduação

O que é EAD? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Já parou para pensar que a tecnologia transformou vários dos nossos processos cotidianos? Hoje em dia, é possível fazer compras com um clique, pagar contas sem sair de casa, trabalhar em regime home office (de casa) e até mesmo concluir um curso superior sem precisar se deslocar diariamente até a universidade — ideal para quem atende ao perfil do aluno EAD (ensino a distância).

Na verdade, existem várias vantagens relacionadas a esse modelo de aprendizado. Dentre elas, está a flexibilidade de horários para conciliar trabalho e estudo, por exemplo.

E você, já sabe o que é EAD e conhece os seus benefícios? É muito provável que tenha se deparado com o termo em algum momento, mas talvez ainda não conheça essa possibilidade de perto. Então, aproveite a chance e continue acompanhando o texto!

O que é EAD?

Para as gerações anteriores, concluir uma formação sem precisar ir à instituição de ensino diariamente já era uma realidade. Isso porque existiam os chamados “cursos por correspondência”, baseados em materiais impressos enviados entre aluno e universidade.

Atualmente, com as inúmeras vantagens que a tecnologia nos trouxe, a evolução dessa modalidade para o ensino a distância foi um processo extremamente natural. Dessa forma, é possível ingressar em um curso de nível superior — como graduações, pós-graduações, MBAs, especializações, técnicos e tecnólogos, entre outros — contando apenas com um computador que tenha acesso à internet.

A possibilidade de estudar do conforto do próprio lar não é uma simples conveniência. É claro que a comodidade é um fator atrativo, mas o mais interessante é conseguir cumprir os compromissos da rotina (pessoais, profissionais e outros) e ainda encontrar tempo para investir em uma capacitação.

Com as exigências cada vez maiores do mundo atual, o EAD se tornou uma realidade presente na vida de jovens e adultos. Esses alunos buscam se preparar para as demandas do mercado de maneira flexível e com a mesma qualidade que encontrariam em um curso presencial.

Como funcionam os polos presenciais?

Como o próprio nome já indica, os cursos on-line acontecem em ambientes virtuais de aprendizagem, criados e disponibilizados pela instituição de ensino — até mesmo algumas avaliações são feitas pela internet. Contudo, o que muita gente não sabe é que também existem os polos físicos de apoio ao aluno.

Nesses locais, ocorrem as provas presenciais e a realização de trabalhos de conclusão de curso (TCC). Além disso, esse é o lugar de suporte para os estudantes, onde pode ser encontrada uma parte da equipe que trabalha para a instituição e onde, normalmente, o aluno pode ir caso precise estudar fora de casa. É o espaço para tirar dúvidas presencialmente, seja sobre aspectos acadêmicos, seja a respeito de assuntos administrativos.

A maioria das universidades que oferecem cursos on-line conta com polos presenciais espalhados por todo o Brasil para facilitar o acesso de todos. Na prática, esses espaços funcionam também como unidades de apoio às atividades realizadas, possibilitando um contato mais próximo com os estudantes.

Ou seja, a existência do polo tem grande importância, ainda que a maioria das tarefas possam ser feitas virtualmente. Em algumas situações, é bom ter a segurança de conversar com as pessoas pessoalmente, e é por isso que o ambiente físico funciona como uma forma de acolher e orientar o aluno — o que jamais pode ser deixado de lado.

Como funcionam o ambiente virtual e o auxílio ao aluno?

Não há como oferecer um curso on-line, sem ter uma ferramenta de interface entre a instituição e o aluno — conhecido como ambiente virtual de aprendizagem. Entenda, a seguir, como isso funciona.

Plataforma

Em um curso EAD, todas as aulas e os materiais didáticos — livros, apostilas, apresentações, conteúdos extra etc. — estão centralizados em um único ambiente virtual. É nessa plataforma, a que somente os matriculados e o corpo docente têm acesso, que o aluno poderá participar do curso, estudar e fazer todos os exercícios e atividades propostas.

Você deve estar se perguntando se, dessa forma, não há contato com os outros estudantes como na modalidade presencial, certo? Pois saiba que é totalmente possível se conectar com os alunos e até mesmo fazer networking no EAD.

Nesse ambiente virtual, existem também fóruns de discussão, onde os participantes podem trocar experiências, debater sobre assuntos, sanar dúvidas e tudo mais. Alguns professores costumam até promover atividades avaliativas em grupo por meio desse recurso. O contato com o corpo docente segue a mesma ideia, sendo possível enviar e-mails e usar o chat para fazer questionamentos, sem maiores dificuldades.

Tutores

Engana-se quem pensa que os alunos de cursos a distância ficam completamente “soltos” ao longo da formação, sem receber o apoio dos professores e da instituição de ensino. Além do contato direto com o corpo docente por meio das funcionalidades digitais, ainda existe o papel do tutor EAD para oferecer o apoio necessário.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

A presença de tutores nas plataformas é certamente um diferencial na hora de optar por uma formação a distância. Isso porque esses profissionais são os responsáveis por promover o engajamento (e até mesmo a motivação) do estudante com o curso. Cabe a eles transmitir os conteúdos de modo atraente e com qualidade, sempre prezando pela eficácia do processo de aprendizagem.

De modo geral, podemos afirmar que eles atuam como mediadores, guiando os alunos on-line e tirando as suas dúvidas. Assim, é construída uma relação mais próxima e contínua com os alunos, que podem sempre contar com esse auxílio extra.

Quais são as características do perfil do aluno EAD?

Existem tanto semelhanças quanto diferenças entre o ensino a distância e o presencial. Por mais que a qualidade seja um fator presente nas duas modalidades, é provável que os detalhes sejam a razão de atrair diferentes perfis para cada uma delas.

Vamos falar um pouco mais das características que formam o perfil do aluno EAD.

Organização

Conseguir organizar o seu tempo e as suas atividades é fundamental para se dar bem estudando a distância. Todo estudante tem outros afazeres além do curso EAD, e, sem o mínimo de organização, é mais difícil cumprir com eles. Portanto, se essa não é uma habilidade natural da pessoa, vale a pena se dedicar para ser mais organizado no dia a dia e montar um planejamento para dar conta de tudo.

Disciplina

A liberdade de uma rotina mais flexível precisa ser acompanhada de uma boa dose de disciplina. Essa é uma condição primordial para acompanhar o curso sem maiores prejuízos, pois o descomprometimento pode atrapalhar a sua conclusão. Logo, é preciso ter consciência dos seus compromissos para manter o foco.

Motivação

A presença do professor durante as aulas presenciais tende a ser um estímulo para os estudantes não perderem o rumo nos estudos. Já no EAD, o próprio aluno é quem precisa ser motivado para estudar, cumprir com as suas tarefas, fazer pesquisas extras e complementar a sua formação. Ou seja, estamos falando de automotivação para ter mais sucesso.

Autonomia

Quem gosta de ter autonomia para realizar as suas atividades com certeza vai se identificar com a oportunidade de estudar a distância. Cada um tem independência para criar a sua rotina de estudos, escolhendo os seus horários sem ter que seguir tantas regras. Além do mais, é possível ditar o seu próprio ritmo de aprendizado, sem precisar acompanhar o andamento dos outros colegas.

Autodidatismo

O autodidata é aquele que tem a capacidade e a vontade de aprender sozinho, construindo boa parte do seu conhecimento de forma autônoma. É claro que o EAD proporciona o suporte adequado para os estudantes, mas não há dúvidas de que esse é um método favorável para os curiosos, dedicados e proativos.

Quais são as vantagens do EAD?

Quem opta por um curso EAD pode contar com diversas vantagens. Abaixo, reunimos as principais. Veja!

Flexibilidade

A flexibilidade de horários é definitivamente um dos benefícios mais atraentes e visados do EAD. Isso porque o aluno pode montar o seu próprio cronograma de acordo com o tempo que tem disponível, sem precisar ficar preso às horas pré-determinadas pela instituição de ensino.

Essa possibilidade é ainda mais especial para aqueles que trabalham e querem estudar ao mesmo tempo, por exemplo. Assim, fica mais fácil conciliar as obrigações de ambos.

Custo-benefício

relação custo-benefício do EAD é bastante positiva, quando são colocados todos os aspectos desse investimento na balança. Como o aluno estudará de casa, em frente ao computador, não precisará arcar com gastos relacionados ao transporte e à alimentação fora de casa, por exemplo.

Há, também, outra vantagem muito interessante nesse sentido. Na maioria dos casos, as mensalidades de cursos on-line costumam pesar menos no bolso do aluno do que as ofertadas na modalidade presencial. Dessa forma, é possível receber uma formação com a mesma qualidade e um diploma com o mesmo peso.

Desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado

Os cursos on-line, independentemente da área, têm em comum uma vantagem bastante interessante, profissionalmente falando: eles são mais focados nas demandas, tendências e necessidades técnicas do mercado. Isso porque o método de ensino a distância acaba capacitando o estudante a desenvolver habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como:

Pronto! Agora, você já sabe como é o perfil do aluno EAD, de que forma essa modalidade funciona e quais são as suas principais vantagens. Assim, fica mais fácil perceber qual tipo de ensino está mais alinhado às suas necessidades e aos seus objetivos, não é mesmo? Em todos os casos, lembre-se de que é fundamental escolher uma instituição de ensino superior de qualidade e que ofereça suporte ao aluno, tanto no ambiente virtual quanto no presencial.

Gostou do tema que trouxemos no post? Então, acesse o nosso artigo com 6 dicas para ficar preparado para estudar on-line e saiba ainda mais sobre o assunto!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *