Subscribe Now

Trending News

O que é EAD? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o tema!
Pós Graduação

O que é EAD? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Já parou para pensar que, com a ascensão da tecnologia e das praticidades proporcionadas por ela, vários dos nossos processos cotidianos foram otimizados? Hoje em dia, é possível fazer compras por meio de um clique, pagar contas sem sair de casa, trabalhar em regime home office e, até mesmo, concluir um curso superior sem precisar se deslocar diariamente até a universidade — ideal para aqueles que precisam conciliar trabalho e estudo, por exemplo. Essa é apenas uma das vantagens do ensino a distância (EAD).

E você, já sabe o que é EAD? É muito provável que tenha se deparado com o termo em algum momento, mas, foi justamente pensando em explicar exatamente como essa modalidade de ensino funciona e quais são as suas vantagens que preparamos este post. Ficou interessado? Então, continue conosco e boa leitura!

O que é EAD?

Para as gerações anteriores, concluir uma formação sem precisar ir à instituição de ensino diariamente já era uma realidade — é claro, muito menos prática do que nos dias de hoje. Isso porque existiam os chamados “cursos por correspondência”, baseados em materiais impressos enviados entre aluno e universidade.

Atualmente, com as inúmeras vantagens que a tecnologia nos trouxe, a evolução dessa modalidade para o ensino a distância foi um processo extremamente natural. Dessa forma, é possível ingressar em um curso de nível superior, como graduações, pós-graduações, MBAs, especializações, técnicos e tecnólogos, entre outros, sem precisar sair de casa, contando apenas com um computador com acesso à internet.

Com as exigências cada vez mais cobradas pela modernidade, o EAD se tornou uma realidade presente na vida de jovens e adultos. Esses alunos buscam se preparar para as demandas do mercado de maneira flexível e com a mesma qualidade que encontrariam em um curso presencial.

Como funcionam os polos presenciais?

Embora os cursos online, como o próprio nome já indica, aconteçam em um ambiente virtual — e até mesmo algumas avaliações sejam feitas pela internet —, há também polos físicos de apoio ao aluno. É nesses locais que acontecem as provas presenciais (sim, existem provas presenciais no EAD!) e a realização de trabalhos de conclusão de curso (TCC).

A maioria das universidades que oferecem cursos online conta com polos presenciais espalhados por todo o Brasil, facilitando o ingresso dos estudantes e a conclusão do curso. Na prática, esses espaços funcionam também como unidades de apoio às atividades realizadas pela instituição, possibilitando um contato mais próximo com os seus estudantes.

É nesses polos que o aluno poderá, além das atividades já mencionadas, buscar a secretaria para sanar dúvidas sobre a matrícula, funcionamento das aulas, entre outros aspectos administrativos. É claro que grande parte desses questionamentos pode, sim, ser feita online. Mas sempre há situações em que nos sentimos mais seguros e confiantes conversando com alguém presencialmente. É por isso que o ambiente físico funciona como uma forma de acolher e orientar o aluno, o que jamais pode ser deixado de lado.

Como funcionam o ambiente virtual e o auxílio ao aluno?

Plataforma

Em um curso EAD, todas as aulas, bem como materiais didáticos — livros, apostilas, apresentações, conteúdos extra, etc. — estão centralizados em um único ambiente virtual. É nessa plataforma, a que somente os matriculados e o corpo docente têm acesso, que o aluno poderá participar do curso, estudar e fazer os exercícios e atividades propostas.

Você deve estar se perguntando se, dessa forma, não há contato com os outros estudantes como na modalidade presencial, certo? Pois saiba que é totalmente possível se conectar com os alunos e até mesmo fazer networking no EAD.

No ambiente virtual, há também fóruns de discussão, onde os participantes podem trocar experiências, debater sobre assuntos, sanar dúvidas e tudo mais. Alguns professores até mesmo promovem atividades avaliativas em grupo por meio dessa ferramenta. O contato com o corpo docente também é feito via plataforma — há a possibilidade de enviar e-mails e até mesmo usar o chat para fazer questionamentos, sem se preocupar.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Tutores

Engana-se quem pensa que os alunos de cursos a distância ficam completamente “soltos” ao longo da formação, sem receber o apoio dos professores e da instituição de ensino. Além do contato direto com o corpo docente por meio das funcionalidades digitais, é também possível contar com o apoio do tutor EAD.

A presença de tutores EAD nos ambientes virtuais é certamente um diferencial na hora de optar por uma formação a distância. Isso porque esses profissionais são os responsáveis por promover o engajamento (e até mesmo a motivação) do estudante com o curso. Cabe a eles transmitir os conteúdos de modo atraente e com qualidade, sempre prezando pela eficácia do processo de aprendizagem.

De modo geral, podemos afirmar que eles atuam como mediadores, guiando os alunos online e tirando as suas dúvidas. Dessa forma, é construída uma relação contínua com os estudantes, que podem sempre contar com o auxílio do tutor.

Quais são as vantagens do EAD?

Quem opta por um curso EAD pode contar com diversas vantagens. Abaixo, reunimos as principais. Veja!

Flexibilidade

A flexibilidade de horários é definitivamente um dos benefícios mais atraentes e visados do EAD. Isso porque o aluno pode montar seu próprio cronograma de acordo com o tempo que tem disponível, sem precisar ficar preso às horas pré-determinadas pela instituição de ensino.

Essa possibilidade é ainda mais especial para aqueles que trabalham e querem estudar ao mesmo tempo, por exemplo. Assim, fica mais fácil conciliar as obrigações de ambos.

Custo-benefício

A relação custo-benefício do EAD é bastante positiva quando se colocam todos os aspectos desse investimento na balança. Como o aluno estudará de casa, em frente ao computador, não precisará arcar com gastos relacionados ao transporte e à alimentação fora de casa, por exemplo.

Há, também, outra vantagem muito interessante nesse sentido. Na maioria dos casos, as mensalidades de cursos online costumam pesar menos no bolso do aluno do que as ofertadas na modalidade física. Dessa forma, é possível receber uma formação com a mesma qualidade da presencial e um diploma com o mesmo peso.

Desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado

Os cursos online, independentemente da área, têm em comum uma vantagem bastante interessante profissionalmente falando: eles são mais focados nas demandas, tendências e necessidades técnicas do mercado. Isso porque o método de ensino a distância acaba capacitando o estudante a desenvolver habilidades requisitadas, como:

Pronto! Agora você já sabe o que é EAD, como ele funciona e quais são as suas principais vantagens. Dessa forma, fica mais fácil perceber qual modalidade de ensino está mais alinhada às suas necessidades e aos seus objetivos, não é mesmo? Em todos os casos, lembre-se de que é fundamental escolher uma instituição de ensino superior de qualidade e que ofereça suporte ao aluno, tanto no ambiente virtual quanto no presencial.

Gostou do tema que trouxemos no post? Então, aproveite para saber ainda mais sobre o assunto acessando nosso próximo artigo: 6 vantagens de uma graduação EAD!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *