Entenda como a constante aprendizagem pode abranger a grande maioria das novas competências que são exigidas pelo mercado de trabalho.
Transformações são naturais dentro do ambiente corporativo e avanços tecnológicos são atualizados com a velocidade da globalização e se materializam em novas tendências essenciais para o sucesso profissional.
Uma forma de se manter sempre atualizado com as novas competências é exercitar a constante aprendizagem na rotina, desta forma, se manter bem-informado ocorre na mesma velocidade que os avanços tecnológicos surgem.
Como incluir a constante aprendizagem na rotina?
Como o próprio nome diz, o hábito consiste em trazer a ação de aprender de maneira contínua no dia a dia e ela pode acontecer de diversas formas diferentes. Uma importante dica é fazer isso de forma leve, não tornando uma obrigação ou algo insatisfatório. Com isso, a tecnologia é absorvida naturalmente e as habilidades são desenvolvidas de maneira mais efetiva.
As tendências são apresentadas e renovadas pelo próprio mercado. Ao utilizar a tecnologia para acompanhar a globalização, as ações do cotidiano se tornam competitivas de forma natural e se transformam em mera consequência dos hábitos praticados.
A constante aprendizagem é aplicada via hábitos cotidianos, como pesquisas, atualizações e estudos, que podem ser exercitados em momentos rotineiros de navegação pela internet ou até por programas de TV. Basta entender quais competências o mercado de trabalho traz e depois se inteirar, angariando desenvolvimento profissional quase sem esforço.
Leia também: Como a cultura da aprendizagem é aplicada em sua essência na Uninter
Novas competências exigidas pelo mercado de trabalho
O Fórum Econômico Mundial realizou um relatório pós-pandemia de Covid-19 que debateu as principais competências que se tornarão exigidas no mercado até 2025.
No campo de exigências relevantes, destacam-se: solução de problemas, pensamento e análise crítica, trabalho em equipe, autogestão, uso e desenvolvimento de tecnologia.
A lista geral de competências que estarão em voga até 2025 tem:
– Pensamento analítico e inovação;
– Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
– Solução de problemas complexos;
– Pensamento e análise crítica;
– Criatividade, originalidade e iniciativa;
– Liderança e influência social;
– Uso, monitoramento e controle de tecnologia;
– Projeto e programação de tecnologia;
– Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
– Raciocínio, solução de problemas e ideação;
– Inteligência emocional;
– Solução de problemas e experiência do usuário;
– Orientação de serviço;
– Análise e avaliação de sistemas;
– Persuasão e negociação.
Leia também: Como a Uninter é vista no mercado de trabalho
Além dessas 15, existem outras 19 que são específicas e podem ser aprimoradas na Uninter, garantindo seu sucesso profissional com um preparo que irá garantir sua competitividade no mercado de trabalho.
Saiba como garantir que suas habilidades acompanhem as tendências do mercado
Vamos agora às competências que mais se destacarão até 2025 no mercado de trabalho e como você pode se destacar rumo ao sucesso profissional na Uninter.
- Marketing de produto. Em demanda nas funções relacionadas a Dados e Inteligência Artificial, Pessoas e Cultura, Marketing, Desenvolvimento de Produto e Vendas.
- Marketing digital. Em demanda nas funções relacionadas a Conteúdo, Dados e Inteligência Artificial, Marketing, Desenvolvimento de Produto e Vendas.
- Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Software (SDLC). Em demanda nas funções relacionadas a Cloud Computing, Dados e Inteligência Artificial, Engenharia, Marketing e Desenvolvimento de Produto.
- Gerenciamento de negócios. Em demanda nas funções relacionadas a Pessoas e Cultura, Marketing, Desenvolvimento de Produto e Vendas.
- Publicidade. Em demanda nas funções relacionadas a Conteúdo, Dados e Inteligência Artificial, Marketing e Vendas.
- Interação humano-computador. Em demanda nas funções relacionadas a Conteúdo, Engenharia, Marketing e Desenvolvimento de Produto.
- Ferramentas de desenvolvimento. Em demanda nas funções relacionadas a Cloud Computing, Dados e Inteligência Artificial, Engenharia e Desenvolvimento de Produto.
- Tecnologias de armazenamento de dados. Em demanda nas funções relacionadas a Cloud Computing, Dados e Inteligência Artificial, Engenharia e Desenvolvimento de Produto.
- Redes de computadores. Em demanda nas funções relacionadas a Cloud Computing, Dados e Inteligência Artificial, Engenharia e Vendas.
- Desenvolvimento Web. Em demanda nas funções relacionadas a Cloud Computing, Conteúdo, Engenharia e Marketing.
- Consultoria de gestão. Em demanda nas funções relacionadas a Dados e Inteligência Artificial, Pessoas e Cultura, e Desenvolvimento de Produto.
- Empreendedorismo. Em demanda nas funções relacionadas a Pessoas e Cultura, Marketing e Vendas.
- Inteligência Artificial. Em demanda nas funções relacionadas a Cloud Computing, Dados e Inteligência Artificial e Engenharia.
- Ciência de dados. Em demanda nas funções relacionadas a Dados e Inteligência Artificial, Marketing e Desenvolvimento de Produto.
- Vendas no varejo. Em demanda nas funções relacionadas a Pessoas e Cultura, Marketing e Vendas.
- Suporte técnico. Em demanda nas funções relacionadas a Cloud computing, Desenvolvimento de Produto e Vendas.
- Redes sociais. Em demanda nas funções relacionadas a Conteúdo, Marketing e Vendas
- Design Gráfico. Em demanda nas funções relacionadas a Conteúdo, Engenharia e Marketing.
- Gestão da informação. Em demanda nas funções relacionadas a Conteúdo, Dados e Inteligência Artificial e Marketing.
Leia também: Profissões que mais cresceram no país possuem cursos com alta procura no mercado de trabalho
A constante aprendizagem faz parte do DNA da Uninter
Na Uninter, você desenvolve todas as habilidades para acompanhar a globalização e conseguir várias das competências exigidas pelo mercado de trabalho, conquistando destaque na competitividade necessária para o sucesso profissional.
Conhece alguém que vai se identificar com esse conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe à vontade!