Subscribe Now

Trending News

Quero mudar de profissão, e agora? Veja dicas!
Geral, Pós-graduação

Quero mudar de profissão, e agora? Veja dicas!

Está em busca da realização profissional e pensa em mudar de área? Decida e faça sua transição de carreira com segurança. 

Se você chegou até este artigo, provavelmente quer saber como mudar de profissão e, é claro, quer fazer a escolha da sua próxima carreira da maneira mais assertiva e com o máximo de segurança possível. Afinal de contas, toda mudança profissional necessita de sacríficos e investimentos: tempo, dinheiro, energia e tudo mais. E, sem dúvida, você não quer perder nada disso. 

Junto à vontade de mudar de profissão, independente dos fatores que a motivam, é natural que surjam os mais diversos questionamentos. Procure afastar pensamentos como “estou velho para trocar de carreira” ou “já fui muito longe para me arriscar em uma nova profissão”. Em vez disso, responda às suas questões pesquisando muito e buscando a maior gama de informações possível. 


Mudar ou não mudar de área?
 

Para responder essa pergunta, é preciso equilíbrio: não dá para romantizar e banalizar a importância da transição de carreira, e muito menos, deixar que o medo de arriscar seja paralisante e impeça você de alcançar sua realização profissional em uma nova experiência. 

Primeiro, direcione seus esforços para identificar qual é a origem da sua vontade de trocar de profissão. É uma insatisfação ou uma vontade de se abrir para novos conhecimentos, desafios e experiências? Isso pode ajudar a ser mais coerente com sua decisão de mudar de área ou com a próxima escolha. 

Como descobrir sua vocação? Veja aqui as melhores indicações! 

Confira, abaixo, algumas considerações que podem potencializar as suas chances de sucesso e dar, ao menos, um pouco de certeza de que está tomando a decisão correta: 


Busque conhecer o caminho das pedras

Converse com pessoas que já trabalham na área pretendida, preferencialmente de mais de uma empresa e com níveis diferentes de experiência (júnior, pleno e sênior). Se encontrar alguém que já fez a mesma transição que você, pergunte tudo que puder, principalmente sobre quais capacitações pode fazer para chegar mais rápido até o ideal que a maioria dos empregadores procura. 

 

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Mas onde foi que eu me meti? 

Antes de qualquer jornada, não custa avaliar o que vai enfrentar pelo caminho, não é mesmo? Por isso, busque compreender o mercado da sua nova carreira para não encontrar surpresas desagradáveis. Lembre-se que a realidade é sempre um pouco menos glamourosa e que, ainda assim, mudar de profissão pode valer muito a pena! Um curso também pode dar uma noção dessa nova área profissional. Quem sabe já não dá pra começar com um curso de extensão, de curta duração, com pouco ou nenhum investimento?! 

 

Abra-se para novas relações 

Faça muito networking nessa nova fase. É bom lembrar que você está “na pista” novamente, portanto, se esforce para conhecer pessoas que possuem alguma afinidade com o profissional que está construindo a partir de agora, que tenha objetivos e interesses em comum com você. Os antigos colegas também são importantes: quanto maior a sua rede de contatos, melhor! 


Prepare-se para um recomeço
 

Você já esteve nesse lugar faz um tempo, lembra? Por mais que você consiga evoluir rapidamente, dando um show na execução do seu trabalho, é possível que fique um tempo como júnior e com um salário compatível com esse momento na nova profissão. Tenha em mente que talvez seja necessário diminuir custos, baixar um pouco o padrão de vida e cuidar da saúde antes mesmo de encarar essa nova fase. Faça uma reserva financeira que te mantenha (e quem depende de você) pelo máximo de tempo possível. No melhor cenário, você usa essas economias para se capacitar. 

Importante: analise, com carinho, todas as possibilidades. Faça anotações, mapas mentais e coloque tudo na ponta do lápis. Não se esqueça de considerar o salário (ou o pró-labore, caso decida empreender) e as oportunidades reais da nova carreira no mercado. Gostar do que faz é muito importante, e faz toda a diferença, mas é válido manter o pé no chão, sempre. 

Acima de tudo, para fazer uma transição de carreira, é preciso muita coragem e determinação, assim como para qualquer mudança na vida. 

Agora, é hora de pesquisar, planejar e se jogar com mais segurança! 

Gostou da leitura? Conhece alguém que não está feliz no trabalho e quer saber como mudar de profissão? Então, compartilhe este conteúdo! 

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *