Seja por motivos de demissão, insatisfação no trabalho ou até mesmo de busca por melhores oportunidades, mudar de carreira é algo que envolve bastante foco e planejamento. É preciso ter em mente que alguns desafios podem surgir nesse processo, afinal, nenhuma mudança costuma ser fácil, não concorda? Nesse sentido, o primeiro passo que o profissional deve tomar é buscar por uma pós-graduação, se preparando para esse novo caminho e, assim, conquistando o tão sonhado objetivo.

Se você pensa em mudar de carreira, mas ainda tem dúvidas sobre esse processo e sobre qual é a importância de cursar uma pós-graduação para obter sucesso na nova trajetória, saiba que é justamente sobre isso que falaremos neste post. A seguir, veja de quais maneiras uma especialização é fundamental para o ingresso em uma nova profissão e por que um curso a distância pode ser a melhor opção para você!

Chegou a hora de mudar de carreira?

Você tem um emprego no qual já está estabilizado e tira de letra todas as funções. Ao longo dos anos, conseguiu acumular competências e desenvolver habilidades. No entanto, no final do dia, a sensação que fica é a de que algo está faltando e de que chegou a hora de mudar de carreira. Trata-se de uma situação bastante comum.

Nessas horas, é preciso encarar a necessidade de mudança como algo positivo — afinal de contas, de que vale continuar em uma posição que não te satisfaz profissional e pessoalmente, nem traz a motivação necessária para colher os frutos do seu esforço? Nesses casos, antes de partir de vez para a mudança, você deve entender quais são as suas possíveis motivações, como falta de incentivo e reconhecimento, ausência de metas e/ou objetivos, etc.

Tendo isso em mente, é preciso pensar em passos que possam ajudá-lo na conquista da mudança esperada, afinal, não basta apenas a vontade de mudar de carreira. Para se arprimorar como profissional e se preparar de forma adequada, nada melhor do que adquirir e desenvolver conhecimentos, entender aspectos importantes sobre a dinâmica do mercado atual e entrar em contato com pessoas que já têm alguma experiência com a área na qual você pretende atuar. O ingresso em uma pós-graduação, nesse sentido, é a alternativa ideal.

Qual é a importância da pós-graduação para quem quer mudar de carreira?

Independentemente da área de atuação, não há dúvida alguma de que as empresas vêm dando maior destaque aos profissionais que se mantém atualizados e buscam por conhecimento e aprendizado. Quem não investe em uma pós-graduação, nesse contexto, acaba ficando sempre um passo atrás da concorrência — cada vez mais preparada para suprir às demandas do mercado de trabalho.

Na verdade, para mudar de profissão, entrar em uma pós-graduação e adquirir o conhecimento necessário pode ser até mesmo imprescindível, sobretudo quando a nova área de atuação é totalmente diferente daquela na qual você trabalhou até então. Além disso, entrando em um curso, você aumenta as suas chances de ampliar o network e conhecer pessoas que já atuam no campo desejado, abrindo a porta para novas oportunidades e coletando mais informações sobre a nova profissão e seu mercado.

Agora, você deve estar se perguntando sobre como arranjar tempo para ingressar em uma pós-graduação e finalmente conseguir mudar de carreira, não é mesmo? Afinal de contas, a rotina atual faz com que estejamos sempre em meio à correria — e em meio à casa e o trabalho, parece até mesmo impossível encaixar um curso de nível superior. Saiba, no entanto, que tudo isso pode ser feito quando se opta por um curso a distância.

Por que optar por uma pós-graduação EAD?

A pós-graduação online é mais flexível, acessível e até mesmo econômica. Para profissionais que já estão inseridos no mercado, mas que desejam adquirir conhecimentos para mudar de profissão, trata-se da modalidade de ensino ideal. Se você ainda não sabe como é uma especialização cursada a distância, tire de vez as suas dúvidas a seguir!

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

A Educação a Distância (EAD)

Antigamente, para participar de qualquer curso de nível superior, era necessário se deslocar até a instituição de ensino todos os dias para assistir às aulas. Nos dias de hoje, com todas as vantagens proporcionadas pela tecnologia, é possível ingressar em uma pós-graduação sem precisar sair de casa, contando apenas com um computador com acesso à internet.

Regulamentada pelo Ministério da Educação, tanto as graduações quanto pós-graduações da Educação a Distância (EAD) têm valorização e reconhecimento perante o mercado de trabalho, representando uma ótima opção para quem quer estudar, mas não tem tanto tempo disponível quanto gostaria. Isso porque é possível montar os seus próprios horários, sem precisar ficar preso aos horários determinados pelas instituições de ensino nos cursos presenciais.

Dessa forma, o aluno estuda de acordo com o tempo que tem disponível, podendo conciliar assim a formação e o trabalho. Além disso, todas as aulas, apostilas, livros, exercícios, fóruns de discussão, chat com o professor e até mesmo avaliações estão centralizadas em um único ambiente virtual, podendo ser acessados quando e de onde o estudante quiser.

Entre as outras vantagens de uma pós-graduação a distância, estão:

·        excelente relação custo x benefício: ingressando em um curso a distância, o aluno não precisa arcar com gastos com transporte, alimentação fora de casa, entre outros. Sem falar no fato de que as mensalidades de uma pós-graduação EAD costumam ser menores que as de cursos presenciais;

·        diploma com o mesmo valor e peso de um curso presencial: de acordo com a lei brasileira, todos os diplomas obtidos em cursos a distância (e que são reconhecidos pelo MEC) têm validade idêntica àqueles obtidos em cursos presenciais;

·        desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado: nos dias de hoje, grande parte dos recrutadores e gestores de RH já estão preparados para identificar em candidatos algumas das habilidades comuns a quem optou pelo ensino a distância, como proatividade, iniciativa, foco, disciplina, etc.

Viu só como a pós-graduação é fundamental para quem deseja mudar de carreira? Unindo o ingresso em uma especialização a um bom planejamento, o caminho para o sucesso definitivamente estará bem mais próximo do que você imagina! Não se esqueça de que, antes de investir em um curso, é muito importante optar por uma instituição de ensino de qualidade e boa penetração no mercado como a Uninter, certo?

E então, gostou do conteúdo que trouxemos no post? Para dar o primeiro passo rumo à mudança de carreira, entre em contato agora mesmo conosco e conheça os nossos cursos. Vamos adorar conversar com você!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert