Subscribe Now

Trending News

Metodologia de ensino Uninter: conheça por dentro nossos diferenciais
Graduação

Metodologia de ensino Uninter: conheça por dentro nossos diferenciais

Por definição, metodologia é o estudo dos métodos, que significa o caminho ou meio para a realização de algo. Você já teve diferentes percepções sobre um determinado tipo de conhecimento de acordo com quem estava lhe ensinando? Isso pode ocorrer conforme a metodologia aplicada em sala de aula, por exemplo.

Com a missão de desenvolver e transformar pessoas por meio da educação, a Uninter leva a sério o compromisso de transmitir o conhecimento de modo claro, objetivo e eficaz. Por isso, um dos nossos grandes diferenciais é o desenvolvimento de práticas que viabilizam o aprendizado de maneira integrada e transformadora, seja no ensino a distância ou presencial. Ficou interessado? Conheça a metodologia de ensino Uninter!

Os diferenciais Uninter

Iniciar um curso de graduação é um grande investimento, não é mesmo? Por isso, é importante ter em mente tudo o que a instituição de ensino tem a oferecer e avaliar os diferenciais que podem impactar a sua carreira.

Como já foi ressaltado, a metodologia aplicada no processo de ensino-aprendizagem é extremamente relevante para a formação de alunos verdadeiramente capacitados para o mercado de trabalho. Confira, a seguir, que não faltam motivos para estudar na Uninter!

Prática

Para que um profissional esteja preparado e devidamente capacitado para o mercado de trabalho, a prática durante o curso é indispensável. Por isso, é muito importante considerar essa característica na hora de escolher a instituição de ensino.

A graduação Uninter proporciona ao alunos — tanto do ensino a distância quanto presencial — a oportunidade de desenvolver suas habilidades práticas por meio dos kits ofertados na grande maioria dos cursos.

Trabalhamos com um sistema que permite o aprendizado de diferentes maneiras. Os kits, por exemplo, funcionam como uma espécie de laboratório móvel e individual que pode ser levado para a casa, mas, além deles, o aluno também encontrará simuladores em experimentos, laboratórios digitais etc.

Educação empreendedora

A Uninter acredita que um ensino pautado apenas no aprendizado de técnicas que permeiam o cotidiano da profissão não é mais suficiente para o que o mercado exige hoje dos profissionais. Por isso, há a preocupação em formar alunos que sejam capazes de atuar na resolução de problemas, isto é, profissionais que serão agentes da transformação.

Pensando nisso, incentivamos a aproximação com a cultura maker. Se você ainda não sabe o significado desse conceito, temos uma analogia que pode ajudar. Provavelmente, em algum momento da vida, você já deve ter ouvido falar na expressão “botar a mão na massa”, certo?

A cultura maker estimula a aproximação com atividades que exponham os alunos a situações em que eles serão responsáveis por idealizar projetos, produzi-los, liderar, compartilhar conhecimento etc.

No curso de Jornalismo, por exemplo, o aluno recebe em seu kit equipamentos que proporcionarão independência e suporte para a produção de conteúdo jornalístico dentro e fora da faculdade.

Acessibilidade ao conteúdo

Além de ter um corpo docente altamente qualificado, a Uninter acredita que o acesso ao conteúdo é de extrema importância. “Numa sala presencial e nos cursos a distância, nós passamos o conteúdo uma primeira vez e depois disponibilizamos o acesso ilimitado a ele, para que o aluno consiga absorver o conhecimento em seu tempo”, explicou Benhur Etelberto Gaio, reitor da instituição. Dessa forma, cada um tem a possibilidade de assimilar o conhecimento da melhor forma possível.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Empregabilidade

Um dos grandes diferenciais da Uninter é o nível de qualificação com o qual os alunos deixam a faculdade, seja nos cursos presenciais ou EAD. Aliás, ainda na graduação é possível ver como eles se destacam no mercado de trabalho. “Trabalhamos aqui o Sistema Dual, modelo alemão de ensino. Assim, a empresa usa esse estudante como mão de obra qualificada, não barata. O aluno sempre chega com portfólio de produção”, disse Benhur.

De olho no futuro, a instituição ainda se preocupa em lançar cursos inovadores em diversos campos de atuação, dando insumos para que os alunos saiam da faculdade atentos e capacitados para o que existe de mais atual no mundo. Quer saber mais sobre a metodologia que garante a qualidade do ensino? Continue com a gente!

A construção da metodologia de ensino Uninter

Como apresentamos anteriormente, uma das características que garantem a qualidade de todos os cursos da faculdade é a metodologia de ensino Uninter. É ela a responsável por direcionar a elaboração do plano de ensino e também a abordagem dos professores em sala de aula.

Na Uninter, o processo de aprendizagem é incentivado por meio da prática, que começa logo nos primeiros períodos dos cursos. A metodologia ativa, como é chamada, proporciona ao aluno certo protagonismo e isso é um grande motivador na hora de envolver-se com as atividades propostas.

De acordo com Elton Schneider, diretor da Escola de Negócios da Uninter, é preciso pensar na aplicabilidade dessa metodologia de maneira integrada dentro dos cursos. “Como faço para que todos os professores trabalhem em conjunto, de modo que suas disciplinas contribuam para que o aluno seja um agente de transformação?”, indaga.

A resposta é simples: a Uninter propõe um conjunto de disciplinas que trazem conhecimento para os alunos e, além delas, um projeto é adicionado com o objetivo de dar a eles a oportunidade de botar a mão na massa e transformar ou realizar alguma coisa nova a partir daquele fundamento.

Interessante, né? Não é à toa que somos a única instituição credenciada pelo MEC com a nota 5 no ensino a distância, além de vários cursos presenciais nota máxima. Só em 2019, 11 novos cursos de graduação receberam essa avaliação.

Programas e desenvolvimento de aprendizagem

Trabalhamos sob um sistema que permite o aprendizado de diferentes maneiras, utilizando toda a tecnologia disponível no mercado. O reitor da instituição reforça que, em qualquer curso, o aluno precisa ter acesso aos diferentes materiais disponíveis e que a instituição possibilita isso, tanto com os livros quanto no ambiente virtual.

“Utilizamos todo um arcabouço de metodologias que se complementam porque entendemos que cada aluno tem uma forma de aprender e um modelo mental particular, individual”, explica Benhur.

As características ressaltadas neste artigo fazem com que a Uninter seja a melhor opção para quem quer alcançar uma posição de prestígio no campo em que atua. São Polos de Apoio Presencial presentes em todos os estados do território nacional.

O nosso objetivo é viabilizar o aprendizado com qualidade e garantir que o acesso a ele aconteça independentemente de onde você esteja. Isso só é possível graças à metodologia de ensino Uninter!

E você, já escolheu a instituição que vai mudar os rumos da sua carreira? Entre contato com a nossa equipe e descubra outros diferenciais!

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *