Subscribe Now

Trending News

Mercado de trabalho em São Paulo: como está atualmente?
Graduação

Mercado de trabalho em São Paulo: como está atualmente?

O estado de São Paulo hoje é um celeiro de oportunidades, afinal, é considerado o centro financeiro do nosso país. Empresas de vários portes têm suas sedes por lá e, em vista disso, é sempre importante ficar de olho nas chances que o mercado de trabalho em São Paulo oferece.

A ação é essencial para as pessoas que estão buscando por crescimento profissional, então é essencial checar como estão os índices relacionados ao assunto, quais as profissões mais promissoras e até mesmo as especializações que têm mais espaço.

E aí, tem interesse em saber sobre como estão os empregos nas terras paulistanas? Então continue a leitura deste texto. Nele, falamos sobre a importância de entender o tema, as possibilidades oferecidas e quais as carreiras estão em alta. Acompanhe!

A importância de entender como está o mercado de trabalho

Faça a seguinte reflexão: como eu me enxergo profissionalmente daqui a 10 anos? Essa é uma pergunta fundamental para ser respondida por quem pensa em ter um bom desenvolvimento de carreira. Saber qual área seguir é o primeiro passo para definição do seu futuro. Feita a escolha, é necessário olhar como está a profissão. Para compreender todo esse ramo é fundamental entender quais opções que você vai ter no meio que escolheu para seguir. Por isso, é essencial sempre olhar os sites relacionados ao assunto.

Lá são apresentadas informações como taxas de contratação e demissão, quais carreiras oferecem mais chances, qual ofício vem tendo destaque e todas as notícias referentes ao tema. Ter essa noção vai ajudar você a se concentrar no que realmente importa para uma boa qualificação no ofício que deseja trilhar. Portanto, esteja atento aos dados relacionados ao tópico e fique sempre um passo à frente para conquistar os objetivos.

O panorama do mercado de trabalho em São Paulo

A conhecida terra da garoa tem, segundo os últimos dados colhidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 45,5 milhões de habitantes. Os números correspondem a cerca de 21% da população total do Brasil, ou seja, o local é um verdadeiro celeiro de mão de obras. Portanto, é comum ter tantas sedes de grandes empresas por lá. Afinal, além do grande número de habitantes, o estado também abriga o centro financeiro do país.

Mesmo com tantas variedades, o momento atual no país não é o mais favorável. A taxa de desocupação, ou seja, de pessoas desempregadas no estado, foi de 12,8% no primeiro trimestre do ano, de acordo as referências da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílios Contínua (Pnad). Se comparada às taxas do mesmo período do ano passado, houve um aumento de 0,4%.

Mas nem tudo é notícia ruim, pois a criação de empregos formais teve um saldo positivo no local. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com informações divulgadas pela Secretaria do Ministério do Trabalho, foram abertas 36.152 novas vagas de carteira assinada, sendo este o melhor resultado de toda a nação.

A alta foi puxada pelo setor de serviços, que teve 21.848 novos postos, seguido da indústria de transformação, com 5.625, e o comércio, com saldo de 4.935. Foram levados em conta os referenciais do mês de setembro de 2019. Então, mesmo com grandes casos de desocupação, ainda existem vagas disponíveis no lugar mais populoso do Brasil. Mas qual são os ofícios que estão em alta? Nós falamos sobre eles no tópico a seguir, leia!

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

As carreiras que estão em alta

Agora que já falamos sobre a importância de entender sobre o assunto e explicamos o atual panorama do mercado de trabalho em São Paulo, vamos destacar as profissões que estão em alta, ou seja, aquelas que apresentam mais oportunidades. Áreas como Ciências Contábeis, Marketing e Administração estão nesta lista! Saiba sobre elas e os outros ramos seguindo com a leitura.

Enfermagem

Os serviços ligados à saúde têm o costume de ter profissionais muito requisitados, e os enfermeiros acabam liderando essa lista. É possível atuar nesta carreira fazendo um curso técnico, o que dá a chance de trabalhar como auxiliar. Existe também a alternativa da graduação, cujo ofício é acompanhar os procedimentos considerados mais complexos, além de fazer a gestão de cargos estratégicos.

Gestão de Recursos Humanos

As empresas estão buscando a cada dia melhorar a produtividade e aumentar os lucros, e é viável fazer isso por meio da capacitação dos colaboradores e retenção de talentos. Para tanto, é necessário ter à frente um profissional qualificado, que entenda sobre os processos, e é aí que o gestor de Recursos Humanos se destaca. Fica a cargo dele a execução de programas para seleção e treinamento de funcionários, e o ofício tem bastante demanda, independentemente do nível de formação.

Administração

O serviço está atrelado à gestão e aos negócios e costuma sempre aparecer entre os mais promissores, pois a atuação costuma ser bem ampla. Quem se forma neste curso é capaz de exercer a função em diferentes departamentos dentro de uma empresa, como finanças, vendas, processos produtivos, logística, etc.

Ciências Contábeis

Com os momentos de economia instável, uma das grandes preocupações das instituições é conseguir ficar com a parte financeira sempre em dia. Quem atua no ramo é muito requisitado, principalmente quando o tema é a gestão dos tributos que recaem sobre as atividades econômicas. Um contador tem profundo conhecimento sobre a legislação e é capaz de criar processos que melhorem o desenvolvimento do serviço, para assim torná-lo mais competitivo.

Marketing

Toda instituição, independentemente do tipo de serviço oferecido, visa aumentar seus lucros e atender as demandas do seu público-alvo, por isso, o oficio em questão sempre se destaca. Os profissionais da área são responsáveis pela criação de boas estratégias de vendas, promoções e também por manter um bom contato com os clientes. São capazes de fazer a identificação das tendências, traçar o perfil dos consumidores e ainda criar campanhas para manter a imagem das marcas e dos produtos.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

As partes de Tecnologia da Informação são muito prósperas e dificilmente são atingidas pelas incertezas econômicas. Quem trabalha com TI tem a possibilidade de viver a expansão profissional junto ao crescimento do país. Entre os cargos mais solicitados, estão aqueles ligados à criação de sistemas, softwares e também aplicativos para smartphone.

Mesmo não sendo um bom momento financeiro em todo o Brasil, o mercado de trabalho em São Paulo continua se apresentando como uma boa opção para quem quer novas oportunidades profissionais. É essencial focar na área escolhida, buscar cursos e especializações no ramo e ficar sempre atento às chances, pegando informações referentes ao assunto em sites especializados. Então, não perca tempo e corra na frente pelo seu futuro!

Está procurando uma oportunidade? Comenta com a gente em qual ramo está querendo uma chance, seu feedback é importante para nós!

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *