O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert

Quando se fala em Pedagogia, a maioria das pessoas logo pensa em professores de Educação Infantil. Porém, não fazem ideia de que o mercado de trabalho em Pedagogia vai muito além disso.

Essa é uma profissão em ascensão e um dos cursos que oferece maior empregabilidade no país. Com oportunidade de trabalho em escolas, museus, hospitais, empresas e outros lugares, o trabalho do pedagogo pode ser variado e surpreendente.

Neste post, conheça mais a fundo as oportunidades de emprego que o curso de Pedagogia proporciona àqueles que decidem seguir esse ramo da educação, e veja como, com os cursos certos, as oportunidades são muitas. Boa leitura!

Quais cursos de graduação a Uninter oferece na área da educação?

Se você é um apaixonado pela área da educação, a Uninter oferece uma gama variada de cursos nessa área, incluindo graduação em:

  • Ciências Biológicas;
  • Música;
  • Artes Visuais;
  • Geografia;
  • História;
  • Química;
  • Física;
  • Matemática;
  • Letras;
  • Psicopedagogia;
  • Pedagogia.

Nosso foco, neste artigo, será o curso de Pedagogia e todas as possibilidades de trabalho que oferece ao profissional. Pedagogia é um curso que envolve temas como Psicologia, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Didática, e princípios de administração e economia entre outros.

Como é o mercado de trabalho em Pedagogia?

O maior número de vagas de trabalho ainda é oferecido pelas escolas, dentro das salas de aulas ou na área da gestão. Entretanto, o pedagogo encontra oportunidades de emprego em outros espaços bem variados. Conheça algumas áreas onde esse profissional pode atuar.

Escolas públicas e privadas

O pedagogo pode atuar como professor de Educação Infantil e das séries iniciais da Educação Fundamental (do 1º ao 5º ano), trabalhar como supervisor ou coordenador pedagógico, ou até mesmo como diretor.

Nesses últimos cargos, mais voltados para a área de gestão, deve acompanhar e verificar a aplicação correta das metodologias escolhidas pela escola, a eficácia na aprendizagem dos alunos e o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, entre outras tarefas.

Como orientador pedagógico, ele trabalha diretamente com os alunos e suas famílias, além de fazer um elo entre a escola e a comunidade em que ela está inserida, propondo atividades que venham proporcionar um bom entrosamento entre todos.

Com pós-graduação em Educação Especial, o profissional estará preparado para lidar com alunos que apresentem diversos tipos de distúrbios ou deficiências físicas e mentais, e orientar professores e escola sobre como proceder quantos às necessidades especiais para o pleno desenvolvimento e aprendizado desses alunos.

O pedagogo pode trabalhar também com o EJA, lecionando para jovens e adultos que, por algum motivo, não conseguiram durante suas vidas estudar no tempo regular.

Organizações Não Governamentais

Com o ensino público defasado e deixando a desejar, cada vez mais são criadas ONGs com a intenção de ajudar crianças e adolescentes com o aprendizado escolar, oferecendo um apoio extra aos estudos.

O pedagogo tem papel fundamental nessas instituições, pois é ele quem estudou e se preparou para, por meio de projetos pedagógicos, saber como explicar e usar diversas metodologias para levar um aluno a compreender um conteúdo.

Editoras

Para manter um material didático atualizado ou para que um novo seja lançado, muita pesquisa é necessária. Nesse caso, o pedagogo trabalha mais como pesquisador, analisando e contribuindo para a produção de novos materiais didáticos e paradidáticos voltados para a faixa etária em questão.

Indústria de Brinquedos

Analisar e dar consultoria na produção de novos brinquedos, e fazer a classificação para a faixa etária apropriada, são algumas das funções de um pedagogo que trabalha em uma indústria desse tipo.

Games educacionais são outra opção que certamente tem sido uma excelente oportunidade de trabalho para pedagogos, que têm a função de assessorar a equipe com metodologias e conteúdos pedagógicos.

Hospitais

Com certeza, esse é um dos últimos lugares em que se pensaria para um pedagogo. Porém, muitas crianças ficam internadas por um longo período para seus tratamentos, e, para não perderem o ano escolar, o acompanhamento de um pedagogo é essencial aos seus estudos.

Além disso, o ambiente hospitalar pode ser bastante depressivo e cansativo, e o profissional pós-graduado em pedagogia hospitalar pode promover atividades lúdicas e recreativas que venham a tornar o ambiente um pouco mais agradável, minimizando o impacto negativo sobre os pacientes mirins.

Empresas

As empresas estão cada vez mais de olho no profissional formado em pedagogia, por desenvolver uma excelente habilidade em lidar com o outro. Trabalhando junto ao departamento de Recursos Humanos, o pedagogo colabora no cuidado dos funcionários e de suas famílias sob diversos aspectos.

Já na área de Treinamento e Desenvolvimento, ele é responsável por ministrar palestras, oferecer oficinas e promover treinamentos, além de ajudar na seleção de novos funcionários, bem como na avaliação dos colaboradores atuais.

Órgãos Públicos

A participação no planejamento, fiscalização e implementação das políticas públicas educacionais é tarefa do pedagogo que decide trabalhar em órgãos públicos.

Outros espaços culturais

Espaços não escolares, como museus, brinquedotecas e bibliotecas, têm buscado esse profissional para oferecer cursos, criar materiais pedagógicos com produtos recicláveis, por exemplo, e oferecer atividades educacionais para a população que frequenta tais lugares.

O que fazer para crescer na carreira?

É claro que ninguém se forma em uma graduação hoje e assume a direção de uma escola amanhã. Os cargos mais elevados ou mais específicos exigirão do profissional muito mais do que um diploma de ensino superior. Anos de experiência em atividades ligadas à educação e a busca constante pela qualificação contarão muito.

Por isso, é essencial que você invista em cursos, e a Educação a Distância da Uninter pode colaborar muito na sua formação. Com várias opções de uma segunda graduação, pós-graduação ou cursos de extensão, a Uninter proporciona a qualificação necessária para que você possa aumentar seu conhecimento, ampliar suas possibilidades e crescer em sua carreira.

Se você pensava que um pedagogo só tinha uma opção de trabalho até se aposentar, descobriu que existem várias outras possibilidades, não é mesmo? Essa profissão abre muitas outras portas e o mercado de trabalho em pedagogia oferece ao profissional atuações bem diversas.

Agora, que tal começar a se planejar? Leia este outro artigo e saiba como montar um plano de carreira!