Quando se fala em cursar uma faculdade, o mais comum é a pessoa pensar na forma presencial, mas isso vem mudando. O mercado de trabalho e a Educação a Distância têm se transformado, ganhando mais alunos ao mesmo tempo em que o diploma do ensino a distância conquista mais reconhecimento.

Mas podem surgir dúvidas sobre a certificação: afinal, ela tem o mesmo valor nesta modalidade? Nós podemos garantir que sim! Não existe diferenciação na hora da avaliação para um possível emprego, por exemplo.

Quer saber como está a questão do mercado de trabalho em relação ao ensino a distância? Então, está no conteúdo certo. Neste texto, falamos também sobre as vantagens que um aluno da EAD tem em relação aos outros. Continue com a leitura e aprenda!

O ensino a distância

Não é nenhum exagero dizer que a rotina nos cansa, não é mesmo? São muitas obrigações que temos e, às vezes, parece que as 24 horas do dia não são suficientes para cumpri-las. As coisas ficam ainda mais complicadas quando o assunto é a especialização, pois, com tudo tão corrido, como incluir os estudos nessa equação?

É nesse ponto que o ensino a distância vem se tornando um diferencial na vida das pessoas. Quem estuda dessa forma pode ler em qualquer lugar: por meio de um smartphone ou computador com internet à disposição. A graduação usa, atualmente, plataformas modernas, tutores qualificados e videoaulas para que o aluno aprenda com mais facilidade.

No ambiente virtual, existem seções que disponibilizam os materiais pedagógicos, como textos e exercícios, além das notas dos trabalhos e avaliações. Os chats promovem uma grande interação entre a turma e os professores, ao mesmo tempo em que também existem grupos de discussões pelas redes sociais.

O mercado de trabalho e EAD

Com todas essas vantagens acima, é claro que o número de polos aumentou. De acordo com o último Censo feito pelo Ministério da Educação em 2017, o crescimento foi de 133% em um ano. Os dados também mostraram que 18% das matrículas são feitas para a modalidade, sendo que, em 2006, esse percentual era apenas de 4,2%.

Isso tudo aconteceu porque a qualificação também teve um crescimento. O ensino a distância passa por avaliações semelhantes ao presencial, ou seja, são examinados o corpo docente, infraestrutura e metodologias aplicadas. Para saber a nota que cada instituição recebe, é só entrar no site do MEC e digitar o seu nome. Quanto mais próxima à nota cinco, melhor é a excelência do local.

Powered by Rock Convert

O diferencial do aluno da modalidade

Já mostramos como a EAD funciona, quais são as suas qualidades e até mesmo a realidade do mercado de trabalho. Como podemos ver, essa é uma área que vem crescendo e conquistando novos adeptos, sem deixar de perder a qualidade. E todo esse investimento tem um retorno: traz um diferencial para os estudantes. Na visão do empregador, eles têm habilidades conquistadas nos estudos que podem ser usadas no trabalho — e nós falamos sobre elas nos itens a seguir.

Organização

Por não estar presencialmente na instituição todos os dias, é necessário que o aluno tenha uma rotina bem organizada. Quando estamos em casa, às vezes temos a tendência de relaxar, ainda mais depois de um dia estressante. Porém, quem cursa EAD tem que planejar bem o seu dia a dia para estudar e não perder nenhuma matéria. Essa é uma habilidade muito bem vista e utilizada no ambiente de trabalho.

Disciplina

Além da organização, é preciso ser bastante disciplinado. Todo os dias, o aluno tem que ter um tempo para assistir às videoaulas, ler o material necessário, fazer as atividades, trabalhos e, se for necessário, tirar suas dúvidas com os tutores. Sabe aquela famosa frase “amanhã eu faço”? Nesse quesito não rola. O estudante precisa desenvolver força de vontade, dispor de um tempo para os estudos e não procrastinar!

Autodidatismo

Por ser EAD, é importante o aluno ter interesse e estudar além dos materiais indicados. Não fique preso apenas ao conteúdo recomendado, busque sempre o aprofundamento desenvolva o pensamento de aprender sempre mais. É essencial que os conteúdos sejam compreendidos da melhor forma possível para que possa esclarecer todas as dúvidas e consiga avançar no conhecimento.

Proatividade

A definição de ser proativo é pensar e agir com antecedência, não esperar acontecer para resolver. Essa é uma excelente habilidade para o mercado de trabalho e para a EAD. Sabe que tem provas? Não aguarde uma semana antes para poder estudar e leia o material semanalmente. Assim, não haverá desespero nem acúmulo de matéria. Se tiver dúvidas, pergunte e tente eliminá-las o mais rápido possível para dar seguimento aos estudos. O estudante da modalidade aprende a se antecipar aos problemas e tem mais facilidade com a resolução deles.

Foco

Quando entramos em qualquer instituição de ensino, seja a distância ou presencial, é porque temos um objetivo. A especialização é a melhor forma de entrar no mercado de trabalho, crescer na carreira e até conseguir aquele tão almejado aumento de salário. Portanto, é necessário ter foco, traçar metas e vencer os obstáculos do dia a dia, como trabalhos, cansaço e outras distrações existentes.

Por meio deste texto, mostramos o quanto o mercado de trabalho e a EAD estão mudando e trazendo mais qualidade e oportunidades para alunos e, consequentemente, trabalhadores. Para quem não tem tempo, a modalidade é uma grande aliada para conciliar estudos, trabalho e lazer. Se tinha dúvidas sobre o ensino a distância ou se teria alguma diferença no diploma, elas acabaram! O estudante dessa modalidade tem as habilidades e os diferenciais que as empresas estão buscando.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para se aprofundar ainda mais, leia sobre a pós em EAD. Temos certeza que vai se interessar!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert