Subscribe Now

Trending News

Qual a melhor especialização em Direito? Confira os melhores cursos
Pós Graduação

Qual a melhor especialização em Direito? Confira os melhores cursos

A área do Direito abre um leque de possibilidades para o profissional que decide seguir essa carreira. Muitas vezes, pode ser difícil escolher qual a melhor especialização em Direito a fazer. Comece pesquisando muito e descobrindo quais áreas estão em crescimento.

Este post propõe justamente ampliar seus conhecimentos sobre as áreas mais promissoras para os próximos anos a fim de colaborar com a sua decisão. Você conhecerá bons motivos para fazer uma especialização e descobrirá as vantagens de optar por uma pós-graduação a distância. Acompanhe!

Por que é importante fazer um curso de especialização?

Para que a sociedade viva em harmonia, são criadas leis e normas que devem ser seguidas por todos. Porém, elas não são definitivas nem imutáveis. Afinal, o dinamismo das relações sociais, comerciais e as inovações tecnológicas que surgem a todo momento fazem com que novas leis sejam criadas.

Sempre há algo novo e, para que um advogado possa exercer sua função com a qualidade e a seriedade que a profissão exige, ele precisa estar atualizado com as leis, decisões dos juízes e tudo mais sobre a área na qual escolher atuar. Portanto, existe uma estreita relação entre o estudo e a vida profissional.

A área do Direito é muito abrangente e um curso de especialização permite que você foque seus esforços e conhecimento em uma determinada ramificação. Dessa forma, você garante um melhor resultado do seu trabalho. Além disso, a importância de uma pós-graduação para sua carreira pode ser surpreendente.

Antes de tomar uma decisão é bom conhecer em quais áreas você pode se especializar e quais estão em crescimento e são as mais promissoras para os próximos anos. Aproveite para refletir sobre o seu futuro, o que você espera, onde deseja chegar e quais são seus objetivos de vida.

Quais são os cursos de especialização promissores para a área do Direito?

Existem várias áreas que um advogado pode escolher. Algumas são novas e apareceram com as novidades tecnológicas. Outras estão em crescimento devido a mudanças nas leis, o que causa uma grande procura por elas.

Você conhecerá, a seguir, alguns ramos do Direito em ascensão.

Direito Trabalhista

Longe de ser uma área nova, a procura por um advogado especialista na área trabalhista cresceu muito após a reforma trabalhista de 2017. Ainda existem muitas dúvidas por parte das empresas e dos trabalhadores e esse profissional pode ajudá-los a entender as mudanças.

Entre outras funções, cabe a ele promover auditorias e mediar os processos entre a empresa e seus empregados. Também é possível prestar serviço de consultoria às empresas a fim de que tudo esteja conforme a lei, evitando problemas jurídicos.

Com a reforma da Previdência que está por vir, novas mudanças acontecerão e os serviços desse profissional serão ainda mais requisitados por um bom tempo.

Direito Tributário

Não é novidade que a quantidade de impostos a serem pagos no Brasil é enorme. Assim, é função desse especialista conhecer toda a legislação que envolva a área de atuação da empresa a qual assessora para orientar sobre a melhor forma de pagamento dos tributos. Dessa forma, a organização terá a segurança de estar com seus impostos em dia.

Com a constante promessa do governo de mudanças na arrecadação de impostos, a área promete crescimento. Além disso, as empresas necessitam cada vez mais de um bom planejamento para seus pagamentos. É interessante para esse profissional ter uma formação complementar em Contabilidade.

Compliance

Depois da Lava Jato e tantas outras operações deflagradas pelo país, a busca pelo Compliance só cresceu. Com a Lei Anticorrupção, de 2013, as empresas começaram a se preocupar mais com sua imagem perante a sociedade. Passaram a investir em auditorias internas e na criação de códigos de conduta.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

É função do advogado especializado em Compliance ajudar a empresa a agir com transparência e dentro da lei, assim como analisar suas práticas a fim de evitar falhas de conduta e escândalos de corrupção.

Direito Ambiental

A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade tem crescido entre as empresas e os gestores, afinal os consumidores estão exigindo cada vez mais isso das empresas. Essa atitude faz com que o Direito Ambiental seja uma das áreas que mais cresça nos próximos anos.

Essa área exige bastante do profissional, pois está diretamente ligada a outras áreas do Direito, como o Penal e o Constitucional, entre outras. Manter o desenvolvimento, sem permitir que o meio ambiente seja prejudicado para as futuras gerações é o grande desafio. Por isso, o que não falta é campo de trabalho para esse profissional.

Direito Digital

A sociedade tem se tornado cada vez mais digital, o que facilita muito nossa vida, sem dúvida alguma! Entretanto, com toda a inovação tecnológica também aparecem novas formas de crimes. O Marco Civil da Internet, promulgado em 2014, veio regulamentar o uso da Internet no Brasil e colaborou para direcionar o Direito Digital no país.

O advogado que decidir se especializar nessa área deve estar pronto para lidar com assédio nas redes sociais, problemas com e-commerce, uso de bancos pela internet e outros crimes digitais. Como é uma área de avanços e inovações muito rápidos, promete ser bem desafiadora para o profissional que. além dos conhecimentos jurídicos, deve ter também bons conhecimentos técnicos.

Quais as vantagens de escolher uma pós-graduação EAD?

Hoje fazer só uma graduação não basta. O estudo deve ser um processo contínuo para que se possa ter a qualificação que o mercado de trabalho exige de um bom profissional. Entretanto, muitas pessoas não sabem direito como funciona uma pós-graduação a distância e todos os benefícios que ela proporciona.

Flexibilidade de horário

Com a vida cada vez mais corrida, pode ficar difícil conciliar trabalho e estudo se você tiver o compromisso de ir a uma faculdade e assistir aulas sempre no mesmo horário. Podem aparecer horas extras no trabalho, viagens a negócios e, aí, os estudos acabam sendo prejudicados.

No ensino a distância, você assiste as aulas por meio de uma plataforma digital no momento que for mais adequado aos seus horários. Mas não pense que pode fazer tudo na hora que você quiser. Existe um cronograma de aulas, tarefas e provas a seguir. Porém, dentro dele, você escolhe a hora em que fará cada atividade. Estudar on-line exige muita dedicação e comprometimento.

Comodidade

Outro fator importante é não ter a necessidade de ir até um local fixo para ter suas aulas. Você pode estudar em casa, no escritório ou qualquer outro lugar, desde que tenha um computador e acesso à internet. Assim, você pode fazer aquela viagem de negócios sem se preocupar, pois não perderá nenhuma aula.

Menor custo

Como a estrutura para manter um curso a distância é diferente, as mensalidades costumam ser mais acessíveis do que nos cursos presenciais. Isso não quer dizer que a qualidade do curso é inferior. A pós EAD tem o mesmo rigor de uma presencial.

Diploma igual

Isso mesmo! O diploma ou certificado EAD tem o mesmo valor do presencial. Não vem escrito nele a modalidade na qual a pós-graduação foi cursada.

Com todas essas vantagens, você não tem mais desculpa para não escolher uma especialização e fazer uma pós-graduação EAD. Contudo, na hora de escolher a instituição onde estudará, certifique-se de que se trata de uma faculdade reconhecida pelo MEC.

Como você pôde ver, o curso de Direito proporciona a possibilidade de trabalho em diversos setores e há diversas áreas que estão em alta. Agora é só escolher qual a melhor especialização em Direito para você, encontrar uma boa instituição para cursar sua pós-graduação a distância e começar a estudar!

Ainda em dúvida sobre fazer um curso a distância? Então leia este outro artigo e descubra 6 vantagens de uma pós EAD!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *