Subscribe Now

Trending News

6 dicas para superar o medo do Enem
Graduação

6 dicas para superar o medo do Enem

Muitas universidades utilizam a nota do Enem como processo de seleção dos candidatos a uma vaga em um de seus cursos. Isso faz com que a vontade de ir bem na prova seja grande — mas, junto com isso, vem o medo do Enem. Afinal, é por meio dele que você pode entrar na faculdade.

Não conseguir a pontuação necessária para o curso que deseja, não dar conta de estudar todo o conteúdo, passar mal na hora da prova… Nossa imaginação e ansiedade podem criar medo de várias coisas. O importante é ser capaz de superar esses receios e ir atrás do seu objetivo.

Neste post, você vai entender que o problema não é ter medo, mas ser vencido por ele. Além disso, descubra 6 dicas de estudo que ajudarão a superá-lo e conheça algumas maneiras de lidar com toda a tensão que acompanha a prova. Confira!

Por que ter medo do Enem é normal?

Se é a sua primeira vez fazendo a prova, estará ansioso por passar por uma situação nova. Se não for a primeira, isso significa que, anteriormente, não conseguiu o objetivo que queria e agora é para valer. De qualquer forma, sempre será um momento tenso.

Além disso, ainda tem a pressão da família, o fato de o curso almejado ser muito concorrido, a falta de apoio dos amigos, a insegurança de conseguir passar em uma universidade pública, a ansiedade de ter que lembrar de tudo o que estudou, o medo de se atrasar ou de ficar doente, e muitos outros fatores.

Mas você não pode deixar que o medo e a insegurança o impeçam de realizar seus sonhos. Confie e acredite que você é capaz de conseguir uma boa pontuação na prova. É claro que, para isso, é necessário muito estudo e preparo, mas a falta de autoconfiança é um dos fatores que mais atrapalham o seu desempenho na prova.

Tudo começa com um bom preparo: ele é a base para a confiança de que você precisará. Isso exigirá muito foco nos estudos e dedicação, porém aumenta muito a probabilidade de conseguir atingir seu objetivo!

Como se preparar para a prova?

A fim de aumentar as suas chances de se dar bem na prova, uma boa preparação é essencial. Existem muitas maneiras de estudar para o Enem: veja 6 dicas para superar o medo e estar pronto para enfrentar esse desafio.

1. Identifique qual é o melhor método de estudo para você

Avalie qual é o melhor método de estudo para você ou então crie o seu próprio. Afinal, existem várias formas de estudar. Veja alguns exemplos:

  • faça resumos;
  • assista a videoaulas;
  • use aplicativos para estudo;
  • resolva exercícios;
  • leia as resoluções comentadas.

Algumas pessoas se dão muito bem ao fazer um pouco de cada, outras focam mais em um tipo de técnica do que em outra. Teste o que mais funciona com você. Qual forma faz com que memorize melhor os conteúdos? Dedique-se e tire o máximo de proveito dos seus estudos.

2. Crie um cronograma de estudos

Você sabe que há muita matéria a ser estudada e revista, em várias disciplinas. Se tudo não estiver muito bem organizado, você acabará se perdendo e deixando de ver conteúdos que podem ser importantes. Por isso, é importante criar um cronograma de estudos.

Primeiro, marque todos os seus compromissos inadiáveis — como aulas, consultas médicas e até viagens que precisará fazer com a família. Depois, reserve os espaços que serão dedicados ao estudo e, neles, organize as matérias ou áreas de conhecimento e conteúdos. E lembre-se: quanto mais específico for o seu planejamento, melhor.

3. Entenda as suas dificuldades

Na hora de estudar, o autoconhecimento ajuda muito. Quais são as matérias mais fáceis e as mais difíceis para você? Todo mundo tem pontos fortes e fracos. O problema é que, muitas vezes, tendemos a deixar aquelas que menos nos agradam ou que consideramos difíceis de lado e vamos enrolando. A procrastinação passa a ser um problema.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Na verdade, é justamente nessas matérias que nosso foco deve ser maior e mais intenso. Para não se sentir tão desmotivado, alterne-as com aquelas que você gosta ou tem mais facilidade. Intercalar os tópicos, além de ajudar na memorização, ainda dará uma motivação no estudo.

4. Faça simulados e provas anteriores

Não adianta estar afiado na teoria se não estiver preparado na prática. Faça muitos simulados e abuse das provas anteriores. Dessa forma, você ficará familiarizado com os enunciados dos exercícios e com o conteúdo relacionado, de modo que seu cérebro se acostumará com o estilo da prova.

Aproveite também as correções comentadas para tirar dúvidas sobre algumas questões. E não se esqueça de que esse tempo para simulados e provas anteriores deve estar presente no cronograma de estudos, certo?

5. Acompanhe as atualidades

Embora não seja uma regra, as redações costumam ser sobre algum tema da atualidade. Como você poderá argumentar e propor uma intervenção para o problema se não sabe sobre o que se trata?

Leia muito, assista ao telejornal e acompanhe as redes sociais. Estar bem informado é essencial. Se você ainda não tem o hábito da leitura, já passou da hora de começar.

6. Controle o tempo

Quando chegar mais perto do exame, comece a fazer os simulados e provas anteriores cronometrando o tempo. Assim, você se acostumará com o prazo disponível para realizá-lo.

O que fazer para aliviar a ansiedade antes da prova?

Se mesmo depois de estudar bastante e se preparar bem você continua ansioso com a chegada da prova, não se preocupe: isso também é normal. Entretanto, algumas atitudes podem ajudar a diminuir o estresse que acompanha esse momento.

Dias antes:

  • conheça o local onde você fará a prova;
  • decida o meio de transporte que utilizará;
  • veja quanto tempo leva para chegar até o local da prova.

Um dia antes:

  • arrume a roupa que você usará;
  • separe seus documentos;
  • reserve uma garrafa com água e uma barra de cereais para levar;
  • separe mais de uma caneta — se uma falhar, você não precisará entrar em desespero;
  • tenha uma boa noite de sono.

No dia da prova:

  • alimente-se bem — mas sem exageros;
  • saia de casa com antecedência.

Se, mesmo assim, ainda estiver ansioso, tente respirar devagar e profundamente. Esse tipo de respiração ajuda na retomada do autocontrole e pode ser feita até mesmo durante a prova. Todas essas pequenas atitudes podem evitar grandes momentos de estresse.

Seguindo as dicas de como se preparar para a prova e de como controlar a ansiedade, você terá mais chances de superar o medo do Enem e se sair muito bem. Acredite em todo o seu potencial, dedique-se bastante ao estudo e nunca desista dos seus sonhos!

E se você ainda tem alguma dúvida sobre qual carreira seguir, não deixe de ler nosso artigo sobre como escolher o curso de graduação.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *