Subscribe Now

Trending News

Livros de autoconhecimento: invista em seu desenvolvimento pessoal
Graduação

Livros de autoconhecimento: invista em seu desenvolvimento pessoal

18A preocupação em conseguir entender mais profundamente os aspectos individuais de cada um tem sido cada vez maior — e, para ajudar nessa busca, aparecem os livros de autoconhecimento. Eles são grandes aliados daqueles que estão procurando por mudanças em suas vidas.

A imagem profissional está intimamente ligada ao autoconhecimento e ela pode interferir no sucesso de sua carreira. Ter maior compreensão sobre si é, hoje, tão importante quanto ter as habilidades técnicas necessárias à sua profissão.

Descubra alguns livros que vão colaborar na descoberta de seu eu interior, no desenvolvimento do seu autocontrole e na conquista de seus objetivos. Acompanhe!

Entenda a importância do autoconhecimento

O autoconhecimento é considerado uma das habilidades mais importantes para o sucesso de uma pessoa — afinal, a maneira como você se comporta ou reage às situações depende dele. Principalmente no mundo corporativo, essa tem sido uma busca crescente.

Para que você possa ser uma pessoa bem equilibrada e saiba lidar com outros indivíduos e emoções, é necessário saber lidar consigo mesmo. Estar consciente sobre seus próprios hábitos e pensamentos pode ajudar na busca por uma vida mais saudável e equilibrada, a se relacionar melhor com as pessoas ao seu redor e até mesmo a descobrir sua vocação.

Ter ciência de seus pontos fortes e fracos é crucial para conseguir manter o foco no desenvolvimento pessoal. Dizer “não” para algumas tentações do dia a dia, reconhecer suas falhas, melhorar a postura e fazer reflexões constantes são alguns exercícios de autoconhecimento.

Conheça alguns livros para você se descobrir

A leitura sempre foi um excelente recurso para quem busca informação em qualquer área. Para desenvolver o autoconhecimento, não é diferente. As prateleiras das livrarias estão cheias de opções para ajudá-lo a se conhecer e alcançar o sucesso e a felicidade.

Com tantas opções, separamos aqui alguns livros que você não pode deixar de ler nessa descoberta do seu eu interior. Se ainda não tem o hábito da leitura, essa é uma boa hora para começar!

O Poder do Agora — Eckhart Tolle

Muitas vezes, perdemos tempo pensando em como as coisas poderiam ter sido diferentes no passado, o que poderíamos ter feito ou a forma como poderíamos ter agido. Outras vezes, vivemos ansiosos com o futuro e tudo o que pretendemos conquistar para, então, podermos nos considerar felizes e realizados, pessoal ou profissionalmente.

Nesse livro — que esteve no topo da lista dos mais vendidos por muito tempo —, o autor nos ajuda a lembrar que o que importa de verdade é o momento presente, pois é nele que todas as mudanças podem acontecer. Não adianta sofrer pelo que aconteceu no passado o se angustiar por algo que não aconteceu ainda.

Com uma linguagem simples, que transforma conceitos complexos em uma forma fácil de serem compreendidos, o autor traz pensamentos de várias tradições espirituais e religiões. Esse é um guia que nos leva a descobrir nosso potencial interior e a valorizar mais nossa vida presente no cotidiano — afinal, tudo acontece no agora.

Inteligência Emocional — Daniel Goleman

Daniel Goleman é um psicólogo considerado o “pai” da inteligência emocional. Foi por meio desse livro, que já teve mais de 5 milhões de cópias vendidas, que ele popularizou esse conceito por todo o mundo.

O autor afirma que o controle das nossas emoções é fundamental para nosso desenvolvimento e que a falta desse controle pode arruinar toda uma vida promissora. Dessa forma, a habilidade do autocontrole passa a ser tão importante quanto as habilidades técnicas e acadêmicas.

Considerado um dos mais importantes livros sobre autoconhecimento, Daniel descreve, por meio de exemplos, o que considera ser as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas influenciam nossas vidas sob os mais variados aspectos.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Poder sem Limites — Anthony Robbins

O autor se baseia nos conceitos da PNL — Programação Neurolinguística — para dar orientações sobre como trabalhar o desenvolvimento pessoal e profissional e ajudou a popularizar a prática em todo o mundo.

Ele apresenta técnicas de autoconhecimento que podem ser usadas por qualquer pessoa para alcançar o desenvolvimento de uma base saudável para a mente e as emoções. Tendo maior controle sobre si mesmo, consegue-se uma melhor qualidade de vida e melhor relacionamento no trabalho e em casa.

Fazendo uso de diagramas e histórias de sucesso, o autor fala sobre valiosos ensinamentos que já compartilhou com celebridades, como Arnold Schwarzenegger e Bill Clinton. Esse é um daqueles livros que não dá vontade de parar de ler.

Pai Rico, Pai Pobre — Robert T. Kiyosaki

Lançado em 1997 e com mais de 9 milhões de cópias vendidas, esse best-seller continua mais atual do que nunca. O autor chama a atenção para a importância de agir de forma inteligente para alcançarmos uma estabilidade financeira.

No livro, Robert nos alerta para o fato de aprendermos tantas coisas na escola, mas sairmos dela sem estarmos preparados para lidarmos com o dinheiro na vida real. Contrariando até mesmo alguns dos mais tradicionais princípios contábeis, apresenta uma percepção moderna de como realizar investimentos financeiros.

Com linguagem simples e didática, esse é um clássico na área de finanças que ensina a se tornar um investidor. Mais que isso, propõe uma nova visão sobre como lidar com nosso dinheiro e o que é o enriquecimento.

O Poder do Hábito — Charles Duhigg

Lançado em 2012, esse livro já conta com mais de 500 mil cópias vendidas no Brasil — e não é à toa. Charles Duhigg pesquisou por 20 anos a relação entre o ser humano e os seus hábitos, e como eles interferem em sua vida.

Como eles são criados? Por que fazemos algo de determinada forma? Como eliminar hábitos ruins? Essas são algumas das perguntas que são respondidas ao longo do livro, enquanto o autor nos mostra que todo hábito pode ser mudado.

Por meio de histórias sobre ele mesmo e outras pessoas importantes — como Howard Schultz, diretor executivo da Starbucks, e Michael Phelps, campeão olímpico —, ele demonstra a importância de corrigir hábitos no momento certo e como isso pode impactar no seu sucesso.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes — Stephen R. Covey

Na lista dos mais vendidos por 8 anos consecutivos, foi considerado o livro mais influente no mundo dos negócios do século XX. Publicado em 1989, ele ainda é atual, pois, segundo o autor, os hábitos se baseiam em princípios imutáveis — como integridade, responsabilidade, compreensão mútua e respeito.

Com um ritmo de vida cada vez mais corrido, fica difícil conseguir o equilíbrio necessário, seja no campo afetivo ou profissional. Então, como podemos nos tornar pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas?

Para o autor, adquirindo esses 7 hábitos a que se refere no título, estaremos prontos para uma mudança e desenvolvimento interior que nos levará a alcançar nossos objetivos pessoais e profissionais.

Uma boa leitura, além de ajudar a relaxar, ainda pode colaborar na aquisição do autocontrole. Saber lidar com as próprias emoções é uma das habilidades essenciais no profissional do futuro. Neste post, demos algumas dicas de excelentes livros de autoconhecimento para você. Então, escolha um para começar e boa leitura!

O que você achou das nossas dicas? Você já leu algum desses livros, ou tem outra recomendação? Deixe seu comentário aqui no post!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *