Subscribe Now

Trending News

Passo a passo: saiba como liderar uma equipe
Pós Graduação

Passo a passo: saiba como liderar uma equipe

Liderar uma equipe com eficiência não é uma tarefa fácil. Todavia, quando realizada com sucesso, é possível mudar os rumos da empresa. O líder tem o fundamental trabalho de guiar os colaboradores pelos melhores caminhos para que consigam, juntos, alcançar os objetivos.

Tem gente com mais facilidade com a função, mas a verdade é que, quando se tem uma especialização, ela fica mais segura de ser desenvolvida. Acha que não tem o dom? Fique tranquilo, ninguém nasce sabendo e o importante é ter dedicação.

Está querendo saber como ser bom líder? Então veio ao texto certo. Falamos sobre a relevância do cargo, damos dicas de como desenvolvê-lo com sucesso e também sobre as características dele. Acompanhe!

O papel de um líder dentro da empresa

As empresas têm uma divisão de cargos com um papel a ser desenvolvido e certa importância dentro da instituição. Com o líder, isso não é diferente: afinal, ele é aquele que tem que influenciar fortemente a sua equipe sem ter que usar a força ou o medo. Também é de sua responsabilidade conseguir bons resultados, por meio da atividade dos trabalhadores, sempre incentivando o crescimento de cada um.

Mas nem sempre foi assim. A questão de comandar um grupo mudou com o passar dos anos. Até meados da década de 1960, estar no cargo de chefia era sinônimo de sentar na cadeira e exercer controles mecânicos, fazendo planejamentos, organizando, agindo, controlando e corrigindo. Era aquela pessoa que tinha o total comando dos funcionários, sendo a sua principal meta dar ordens para que a tarefa fosse feita.

Com o passar do tempo e com muitas pesquisas, as firmas foram percebendo que esse padrão não funcionava e dificultava o relacionamento entre as pessoas. Então foram buscando formas de melhorar esse papel, trazendo mudanças e otimizando o estilo de ofício. Uma boa liderança deve conhecer todas as etapas e os processos dentro da organização, a forma certa de fazer cada uma delas, além de garantir que tudo esteja sendo feito corretamente.

Os líderes devem entender as políticas e os procedimentos da empresa, assim como a sua missão, visão e seus valores, e transmiti-los aos outros membros para garantir que sejam seguidos. Além disso, é de responsabilidade deles desenvolver um bom relacionamento com os colaboradores, guiando de forma amistosa todos os serviços. Afinal, foi comprovado que, quando os trabalhadores estão mais felizes, rendem mais.

Cinco passos para liderar uma equipe com sucesso

Você já sabe quais são as funções dele, mas como conseguir comandar um grupo? A questão aqui não é igual a uma receita de bolo, porém existem dicas para conseguir fazer o serviço da melhor forma possível, sempre buscando bons resultados. É necessário ser um bom exemplo para eles, criar um ambiente harmônico e até mesmo dar feedbacks. Descubra mais sobre esses e outros itens, seguindo com a leitura.

1.   Seja exemplo

A frase “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não está com nada. Afinal, do que adianta cobrar por algo que não realiza? As pessoas respeitam quem elas admiram e é muito importante ser exemplo para os seus colaboradores. Além disso, é fundamental seguir a cultura da empresa, trabalhando sempre a missão, a visão e os valores em suas ações.

É muito normal que os funcionários pratiquem atitudes semelhantes às do líder, e isso acontece por conta da representatividade. Se existirem regras a serem cumpridas, comece a praticá-las ativamente, pois não é porque alguém está em um cargo acima que será a exceção.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

2.   Cumpra suas tarefas

Como poderá cobrar a entrega de serviços ou as demais tarefas se você mesmo não consegue fazer isso? É essencial mostrar comprometimento junto àquele trabalho. Além disso, use materiais como exemplo, mostre a todos o seu desenvolvimento, as soluções, converse com eles e confeccione documentos e ações para o dia a dia.

Assim, é possível conseguir integrar o que cada um tem de melhor e gerar uma excelente ferramenta para os seus clientes. Isso também é capaz de eliminar as dificuldades que os outros integrantes da equipe tenham.

3.   Dê feedbacks

Essa ação é uma excelente forma para você e o pessoal conseguirem mensurar resultados, pois é a oportunidade para ver em que estão acertando, avaliar o que não está fluindo e ter tempo para fazer mudanças. Mas é importante saber conversar e expressar-se da forma correta com eles.

Faça reuniões, em grupo ou individuais, com todos e exponha o que está acontecendo. Aproveite a oportunidade para ouvir o que eles têm a dizer sobre o seu desempenho ou o que pode ser feito para melhorar as relações no serviço.

4.   Acompanhe os trabalhos

Um bom líder tem que vistoriar de perto o que acontece com os funcionários, mas não por autoritarismo, e sim porque tem que ficar a par de tudo. Acompanhe desde o início os projetos que estão sendo desenvolvidos, dê palpites e controle para que tudo saia conforme o planejamento.

Mas faça tudo com muita calma e sem parecer um domínio, pois liderar pessoas é ter que lidar com diferentes tipos de personalidades. Lembre-se de que eles carregam histórias e emoções distintas. Antes de fazer parte da equipe, é um indivíduo que tem sentimentos, alegrias, angústias e fraquezas.

5.   Crie um bom ambiente

Cada colaborador é diferente, afinal, são várias personalidades trabalhando juntas. É comum acontecerem alguns atritos, de um achar que o outro recebe mais atenção sua ou vice-versa. Porém, todos têm que receber a mesma dedicação e o mesmo esforço seu, independentemente de quem for.

É responsabilidade de quem está no comando prezar pelo bom relacionamento de todos, manter a paz e deixar o trabalho fluir bem dentro da empresa. Faça dinâmicas, utilize caixinhas de sugestões e crie maneiras de estar acessível sempre, seja por telefone, WhatsApp e até e-mail.

As características de um líder de qualidade

Como citamos, não existe uma pessoa que nasça com a liderança nata. Ela pode, sim, ter uma facilidade para o cargo, porém não é algo que não possa ser desenvolvido ao longo da vida e com muita dedicação. Mas existem qualidades que toda pessoa em posição de comando deve ter. São elas:

  • reconhecer os limites;
  • oferecer sempre um feedback;
  • reconhecer os méritos;
  • ter uma boa tomada de decisões;
  • estimular os profissionais;
  • saber pedir auxílio;
  • assumir responsabilidades;
  • ser observador.

Com este texto, queremos mostrar a importância e as melhores formas de conseguir liderar uma equipe. É fundamental reforçar que, mesmo que tenha várias características de um bom líder, é necessário estudar e buscar boas especializações para melhorar sempre. Lembre-se de que apenas com a dedicação diária é possível conseguir ser um dirigente de qualidade para os colaboradores.

Gostou das dicas? Deixe um comentário contando para a gente o que achou e se tem alguma das características necessárias. Sua participação é essencial para nós!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *