Subscribe Now

Trending News

Quer começar a investir em educação a distância? Confira dicas!
Investidor

Quer começar a investir em educação a distância? Confira dicas!

Desde que a pandemia começou, o mundo inteiro teve que se adaptar e criar métodos para continuar as atividades do dia a dia. A internet, claro, ajudou muito nesse processo, e o que se viu por aí foi muita gente realizando seus trabalhos em casa, no home office, e alunos criando uma verdadeira rotina para participar das aulas on-line.

Cinco meses depois de muito isolamento social e atividade remota, o que se percebe hoje é que a educação a distância caiu no gosto de muita gente, e o que era pra ser apenas uma alternativa em meio ao caos, uma verdadeira exceção, acabou se tornando a regra. Afinal, muita gente percebeu que as vantagens dos cursos on-line não se limitam à flexibilidade. Dependendo da instituição escolhida, a qualidade de ensino é tão incrível quanto à modalidade presencial.

Percebe-se, então, um mercado aquecido e pronto para receber investimentos. Para se ter uma ideia, antes mesmo da pandemia, a educação a distância já estava crescendo 15.4% ao ano de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Hoje, o que se vê é um verdadeiro burburinho de especialistas falando que esse número pode até dobrar nos próximos meses. É isso mesmo. Meses.

Desta forma, se você tem interesse em investir nesse mercado e quer se tornar um empreendedor na área da educação a distância, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar a fazer o melhor negócio. Fique por dentro!

Leia também:
5 motivos para investir no mercado de educação a distância

Fique atento ao mercado EAD

Independentemente do negócio, investir significa injetar dinheiro em um sonho que você acredita e que vai resultar em ótimos lucros a médio e longo prazo. No mercado de educação a distância não é diferente, mas antes de “seguir a boiada” e acreditar em tendências superficiais, é muito importante que você, investidor, tome as rédeas do negócio e esmiúce todos os detalhes do mercado. Quais são os índices de crescimento e previsões de economistas? Quanto eu terei de investir e qual é o valor que retornará para o meu negócio? Minha região vai ganhar com isso? Como a concorrência tem se comportado?

Essas e outras perguntas vão fazer parte da sua rotina antes mesmo de você começar a investir em educação a distância de fato e o tema vai fazer parte da sua vida durante todo o processo. Em resumo: fique antenado em tudo aquilo que esse segmento pode oferecer, analisando em detalhes os prós e contras do investimento.

Pesquise sobre a instituição

Apesar de se popularizar nos últimos anos, muito por conta do acesso à internet, a educação a distância não é uma novidade para instituições como a Uninter, que está há quase 25 anos dentro do segmento. Hoje em dia, claro, a concorrência está maior e, se você está pensando em investir no mercado EAD, não deixe de pesquisar sobre as instituições com as quais desejaria crescer junto.

Pense bem e analise: o que dizem os alunos da instituição? Quais reconhecimentos e prêmios já recebeu? Ela possui algum diferencial que nenhuma outra tem? Afinal de contas, mais do que investir em um negócio, você será um agente transformador que possibilitará que uma comunidade inteira se desenvolva por meio do conhecimento — e a qualidade, deve ser uma prioridade, não é mesmo?

200826_Prêmio-Reclame-Aqui_banner-Blog_Votação-Aberta-01 (2)Powered by Rock Convert

Depoimentos reais fazem a diferença

Tá aí algo que faz diferença em qualquer negócio. Os testemunhais de quem está trilhando o caminho certo fazem toda a diferença e podem te ajudar a tomar a melhor decisão. No caso de investir em educação a distância, procure saber quais são os exemplos de sucesso e o que os investidores veteranos têm a dizer sobre isso. Com uma pesquisa rápida, você conseguirá saber quantos polos de apoio presencial a instituição possui e quais deles estão perto de você.

A Uninter, por exemplo, possui mais de 800 polos espalhados em mais de 700 cidades em todo o Brasil — sobretudo em cidades remotas onde a educação a distância representa a única opção de estudo superior para milhares de pessoas.

Procure ter familiaridade com o tema

No início deste post, citamos aqui que, ao investir em educação a distância, o tema vai fazer parte da sua rotina. Desse modo, é muito importante que você tenha familiaridade com o tema, buscando saber tudo sobre o assunto. A internet, claro, é um bom caminho para começar aprendendo sobre tema como polos de apoio presencial, modalidades de ensino, ambiente virtual de aprendizagem e tantos outros assuntos que permeiam a rotina de quem investe em um mercado como este.

Na Uninter, claro, você terá todo o apoio para começar, mas é importante compreender que você vai respirar educação e essa será a força motriz para que o seu negócio cresça e seja um ótimo diferencial na sua região.

Gestão e administração são fundamentais

Ser empreendedor é estudar constantemente e estar antenado às principais mudanças de cenário. É ser resiliente e encontrar formas de se destacar, mesmo quando o “mar não está para peixe”. Por isso, além de respirar educação a distância e fazer disso uma verdadeira filosofia de vida, é muito importante que você, como investidor, seja um expert em gestão e administração. Tais temas são fundamentais pra saúde do negócio e o conhecimento impede que muitos erros sejam cometidos.

Observe os resultados da equipe, crie um plano de comunicação e divulgação dos produtos da instituição, elabore iniciativas para captação, e o mais importante: registre em planilhas e analise os resultados dia a dia. Esse é um dos segredos para você se tornar um investidor mais consciente e, acima de tudo, estratégico.

E aí, gostou das dicas para começar a investir em educação a distância? Fique por dentro de outras dicas bem legais aqui no blog. É só clicar na aba ‘Investidor’ para conferir todos os artigos.

Até o próximo post!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *