Com o avanço da vacinação global e a evolução do controle pandêmico, os intercâmbios deverão ser retomados com ainda mais força
Em março de 2020, a humanidade enfrentou um dos maiores desafios dos últimos 100 anos com o surgimento do novo coronavírus. O agente infeccioso atingiu o mundo inteiro, ocasionando dificuldades econômicas e sanitárias, e fazendo com que muitas pessoas interrompessem ou adiassem seus sonhos.
Em todos os países, poder público e sociedade civil se uniram para encontrar formas de frear a contaminação da população com medidas de distanciamento social, uso de máscaras e cuidados com a higienização. Em outra frente, os cientistas dos maiores e mais renomados laboratórios iniciaram uma corrida contra o tempo para desenvolver uma vacina que fosse capaz de controlar a situação e proteger a humanidade do vírus.
E foi então, nesse curso da história, que mais uma vez a ciência e os cientistas surpreenderam. Contrariando todas as expectativas devido ao rápido avanço da contaminação contra a quantidade de tempo para elaborar um imunizante, diferentes laboratórios desenvolveram não uma, mas várias vacinas em menos de um ano.
Graças ao ótimo resultado que os imunizantes trouxeram e que, a curto e médio prazo poderão imunizar se não toda, grande parte da população mundial, muitos países reabriram as fronteiras para viajantes brasileiros e de outras nacionalidades. Porém, embora essa permissão esteja acontecendo mesmo sem a obrigatoriedade da vacina para alguns locais, é recomendável viajar tomando todos os cuidados possíveis. Afinal, após tanto tempo em isolamento social, é normal a ansiedade de “turistar”, conhecendo ou revisitando diferentes locais, mas não dá para descuidar dos procedimentos de segurança contra a Covid-19, pelo menos por enquanto.
Agora que você já está por dentro de todas essas recomendações, então é hora de pensar na próxima viagem. Se assim como dissemos lá no início do texto, você é uma pessoa que adiou algum projeto, como o intercâmbio, por exemplo, e não via a hora de ler que as fronteiras estão reabrindo, então esse conteúdo é para você! Vamos falar sobre o intercâmbio no pós-pandemia, e depois disso você avalia se já dá para preparar as malas.
Você sabe o que é um intercâmbio?
De acordo com o dicionário, a palavra intercâmbio é um substantivo masculino e significa reciprocidade de relações (culturais, comerciais, etc.) entre nações. Ou seja, tem a ver com trocas. Na prática, fazer intercâmbio significa ficar um tempo fora do seu país de origem conhecendo novas realidades com objetivos culturais, profissionais ou acadêmicos.
Com a pandemia, a maioria dos países fecharam suas fronteiras como medida de segurança sanitária e, aqueles que as mantiveram, adotaram medidas de restrição para viajantes internacionais, como a implementação de testagem em aeroportos e a necessidade de realização de quarentena.
É fato que essas medidas que visam proteger o viajante e a comunidade local permanecerão na nossa rotina por um bom tempo, mas é cada vez maior o número de países que estão reabrindo suas fronteiras, possibilitando a retomada das viagens e dos intercâmbios. Clique aqui e saiba quais países estão aceitando brasileiros.
Como escolher um intercâmbio?
Estudar fora do país é a oportunidade de viver uma experiência cultural completa. Além de poder aprimorar a fluência em uma língua estrangeira e conhecer novas tradições culturais, é também uma possibilidade de incrementar o currículo e melhorar as chances no mercado de trabalho.
Para escolher o melhor intercâmbio é importante levar em consideração o investimento, a duração, o domínio da língua e os objetivos profissionais e pessoais. Portanto, precisa, sim, de muito planejamento, e a Uninter pode te ajudar nesse processo com o Global Hub Uninter.
Na Global Hub você fica por dentro dos cursos e programas disponíveis, conhece os parceiros da Uninter e recebe as informações necessárias para escolher o intercâmbio que melhor se encaixa com o seu perfil. Além disso, você tem acesso livre e gratuito ao blog do projeto, com os posts mais atualizados sobre tendências globais, eventos, intercâmbios e muito mais. Para acessar o blog, clique aqui.
Muito mais que um intercâmbio!
Ao navegar pelo portal da Global Hub fica evidente que a iniciativa vai muito além de um simples programa de intercâmbio! Com mais de 20 instituições parceiras, na América Latina, Europa, Estados Unidos e Canadá, a plataforma possui a missão de democratizar oportunidades internacionais para estudantes e profissionais brasileiros e é por isso que, dentre suas funções, fornece:
- um boletim informativo mensal gratuito focado em conteúdo internacional que seja diretamente relevante para alunos, professores e funcionários da Uninter;
- eventos especiais abertos aos alunos da Uninter e ao público em geral;
- aconselhamento e suporte sobre conteúdo global e perspectivas de parceria para outras áreas da Uninter.
Ainda, ao participar do Global Hub Uninter você consegue: recursos para aprender inglês e espanhol; participação em eventos e cursos internacionais; aumento da rede de contatos; oportunidade de entrevistar referências internacionais em suas áreas de atuação; e muito mais. Viu só que legal?! Por isso, não deixe de acessar e conferir o site.
Se você é mais visual e prefere assistir ao invés de ler, vá direto ao canal do Youtube do programa. “Boa viagem”!
Posts relacionados
2 Comentários
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Excelente oportunidade. A Uninter sempre atenciosa com os alunos, garantindo boas experiências durante os estudos.
Oi, Emilyn! Agradecemos por seu carinho. ??