Subscribe Now

Trending News

Como um intercâmbio pode valorizar seu currículo?
Global Hub

Como um intercâmbio pode valorizar seu currículo?

Além de conhecer uma nova cultura e viver experiências únicas, um intercâmbio pode ajudar no crescimento profissional

 

Imagine a cena. Mais um dia começando e você, como milhões de brasileiros, na luta pela recolocação no mercado de trabalho ou por uma melhor oportunidade profissional. Hoje é seu dia! Café passado, espírito renovado e currículo atualizado, “vamos à luta”. Com o passar do tempo e muita procura, você chega naquela vaga tão almejada, “essa é minha, não tem jeito”! Na sua área de formação, condizente com as suas experiências, na empresa que sempre sonhou. Acontece que dentro dos requisitos necessários, o inglês fluente grita na sua cara e o curso realizado no ensino médio não passa toda aquela segurança, afinal, “eu sei que terá um teste de conversação.” 

De imediato você lembra do primo que ficou um ano fora do país e que depois de 5, 10 anos da viagem, tira até um extra dando aulas de inglês! Como que pode né?! Ao puxar o telefone e mandar uma mensagem, ele responde… “Eu aprendi mesmo, foi no intercâmbio”! 

Se você chegou até aqui, é porque ou já passou por algo parecido, ou não quer passar por isso! independentemente do motivo, a gente está aqui para te ajudar mostrando algumas das principais vantagens do intercâmbio para a valorização do currículo! 

 

Segundo idioma  

 Pesquisas indicam que os melhores cargos, nas melhores empresas exigem um segundo idioma. A “língua dos negócios” ou “linguagens universais” como o espanhol e o inglês, podem necessariamente significar melhoria salarial. Acontece que, como em tudo na vida, somente a prática leva a perfeição. Nesse sentido, um intercâmbio para outro país em que a sua sobrevivência exija o uso da língua estrangeira pode ser o impulso necessário para que domine plenamente o idioma. Além disso, imagina o peso desse intercâmbio no currículo! Lá, você fará cursos e aprenderá nas melhores instituições do mundo, com um selo internacional.  

 

Soft Skills  

Cada vez mais tem se falado no ambiente corporativo sobre as chamadas soft skills. O termo de origem na língua inglesa, refere-se a um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano, como empatia, liderança, boa comunicação, resolução de conflitos, flexibilidade, capacidade de trabalhar em equipe entre outros. Competências essas que, em geral, não são aprendidas nos bancos da faculdade, mas a partir das experiências de vida. Nesse sentido, um intercâmbio para outro país, longe da família em um novo e inexplorado território, pode ajudar nessa construção.  

 

Leia também:  

Passo a passo: saiba como montar um currículo 

8 razões pelas quais investir em um curso de ensino superior 

 

Bagagem Cultural  

 A cultura aproxima as pessoas, gera empatia e contribui para a formação da identidade dos indivíduos de um grupo. Não é raro que a partir de um contato eletrônico, no ambiente empresarial, se opte por uma reunião para conversar mais de forma mais fluída, entender sobre o projeto e, quem sabe, avançar do ponto de vista corporativo. Nessa construção, uma elevada bagagem cultural pode ajudar nessa fluidez da conversa. A chamada “quebra de gelo” tem muito a contribuir para que exista empatia, proximidade, e os negócios possam acontecer com mais naturalidade. Explorar as vantagens culturais que um intercâmbio proporciona é fundamental e, sem dúvida, essa informação se destacará no seu currículo, valendo ainda mais se a vaga pretendida for em uma empresa que negocie com estrangeiros! 

 

 

Rede de Relacionamentos  

Atualmente, mais do que nunca, estamos conectados a distância de um clique. As melhores práticas do mercado dos mais variados segmentos são compartilhadas quase que em tempo real. Inovação e velocidade são as palavras do momento e, com o intercâmbio e a ampliação de uma rede de relacionamentos internacional, você pode ser o agente transformador da sua companhia e se destacar em relação aos colegas. Acredite, os recrutadores estão de olho nesse perfil profissional e o intercâmbio no currículo hoje tem mais peso do que nunca!  

Viu só como é importante o intercâmbio e como ele pode dar mais peso para o seu currículo? Se você ficou interessado e quer saber como fazer o melhor intercâmbio da sua vida e conquistar o melhor resultado possível, a Uninter te apresenta o Uninter Global Hub, um programa que te ajuda a aproveitar as melhores oportunidades internacionais, conectando alunos, professores e profissionais para promover novas formas de pensar voltadas aos desafios e oportunidades globais. Além disso, o programa fornece conteúdo, contexto, conexões e recursos para capacitar e inspirar alunos com mentalidade global, facilitando o aprendizado e a pesquisa a nível internacional, adotando experiências estrangeiras. Ficou interessado e quer saber mais, clique aqui e venha conosco viver uma nova experiência, potencializar o seu currículo e conquistar o emprego dos seus sonhos! 

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *