Subscribe Now

Trending News

Qual a importância do autoconhecimento no dia a dia?
Carreira

Qual a importância do autoconhecimento no dia a dia?

Powered by Rock Convert

O autoconhecimento é um exercício muito importante para fazer durante a vida. Confira dicas práticas e inicie o seu processo de evolução agora mesmo! 

Você já parou para pensar quem é você, quais são suas ambições e perspectivas? Mais ainda: já listou seus limites e desejos pessoais e profissionais? O exercício parece algo simples, né? E talvez você até tenha as respostas na ponta da língua. Mas fica aqui a provocação: será que essas são as melhores escolhas para a sua vida?  

É aí que entra o autoconhecimento — um exercício que deve ser feito diariamente, no qual você define aquilo que quer (e não quer) para a sua vida, num processo constante de rever atitudes e realizar novas descobertas. Por isso, no post de hoje, decidimos falar sobre o assunto e, inclusive, dar dicas para você começar a se autoconhecer e aplicar todos os aprendizados no seu dia a dia, durante as tarefas mais comuns.  

Leia também: 

Saiba como descrever seus pontos fortes para o recrutador 

6 qualidades profissionais que toda empresa procura 

 

“Conhece-te a ti mesmo” 

Provavelmente você já deve ter escutado a máxima acima em algum lugar, né? Pois é, a citação inscrita à entrada do santuário de Delfos, na Grécia antiga, e difundida por Sócrates (470-399 a.C.) já apareceu em filmes, livros, músicas e diversas outras expressões artísticas que dão protagonismo ao autoconhecimento e a importância de exercitá-lo no dia a dia.  

Mas por onde começar? Todo mundo precisa praticar o autoconhecimento? A resposta é SIM, pois se conhecer é uma maneira de trazer bem-estar e equilíbrio físico e emocional à sua rotina, despertando virtudes que você nem sabia que possuía. 

Ou seja, a partir do momento em que colocamos em prática o autoconhecimento, alcançamos o crescimento pessoal, lapidamos a autoconfiança e conseguimos identificar com mais clareza os nossos medos, inseguranças, hábitos indesejados, frustrações e outros sentimentos e atitudes capazes de nos sabotar.   

Essa “Investigação individual” permite que você saia do piloto automático e comece a evoluir e a modificar antigos padrões de comportamento que, até então, considerava imutáveis. São perguntas básicas, mas com respostas complexas que vão levar você a uma jornada de autoconhecimento muito mais interessante. Olha só: 

EXPERIMENTE: 

Quer praticar o autoconhecimento? Para isso, tente responder: 

  1. Quem eu sou na vida pessoal e profissional? 
  2. Quais são meus interesses e objetivos? 
  3. Quais são as minhas virtudes e fraquezas? 
  4. Quais habilidades que eu tenho que me tornam único? 
  5. Quais são minhas metas para o futuro? 

Benefícios do autoconhecimento 

Você, a essa altura, já entendeu que a busca pelo autoconhecimento exige tempo e paciência. Afinal, o exercício não é resolvido de uma hora para outra e pede que a gente “olhe para dentro” de uma maneira mais íntima e profunda. “Tal jornada se dá de forma lenta e gradual. Por vezes, é necessário renunciar a certos modi operandi, por livre e espontânea vontade. […] Implica assumir responsabilidades e decisões sobre a própria vida (passada e presente) e entender que o futuro até pode (e deve) ser delineado e planejado, mas que não há garantias”, comenta Ana Paula Escorsin, psicóloga e professora do Centro Universitário Internacional Uninter. 

Ou seja, a partir do momento em que iniciamos o processo de autoconhecimento, passamos a enxergar claramente aquilo que precisamos potencializar, melhorar ou combater, fazendo com que o exercício seja algo fundamental para diferentes momentos da vida. Como por exemplo: 

  • Escolher uma profissão ou definir os rumos da carreira. 
  • Melhorar a autoestima. 
  • Controlar emoções. 
  • Tomar decisões de forma mais clara. 
  • Aumentar a inteligência emocional. 
  • Acabar com medos e inseguranças. 
  • Conhecer melhor as outras pessoas. 
  • Valorizar habilidades. 
  • Perseguir objetivos e sonhos. 
  • Ser mais positivo. 
  • Transformar erros em oportunidades de crescimento. 
  • Desenvolver o amor-próprio. 

Entre tantos outros benefícios.  

Quer saber mais sobre o tema? 

A busca pelo autoconhecimento começa pela análise e aprendizado. Então, antes de terminar o post, listamos aqui algumas obras que podem acompanhar você nessa jornada. Confira:
 

Podcast “Psicologia em Prática” (Spotify) 

Em um dos episódios, as psicólogas Alana Anijar e Cleane Abdala falam sobre como o autoconhecimento pode ser um processo transformador: 

Série “Sessão de Terapia” (Globoplay) 

Ao longo de quatro temporadas, a produção “Sessão de Terapia” conta a história de diferentes tipos de pacientes. Apesar de ser uma obra de ficção, todos os personagens se conectam diretamente com o público por meio de suas dores pessoais. 

Filme “Na Natureza Selvagem” (Amazon Prime) 

Baseado em uma trama real, a produção conta a história de um jovem que, com uma vida superestável, decide viajar sem rumo, em busca do autoconhecimento. Ao longo do caminho, ele conhece pessoas e passa por situações que transformam a sua vida.  

 Livro “A coragem de ser imperfeito” 

Indicação de Ana Paula Escorsin, a publicação de Brené Brown aborda temas que vão desde aceitar a própria vulnerabilidade até experimentar incertezas. 

Cursos a distância da Uninter 

E que tal estudar, saber mais sobre o assunto e, quem sabe, dar suporte a outras pessoas nesse processo de autoconhecimento? Você pode fazer, por exemplo, Psicanálise (bacharelado), Coaching e Desenvolvimento Humano (tecnólogo) ou mesmo fazer uma especialização em Psicologia Positiva e Coaching. 

 Programa “Talento em Foco” (Uninter) 

Na Uninter, também já debatemos o autoconhecimento, sabia? No programa “Talento em Foco”, nossas convidadas falaram sobre a importância desse exercício no âmbito do mercado de trabalho.  

 

Gostou das nossas dicas? Se, por algum motivo, você sente dificuldade em buscar o autoconhecimento, procure por um profissional de psicologia que possa orientá-lo a encontrar o melhor caminho para seu desenvolvimento pessoal.  

Também não deixe de compartilhar este post e comentar, viu?! Até mais. 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.