Subscribe Now

Trending News

A importância da imagem pessoal na carreira
Carreira

A importância da imagem pessoal na carreira

A imagem pessoal tem um peso significativo na hora de se conquistar um emprego ou ser promovido dentro de uma empresa. Seu objetivo mais importante é transmitir credibilidade, respeito e segurança ao passar uma informação ou se relacionar com o ambiente corporativo. Seja em uma empresa formal ou informal, todos desejam apresentar o valor da sua marca pessoal por meio da sua imagem.

Afinal, nós, seres humanos, somos seres visuais, isto é, analisamos tudo a nossa volta por meio dos sentidos. Portanto cuidar da aparência é uma estratégia vantajosa e assertiva para se conquistar sucesso profissional na carreira.

Agora vamos as dicas!

Nicho de Mercado

Escolher um nicho significa explorar qual área do mercado combina mais com suas habilidades e modo de vida. Empresas corporativas exigem uma imagem mais formal, agências de comunicação e startups costumam permitir algo mais informal, já em regime de home office é possível trabalhar com maior flexibilidade, pois você está em casa. Então, ao se colocar de frente com seus ideais e objetivos, avalie em qual tipo de negócio você deseja atuar.

Redes Sociais

Adaptar seu perfil para cada rede social é uma boa forma de mostrar profissionalismo no mundo on-line. No LinkedIn, seu perfil deve ser mais profissional, pois ali é possível anexar certificados, informar as áreas que você já trabalhou e deseja trabalhar. Já no Instagram, você pode mostrar sua vida pessoal de forma mais descontraída, afinal, o objetivo dessa rede é compartilhar a vida com os amigos.

Aqui na Uninter, utilizamos o LinkedIn como uma forma de empoderar nossos seguidores por meio do conhecimento. Além das tradicionais divulgações sobre nossos trabalhos e conquistas, oferecemos também dicas de carreira, estudo e insights sobre o mercado.

Acesse e conheça nosso perfil em Grupo Uninter.

Estética

A sociedade como um todo impõe padrões de beleza que nem todos conseguem alcançar, consequentemente, dão espaço para frustrações e crises de autoestima, que podem prejudicar a saúde mental. Então cuidar de si mesmo, da autoimagem e também da higiene pessoal, são essenciais, tanto para a carreira profissional quanto para a busca pela própria essência.

Roupas

Cada ser humano tem seu estilo único, seja pela cultura, religião ou gosto pessoal, e aqui vale novamente a dica que demos lá no início. Unir suas preferências pessoais e o que é sugerido pelo seu nicho é o melhor caminho. Por exemplo, se você é da área de saúde, mas gosta de se vestir de uma forma mais formal, é possível encontrar no mercado aparatos que seguem as exigências de biossegurança e mesmo assim são mais sofisticados.

Algumas outras dicas são:

– É importante que sua imagem esteja alinhada com seus objetivos.

– Adquira vestimentas que cabem no seu orçamento, dependendo do local de trabalho, o exagero pode ser uma desvantagem.

– Avalie seus acessórios, como brincos, sapatos, gravata, colares e mais.

Comunicação

Engana-se quem acredita que imagem pessoal é só sobre o visual. Comunicar-se de forma eficiente é considerado um dos aspectos mais importantes no ambiente corporativo e na hora de solucionar problemas, expressar ideias e sentimentos.

– Saiba a hora certa de falar.

– Desenvolva seu poder de escuta.

– Cuide da forma como você fala.

– Ajuste a sua linguagem corporal para que ela possa ser acessível ao locutor.

– Sustente suas ideias com fatos.

– Faça contato visual, pois desviar o olhar é um sinal de desconexão com quem se fala

– Tenha empatia, ela pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Ser empático significa colocar-se no lugar do outro, procurar entender e compreender sentimentos e emoções.

Postura

A linguagem corporal é usada por muitos profissionais especializados no assunto. Segundo eles, essa prática ajuda a detectar situações que normalmente as pessoas não expressam por meio da fala. Em processos de recrutamento, ao avaliar um candidato, é possível perceber se a pessoa está tímida, confiante ou desanimada. Dependendo da sua condição, é mais provável que outro candidato saia na frente. Para que não haja um grande mal-entendido, você pode usar estes sinais ao seu favor.

Nesse quesito, algumas das dicas são:

– Evite ficar de braços cruzados e a cabeça baixa.

– Sorria sem exagerar.

– Evite colocar a mão atrás do pescoço, isso demostra dúvida e insegurança.

– Use expressividade nos seus olhos ao informar uma proposta ou expor suas habilidades profissionais.

– Fale de forma clara e cuide da sua respiração.

– Mantenha a coluna ereta.

____________________________________________________________________________________________________________

Curiosidade: significado dos gestos

Esfregar as palmas: sinal de expectativa positiva.

Manter os dedos entrelaçados: indica um posicionamento de frustração.

Dedos entrelaçados: sinal de autoridade.

Gesto de mãos na bochecha: avaliação.

____________________________________________________________________________________________________________

Você também pode assistir ao vídeo do canal Arata Academy e aprender mais sobre o assunto.

 

Sabendo de todas essas dicas, temos certeza de que isso irá melhorar sua imagem pessoal. Essa característica, além de ser lucrativa, é necessária para se descobrir nossa persona interior, tendo em vista que concilia nosso próprio estilo de vida pessoal com o profissional. Lembre-se: você tem que ser bom e parecer bom!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.