Subscribe Now

Trending News

Graduação na área da saúde: confira 5 opções de cursos
Pós Graduação

Graduação na área da saúde: confira 5 opções de cursos

A demanda por profissionais da área da saúde é constante, e a tendência é de que o investimento no setor aumente cada vez mais. No imaginário comum, quem escolhe trabalhar nesse campo vive uma rotina de trabalho estressante e corrida, mas isso nem sempre é verdade.

De fato, características como a capacidade de trabalhar em equipe, a empatia e a vontade de ajudar o outro devem ser comuns a todos os profissionais da área, mas é importante entender que são muitas as opções de cursos e cada um deles demanda habilidades específicas.

Além disso, também vale a pena ter em mente que existem outros cursos de graduação na área da saúde, além de medicina e enfermagem. Se você ainda não escolheu o seu, chegou a hora de conhecer 5 opções super legais! Acompanhe o post para saber tudo sobre eles.

Como é a área da saúde?

A área da saúde é caracterizada pela alta demanda por profissionais de diferentes subáreas. As equipes que realizam os atendimentos em hospitais são caracterizadas por um time multidisciplinar, que abrange profissões como medicina, nutrição, enfermagem, fisioterapia etc.

Apesar disso, os profissionais desse campo de atuação também podem estar presentes fora dos ambientes hospitalares. Cursos como Educação Física, Estética e Biomedicina integram o conjunto de carreiras desse campo do conhecimento e são uma opção para quem se identifica com a área.

Esse mercado apresenta alta demanda, e, nos últimos anos, o Brasil tem passado por um processo de envelhecimento da população, o que faz com que esses profissionais sejam cada vez mais requisitados.

Uma pesquisa recente do IBGE apontou que, dentro de 15 anos, 15% da população terá mais de 65 anos. Como consequência disso, a necessidade pelo atendimento e pela assistência em saúde também aumentará, fazendo com que a aposta por essas profissões seja a escolha certa para quem procura estabilidade.

Quais são as características de um profissional da área?

A área da saúde requer cuidado e atenção. É preciso entender, antes de tudo, o que um profissional que atua nesse setor precisa cultivar. As chamadas soft skills são aquelas que vão além do conhecimento técnico, mas, assim como ele, podem também ser desenvolvidas ao longo do curso ou da profissão. As situações às quais esse profissional será exposto requerem a capacidade de:

  • trabalhar em equipe;
  • exercer empatia;
  • ter espírito de liderança;
  • ser curioso.
Powered by Rock Convert

Quais são as cinco opções de cursos de graduação na área da saúde?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a área da saúde e o que é esperado de um estudante que escolhe algum desses cursos, chegou o momento de conhecer as opções que a Uninter oferece!

1. Biomedicina

O curso de Biomedicina tem duração de quatro anos e prepara o profissional para atuar na pesquisa e no desenvolvimento de formas de combate a doenças humanas, análise e realização de exames médicos laboratoriais.

A Uninter tem duas habilitações para essa oferta, sendo que cada uma requer 500 horas de dedicação e é semipresencial. A primeira é a tradicional, em análises clínicas, obrigatória para o aluno. A segunda habilitação, por sua vez, é opcional. Funciona assim: o aluno pode escolher alguma das áreas da Biomedicina para se especializar. Esse é, certamente, um diferencial para o currículo do estudante, além da possibilidade de sair da graduação já especializado e pronto para atuar na área de sua preferência.

De acordo com Cristiano Caveião, professor doutor da Escola Superior de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter, o biomédico pode atuar na área da estética, e essa é uma profissão em alta. “Esse profissional estará apto, se habilitado para isso, a realizar procedimentos estéticos invasivos, como a aplicação de botox, por exemplo”, explicou.

2. Estética e Cosmética

O curso de Estética e Cosmética tem duração de dois anos e meio e habilita o profissional para trabalhar com saúde e bem-estar. Quem se forma nesse curso trabalhará com a autoestima e questões relacionadas a ela. O aluno aprenderá procedimentos de complexidade normal e estará apto a realizar limpezas e hidratação de pele, diferentes tipos de massagem, tais como a terapêutica e relaxante etc.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Segundo Cristiano, o curso de Estética e Cosmética da Uninter tem várias parcerias com instituições de renome, distribuidora de produtos da área de estética etc. “Os alunos terão contato, desde o primeiro dia, com essas distribuidoras, por exemplo, para que possam conhecer os produtos que farão parte do curso e também da carreira deles”, disse o professor.

Cristiano também explicou que o mercado incorpora muito bem esse profissional, já que a demanda por procedimentos estéticos hoje é alta. Ele poderá trabalhar em clínicas, hotéis, resorts, pode empreender e abrir seu próprio negócio, trabalhar como autônomo em atendimentos domiciliares etc.

3. Fisioterapia

O curso de Fisioterapia preparará profissionais para a atuação em uma diversidade de áreas. Atualmente, o Conselho Federal de Fisioterapia reconhece 14 tipos de atuação dentro da profissão.

Ele é o responsável pela prevenção, pelo tratamento e pela reabilitação de doenças e lesões por meio de exercícios e massoterapia. Pode atuar no ambiente hospitalar, na atenção básica em saúde, comunitária, no tratamento ambulatorial etc. Além disso, ele também consegue trabalhar em indústrias e empresas, promovendo a ginástica laboral, muito importante para a prevenção da lesão no ambiente de trabalho.

4. Farmácia

O curso de Farmácia da Uninter foi formulado para que o aluno saia como um profissional generalista. Essa é uma profissão que proporciona uma enorme gama de especialidades – são 135. Portanto, a flexibilidade de currículo que a Uninter oferece é um grande diferencial, já que existe a possibilidade de, ainda na graduação, experimentar as áreas de maior preferência.

Além de atuações mais tradicionais da farmácia, como a de análises clínicas, o aluno terá contato com disciplinas relacionadas à genética, à psicologia, ao controle de qualidade, além de aprender a técnica em cosmetologia, que também está em alta. O estágio obrigatório, exigido em cursos como esse, concentra-se ao fim da graduação.

5. Nutrição

O curso de Nutrição tem foco nas três grandes áreas na qual se situa: alimentação coletiva, saúde coletiva e clínica. De acordo com Cristiano, uma das áreas mais forte atualmente é a de alimentação coletiva. Nela, o profissional trabalhará para restaurantes, indústrias e hotéis, na concepção de cardápios, fazendo a gestão de alimentos em grande escala etc.

A clínica é a atuação profissional que proporcionará maior contato humano, isto é, o nutricionista realizará consultas e acompanhamentos dietéticos. Por fim, na saúde coletiva, o nutricionista trabalhará com o desenvolvimento de campanhas de educação nutricional e pesquisas no setor público.

Por que estudar na Uninter?

A Uninter oferece todos os cursos descritos acima na modalidade semipresencial. Sabe o que isso significa? Que você pode absorver todo o conteúdo teórico de casa, assistindo a videoaulas de professores extremamente qualificados. No entanto, os cursos de graduação na área da saúde exigem o conhecimento de técnicas que só podem ser desenvolvidas por meio da prática, em ambientes devidamente equipados para isso.

Por isso, independentemente do curso, o aluno contará com laboratórios excelentes. “O tempo passado dentro da instituição é 100% dedicado à prática. Além de exercitar a teoria aprendida, essa oportunidade promove uma interação entre os pares dentro do curso, e até mesmo de outras graduações, já que ele vai ter contato com esses profissionais no mercado e precisa desenvolver o pensamento multidisciplinar”, explicou Cristiano.

Por fim, a Uninter dá a possibilidade para que o aluno desenhe sua grade na medida do possível. O objetivo do Profissionalize seu Currículo é oferecer ao aluno a oportunidade de escolher as disciplinas que mais se adéquam ao seu objetivo profissional. De acordo com o professor, o objetivo de todos os cursos é fazer com que o aluno saia preparado para o mercado e também com a ideia de qual área seguir!

Se você chegou até aqui, percebeu que as possibilidades de graduação na área da saúde são muitas e o mercado está sólido e preparado para receber novos profissionais. A Uninter é a melhor opção para quem deseja o conforto do ensino a distância, mas ainda preza pela qualidade e confiança que só a prática proporciona.

Se gostou da ideia de fazer algum desses cursos, não perca tempo! Faça já sua inscrição e comece a trilhar um caminho de sucesso profissional.

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *