Subscribe Now

Trending News

Afinal, por que realizar uma graduação em estética? 
Graduação

Afinal, por que realizar uma graduação em estética? 

Seja na atuação em empresas privadas, seja no trabalho autônomo, a estética é uma área em ascensão graças à procura constante do ser humano pela perfeição. Contudo, a beleza nem sempre é o foco de quem vai atrás de um tratamento, pois a qualidade de vida está diretamente ligada aos cuidados com a imagem.

O ensino superior costuma ser negligenciado por aqueles que atuam nessa área. Porém, o mercado de trabalho segue outra perspectiva e está em constante busca por profissionais qualificados. Além disso, os consumidores também prezam pela especialização de quem vai cuidar do seu corpo.

Cuidados com a pele do rosto, massagens relaxantes e tratamento capilar, entre outros modos de cuidar da autoestima, são essenciais para uma vida tranquila. Por isso, se você valoriza esses esforços, provavelmente o seu perfil se encaixa na graduação em estética. Continue a leitura e descubra por que fazer essa faculdade!

Como está o mercado de trabalho em estética?

Alguns dados embasam a plena ascensão dessa área. De acordo com o guia da carreira, esse é um mercado aquecido, e as oportunidades de emprego surgem concomitantemente com a necessidade de qualificação dos profissionais. Mais que a graduação, algumas vagas exigem habilidades e competências, como fluência em língua estrangeira — geralmente, o inglês —, além de boa comunicação e vontade de continuar aprendendo.

Os salários podem variar de acordo com o cargo e o foco de atuação. Um massoterapeuta que trabalha em uma clínica de estética ganha, por exemplo, uma média de 1.500 reais. Esse valor se aproxima do recebido de forma autônoma, que pode aumentar com o tempo de carreira e a experiência.

No geral, o esteticista recebe, inicialmente, entre 1.000 e 2.000 reais mensais, dependendo dos fatores mencionados e da localidade — nos grandes centros, a tendência é de encontrar mais oportunidades e melhores salários. Porém, isso varia muito e depende do know-how de cada profissional.

Quais são as possibilidades de atuação?

O esteticista é o profissional responsável pelos procedimentos de intervenção no corpo, em busca de saúde e bem-estar. A pele é a sua principal “cliente”, pois os cuidados com o manuseio de produtos, as limpezas profundas e as massagens têm o intuito de embelezar e manter o aspecto saudável do rosto e do corpo.

Assim, ele pode atuar com a estética facial, corporal e capilar, fazendo intervenções relacionadas à hidratação, tratamento de estrias e celulites, e cuidados com os cabelos.

A partir dessas informações, levantamos as oportunidades disponíveis para esse profissional no mercado de trabalho como um todo e focado na indústria da beleza. Veja!

Clínicas de estética

As clínicas especializadas em estética podem ser uma boa opção para os profissionais da área, contudo, o mais comum é a atuação para terceiros. Além disso, as clínicas médicas também contam com o apoio em procedimentos relacionados à cirurgia plástica, por exemplo, auxiliando durante o pré e o pós-operatório.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Maquiagem profissional

A estética nem sempre está ligada a procedimentos duradouros. Alguns clientes buscam o embelezamento para momentos específicos, além dos cuidados diários com a pele. No caso da maquiagem, apesar da não obrigatoriedade do diploma, a qualificação é uma maneira de ganhar a confiança da clientela, que entende isso como um investimento para melhor atendê-la.

Salões de beleza

Os salões de beleza estão sempre com vagas para prestadores de serviços especialistas em maquiagem, limpeza de pele, depilação e massagem. Mais uma vez, a formação tecnológica é uma maneira de ganhar mais clientes, que buscam por profissionais de qualidade. Assim, o salão pode ser a porta de entrada para um mercado promissor!

Spas

As pessoas que querem relaxar e ainda se embelezar durante alguns dias, ou até mesmo por algumas horas, acabam buscando os spas. Isso porque esse é um ambiente de descanso e, ao mesmo tempo, de cuidar do corpo. Desse modo, mente e corpo ficam em sintonia graças aos bons trabalhos de esteticistas — os principais profissionais nesses espaços.

Indústrias de cosméticos

A indústria também tem demanda para o trabalho do esteticista, já que, durante a faculdade, disciplinas relacionadas à composição dos cosméticos e suas utilidades capacitam o profissional para atuar na produção e manipulação desses elementos.

Pesquisa e desenvolvimento

Para quem gosta de ensinar, a pesquisa e o desenvolvimento da área no meio acadêmico também é uma opção. A formação depende de professores, e se preparar para isso é uma maneira de dar continuidade à aquisição de conhecimentos e, consequentemente, compartilhá-los com quem pretende atuar na carreira.

Academias de musculação

Por mais que as pessoas busquem as academias com o foco no aumento dos músculos ou na perda de peso, esse é um local que vem abrindo oportunidades para o esteticista. Na academia os serviços de massagem, tonificação muscular e drenagem são procurados para manter o corpo em dia.

Serviços autônomos

Como vimos, todos esses serviços podem ser prestados em um ambiente próprio, assim como alguns deles podem ser oferecidos na casa do cliente. Trabalhar como autônomo também é um bom começo para ganhar nome no mercado e garantir o sucesso.

Como é a graduação em estética na Uninter?

A graduação, que pode ser cursada também na modalidade semipresencial, é em estética e cosmética, o que faz com que o campo de atuação se amplie também para a avaliação de produtos cosméticos adequados para cada situação, além da orientação de uso, por exemplo.

Contudo, você já deve ter percebido que, mesmo não sendo obrigatória a formação superior, essa é uma demanda cada vez mais comum no mercado. As pessoas confiam em quem apresenta um diploma, e a graduação Uninter é uma garantia de qualidade de ensino e aprendizado. Um ganho a mais em relação ao retorno do investimento e, principalmente, quanto à credibilidade diante dos clientes.

Como vimos, ter um diploma de ensino superior é importante até mesmo para quem pretende trabalhar na área. Por isso, para se destacar nesse mercado, não perca tempo: procure uma instituição de confiança e comece agora mesmo a sua graduação em estética!

Gostou de saber um pouco mais sobre a carreira de esteticista? Então, aproveite para conhecer a nossa oferta de graduação de tecnologia em estética e cosmética. Você não vai se arrepender!

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *