Subscribe Now

Trending News

Como desenvolver suas habilidades em gerenciamento de projetos?
Pós Graduação

Como desenvolver suas habilidades em gerenciamento de projetos?

Muitos profissionais, formados nas mais diversas áreas, estão se tornando gestores em gerenciamento de projetos. Seja para mudarem de emprego ou por verem nessa carreira uma oportunidade de crescimento profissional, a procura por cursos de qualificação nessa área aumentou bastante.

Assim também aumentou a procura das empresas por esse profissional. Elas já perceberam a sua importância e a diferença que ele faz na melhor utilização dos seus recursos humanos e financeiros.

Você sabe o que faz um gestor de projetos? Continue a ler e conheça não só as suas atribuições, mas as competências exigidas de um bom profissional e como se tornar um gestor de sucesso.

O que faz um gestor em gerenciamento de projetos?

Pode-se dizer que ele é o principal responsável pelo sucesso de um projeto. É esse profissional quem organiza e planeja tudo: o objetivo, a área, a abordagem, os custos, os riscos etc.

Ele é o encarregado de escolher a equipe mais adequada para trabalhar em cada projeto e de fornecer tudo o que ela precisar. Também é sua função mantê-la motivada, trabalhando em harmonia rumo a um mesmo objetivo.

Mais do que planejar e delegar tarefas, o gestor acompanha a execução do projeto durante todas as etapas do seu ciclo de vida. Como cada projeto é único, pode-se dizer que isso exigirá algumas competências específicas e um constante aprimoramento.

Quais as competências de um gestor de projetos?

No que se refere à formação acadêmica, um gestor de projetos pode ser graduado em qualquer área. Entretanto, existem algumas outras habilidades que são necessárias e que podem ser desenvolvidas, desde que haja interesse e dedicação.

São competências procuradas no profissional do futuro — aquele que está de olho nas mudanças que estão acontecendo no mercado. As habilidades que veremos a seguir são encontradas em gestores de sucesso, portanto, são consideradas como essenciais aos bons profissionais.

Ter a habilidade de se comunicar muito bem

A comunicação é considerada um dos fatores determinantes para o sucesso de qualquer projeto. Se a comunicação é falha, o resultado final, certamente, não será o esperado. É necessário que ela aconteça de forma clara e objetiva, tanto entre o gestor e os membros de sua equipe quanto entre ele e os clientes.

Uma boa estratégia é desenvolver alguma forma de feedback para ter certeza de que está sendo compreendido. Dessa forma, qualquer falha na comunicação pode ser corrigida rapidamente, evitando atrasos nas tarefas e retrabalho.

Uma boa comunicação também envolve saber ouvir. Os membros da sua equipe podem ter excelentes ideias e opiniões. Então, nada de ser o “senhor sabe tudo”. Demonstre que você está aberto a ouvir o que eles têm a dizer: isso cria um elo de confiança muito saudável entre vocês.

Ser organizado

A organização é fundamental para que tudo esteja sob controle. Como vimos, é função do gestor de projetos acompanhar todo o trabalho a fim de que nada saia do cronograma, dos custos previstos etc. Como dar conta de tudo se a organização não estiver presente no seu dia a dia? Se esse não é um dos seus pontos fortes, existem vários recursos tecnológicos para ajudar nessa tarefa.

Ser um bom negociador

Como gestor de projetos, você passará boa parte do seu tempo negociando. Podem ser prazos, prioridades, recursos, entre outros. Para isso, será preciso se mostrar bastante paciente e saber argumentar muito bem, procurando sempre se basear em fatos.

Assim, será mais fácil convencer outros do seu ponto de vista. Sabe aquela habilidade de se comunicar muito bem? Aqui ela também tem uma grande influência.

Ter empatia

Isso significa saber se colocar no lugar do outro. Ao trabalhar em equipe, você lidará com pessoas que trazem experiências de vida e aspectos sociais e culturais diferentes. Isso, muitas vezes, pode causar atritos entre os membros da equipe.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Você deverá saber ouvir os pontos de vista de cada um e compreender seus sentimentos e emoções, além de ser capaz de gerenciar esses atritos de maneira que eles não interfiram no andamento das tarefas e no sucesso do trabalho. Dá para ver como a negociação e a comunicação são importantes aqui também?

Ser um bom líder

Um chefe delega tarefas e espera resultados. Um líder delega tarefas e acompanha sua equipe durante todo o processo — e se preocupa em fornecer a ela tudo o que é necessário uma boa execução.

Mais do que ouvir a opinião dos outros, ele oferece um ambiente de trabalho saudável e agradável. Isso deixa seus colaboradores motivados e faz com que se empenhem mais. Afinal, pessoas satisfeitas dão o melhor de si, aumentando a produtividade.

Ser pró-ativo

Não basta só se antecipar aos riscos, prevendo o que pode acontecer. É essencial estar pronto para tomar decisões rápidas, caso os problemas apareçam. Apesar de existir um planejamento, mudanças podem ser necessárias no caminho e atitudes acertadas e rápidas evitam grandes atrasos no cronograma ou gastos desnecessários.

Estar sempre em busca de conhecimento

Existe uma relação direta entre o estudo e a vida profissional. A busca constante pelo conhecimento demonstra que você tem vontade de crescer na carreira e que não está acomodado com o que faz. O mercado está à procura de profissionais bem qualificados e atualizados.

Essas competências se mostram, de alguma forma, todas entrelaçadas, por isso, é tão importante que o gestor dê atenção e procure desenvolver todas elas. Desse modo, será um profissional completo.

Como se tornar um gerente de projetos?

Embora algumas pessoas acreditem que líderes nasçam prontos para isso, essa é uma das habilidades que podem ser desenvolvidas. Veja como aprimorar algumas competências e tornar-se um profissional de excelência.

Desenvolva a liderança

Para desenvolver a liderança é preciso, primeiro, que você melhore seu autoconhecimento. Procure aprender sobre inteligência emocional e técnicas de mentoring e coaching. Depois disso, aprenderá como influenciar positivamente sua equipe e deixá-la motivada.

Leia livros ou procure participar de palestras sobre o assunto. Algumas sugestões publicações são:

  • Inteligência Emocional, de Daniel Goleman;
  • Os 7 hábitos de Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen R. Covey;
  • Poder sem Limites, de Anthony Robbins.

Aprimore sua comunicação

Tenha certeza de que você está usando a linguagem adequada ao seu público. Seja claro e não espere que o outro entenda informações subentendidas. O que é óbvio para você, pode não ser para o outro.

Seja cuidadoso ao dar as notícias boas e mais ainda ao dar as não tão boas. Faça uso do que você aprendeu sobre inteligência emocional e programação neurolinguística com os livros acima para criar um elo emocional com as pessoas. Isso ajudará na hora em que precisar de apoio em situações difíceis.

Procure por um bom curso de qualificação

Na Uninter, você encontra cursos de pós-graduação em gestão em diversas áreas, entre elas, a de Gestão em Projetos. Especialmente voltado para aqueles que buscam uma melhor qualificação e um aperfeiçoamento profissional, o curso proporciona a visão e o conhecimento necessários para a realidade que será encontrada no mercado.

Nesse curso de pós-graduação lato sensu, todas as disciplinas têm metodologia do PMBOK , um dos principais métodos utilizados na área, e as aulas são ministradas por professores mestres e doutores com vasta experiência na aplicação dessa metodologia. Você terá disciplinas como:

  • Gerenciamento de Escopo;
  • Gerenciamento de Custos;
  • Gerenciamento de Tempo;
  • Gerenciamento de Riscos;
  • Gestão de Comunicação;
  • Gestão de Pessoas;
  • Análise de Viabilidade de Projetos, entre outras.

O gerenciamento de projetos tem sido cada vez mais procurado pelas empresas, já que, por meio dele, é possível obter uma otimização dos processos, além de diminuir riscos e custos com mais qualidade nos resultados.

Agora que você já compreendeu a importância dessa profissão no mercado atual, inscreva-se agora mesmo no curso de Gestão de Projetos da Uninter!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *