Subscribe Now

Trending News

Faculdade EAD semipresencial: como funciona essa modalidade?
EAD

Faculdade EAD semipresencial: como funciona essa modalidade?

Se você ainda não conquistou seu diploma do ensino superior, saiba que colocar esse investimento como prioridade pode fazer a diferença para ter o destaque desejado em sua vida profissional.

Embora o custo de um curso universitário possa ser uma dificuldade, assim como outras questões da vida cotidiana que podem estar envolvidas nessa decisão — como o trabalho em tempo integral —, é nosso dever incentivar você a ampliar seus conhecimentos acadêmicos.

Uma boa notícia é que existem diferentes modalidades de cursos superiores, entre as quais está a faculdade EAD semipresencial, sobre a qual vamos falar neste post. Continue conosco nas próximas linhas e veja por que considerar essa opção na hora de entrar na faculdade!

O que é uma faculdade EAD semipresencial?

Você já deve saber que a sigla EAD significa Educação a Distância. Nessa modalidade estão os cursos superiores de graduação e pós-graduação totalmente via internet, com a possibilidade de alguns encontros presenciais ao longo do curso — por exemplo, na época de provas finais e apresentação de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

A faculdade EAD semipresencial, por sua vez, é uma variação da modalidade a distância que também abrange uma carga horária obrigatória de aulas presenciais. Desse modo, o aluno vai até um polo da instituição uma ou duas vezes por semana para receber uma complementação ao curso realizado on-line.

O principal motivo para essa distribuição — autorizada pelo MEC (Ministério da Educação) — é que alguns cursos de graduação e pós-graduação encontram em seus currículos uma grade disciplinar com matérias teóricas e práticas. As matérias teóricas podem ser estudadas on-line, enquanto as práticas exigem que o aluno esteja presente, a fim de complementar a sua formação.

Além disso, certos cursos propõem que os alunos se encontrem para participar de palestras com gente da área, atividades em grupo e outros tipos de aulas que só vão atingir inteiramente os seus objetivos se forem ministradas presencialmente.

Qual é a diferença entre as faculdades presencial e a distância?

Existem algumas diferenças bem claras entre os cursos presenciais e EAD. A primeira delas é justamente com relação à obrigatoriedade da presença em sala de aula. Nos cursos presenciais, o MEC exige que o aluno tenha, no mínimo, 75% de frequência para não ser automaticamente reprovado por falta. Com isso, não há outra maneira de registrar a presença a não ser comparecendo às aulas.

Já nos cursos EAD, a frequência é medida por meio da entrega das atividades no prazo, participação em fóruns e utilização dos instrumentos de avaliação, como provas e trabalhos. No caso dos cursos EAD semipresenciais, a frequência das disciplinas presenciais é registrada por meio do comparecimento às aulas.

Com relação à metodologia de ensino, os cursos presenciais têm a tendência de ser menos flexíveis e exigir que o aluno siga um caminho mais linear no aprendizado, cumprindo as disciplinas em uma ordem específica. Embora algumas faculdades já estejam criando o sistema de módulos, em que o aluno define seu caminho de aprendizado, essa ainda não é uma situação tão comum.

O sistema de módulos, por sua vez, já faz parte da estrutura EAD. Inclusive, alguns cursos permitem que o aluno escolha o que quer estudar primeiro até conseguir todos os créditos para terminar o curso.

Já com relação ao diploma, o peso no mercado é o mesmo, tanto para os cursos presenciais quanto em EAD. Isso porque ter um bom conceito na avaliação do MEC é exigência para garantir seu funcionamento. Não é raro que os cursos EAD tenham notas altas, ultrapassando os presenciais.

Outro ponto importante a destacar é com relação ao custo-benefício. Em geral, os cursos EAD contam com mensalidades mais baratas em razão da infraestrutura compacta, já que os alunos estão estudando a maior parte do tempo a distância. Esse, aliás, tem sido um importante atrativo para muitos alunos ingressarem no ensino superior.

Quais são as vantagens da EAD semipresencial?

Confira, agora, algumas razões pelas quais é um bom negócio escolher a faculdade EAD semipresencial.

Powered by Rock Convert

Infraestrutura para atividades práticas

Um dos principais receios de quem se inscreve em um curso EAD é ter pouco contato com atividades práticas, bem como maior dificuldade de interação com os professores. Porém, a infraestrutura do curso semipresencial já é pensada justamente para suprir esse tipo de necessidade.

Sendo assim, o polo da instituição já é preparado com toda a infraestrutura necessária para que as aulas presenciais sejam ministradas, incluindo laboratórios, salas de videoconferência, auditórios etc.

Além disso, a equipe pedagógica e administrativa está inteiramente à disposição dos alunos para o que for preciso.

Flexibilidade de tempo

Normalmente, quem busca uma faculdade EAD semipresencial precisa ter flexibilidade de tempo. Por ser um curso que tem base na modalidade a distância, você não corre o risco de comprometer uma parte do seu dia, de segunda a sábado, para estar na faculdade ― como é o caso dos cursos presenciais.

Então, você apenas precisa saber que algumas vezes na semana deverá ir até o polo institucional. Por isso, é interessante checar a carga horária e organização das disciplinas presenciais para que nenhum outro compromisso de sua agenda bata com o curso.

Networking

Nada melhor do que conhecer pessoalmente seus colegas de curso e professores, não é mesmo? Em uma faculdade EAD semipresencial, isso se torna bem mais fácil, uma vez que todos se encontrarão periodicamente.

Além disso, como você deverá participar de palestras, congressos e outras atividades propostas pelo curso, essa pode ser uma excelente oportunidade para desenvolver seu networking profissional e começar a estreitar laços com quem já é destaque na carreira escolhida.

Dessa forma, é possível ampliar seu conhecimento sobre o cotidiano do mercado e, até mesmo, ganhar visibilidade na hora de disputar uma vaga de emprego.

Motivação para estudar

Como boa parte do desempenho no curso depende da própria disciplina do aluno, algumas pessoas têm dificuldade em manter a motivação para estudar sozinhas e acabam desistindo.

No entanto, na faculdade EAD semipresencial, o fato de você ter o contato real com professores e colegas pode ser um importante diferencial para manter a autonomia necessária na hora de cumprir as atividades curriculares.

Isso porque será possível trocar experiências com os colegas, verificar realmente a utilização de cada conteúdo e ver como seu conhecimento está sendo desenvolvido em cada etapa.

Por que escolher a Uninter?

Quando se fala em EAD, podemos dizer que a Uninter é uma gigante. Presente em mais de 700 cidades brasileiras, a maior parte dos seus 44 cursos tem conceitos 5 e 4 na avaliação do MEC. Já formou mais de 500 mil alunos e conta, hoje, com cerca de 250 mil estudantes.

Desde a sua fundação há mais de duas décadas, vem realizando inúmeros investimentos em infraestrutura para oferecer o que há de melhor para cursos online e presenciais. Além disso, conta com um corpo docente de peso, formado por 75% de mestres e doutores.

Com tantos diferenciais, não pense duas vezes e escolha a Uninter para cursar uma faculdade EAD semipresencial. Agregue o máximo de valor ao seu diploma, com o suporte de quem já provou que entende de qualidade no ensino.

Quer saber mais sobre como funcionam os cursos, processos seletivos e matrículas, entre em contato conosco agora mesmo!

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *