Subscribe Now

Trending News

Descubra quais as 6 melhores estratégias de gestão de tempo
Graduação

Descubra quais as 6 melhores estratégias de gestão de tempo

Vida de adulto não é fácil, pois são diversas as coisas com que temos que lidar, como trabalho, casa, vida social, saúde. Assim, muitas vezes, 24 horas não são suficientes. E quando envolve o estudo? Aí mesmo que tudo fica mais corrido e parece que não vamos dar conta.

Mas, calma, não é necessário entrar em desespero, há solução. Já ouviu falar de estratégias de gestão de tempo? São ações que, quando desenvolvidas da forma correta, nos ajudam a administrar melhor as mil funções que exercemos no dia a dia.

Quer conhecer quais são? Então, veio ao texto certo. Explicamos a importância, apresentamos seis dicas para quem quer gerir melhor os compromissos e ainda falamos como conciliar trabalho e estudo. Acompanhe a leitura e gerencie melhor as suas atividades!

A importância de administrar os horários

Estar organizado é essencial porque assim é possível afastar situações que podem comprometer a nossa vida — tanto no lado pessoal, quanto no profissional. Além disso, a falta de hora livre pode nos levar ao estresse, frustração e desorganização, porque todos os fatores afetam a constância do trabalho e, consequentemente, a produtividade.

Cumprir os prazos é uma questão de responsabilidade e essa atitude é indispensável em qualquer área da vida. Fora que essa gestão permite a organização e, consequentemente, vivemos de forma mais eficiente e tranquila, já que as pressões são amenizadas. Uma outra vantagem é que temos a consciência dos prazos estabelecidos de um jeito mais claro, melhorando, assim, a viabilidade de conquistar os objetivos traçados.

6 melhores estratégias de gestão de tempo

A segunda-feira chega e você, logo após levantar, já pensa nas mil coisas a fazer. Só que há tantos ítens na lista que parece que não ter como cumprir tudo — muitas vezes, inclusive, é isso o que realmente acontece. O adulto tem que aprender a conciliar as diversas responsabilidades que lhe são dadas. No entanto, em alguns momentos isso parece impossível. Mas, como adiantamos, existem formas para facilitar essa missão, e é sobre isso que falamos a seguir.

1. Liste as prioridades

É importante ter em mente quais são os afazeres prioritários, ou seja, aqueles que têm que ser resolvidos antes dos outros. Sabe aquela ação que precisa de atenção imediata? Busque focar nela e garanta que os prazos sejam cumpridos. Depois, quando estiver tudo resolvido, parta para as outras.

Uma excelente dica é fazer uma lista e organizar os itens por categorias e datas de entrega. Acredite, a visualização ajuda a compreender melhor o tempo que vai ser necessário e dá uma segurança para conseguir realizar todas. É fundamental também terminar um trabalho antes de começar o outro. Executando todas as atividades dentro do horário, é possível tocar outros projetos ou, até mesmo, ter aquele tão sonhado descanso.

2. Delegue tarefas

Às vezes, queremos dar uma de super-heróis e acabamos centralizando todo o processo para nós, mas a atitude não ajuda em nada a desenvolver estratégias de gestão de tempo. As consequências, geralmente, são pessoas sobrecarregadas e que não conseguem realizar um bom trabalho.

Seja em casa ou no serviço, é necessário dividir as responsabilidades e contribuir para que todos os projetos sejam feitos. Quando as pessoas ganham autonomia nos afazeres, quem está de frente consegue ficar mais livre e pode até se dedicar a outras pendências.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

3. Organize a agenda

Pode ser em uma folha de papel, no caderninho que recebeu de brinde na empresa ou até mesmo no aplicativo de celular: não importa onde, mas organize o seu dia por meio de uma agenda. Faça uma lista diária ou semanal de todos os seus objetivos, destacando, como dito no item um, os prioritários.

Assim, fica mais fácil visualizar o quanto precisa dispor para desenvolver as ações — e ainda vai ser possível marcar cada uma que já foi cumprida. É importante que, na montagem, você verifique se elas são tangíveis para aquele dia ou se é melhor deixar para um outro instante.

4. Fuja da procrastinação

No dicionário, a palavra procrastinação tem o significado de ato ou ação de procrastinar, adiamento, demora, delonga — ou seja, o famoso deixar para amanhã o que tem que ser feito hoje. Esse é um item que afeta negativamente a nossa produtividade, o que acaba resultando em um gasto desnecessário de energia.

Geralmente, ela surge quando temos que resolver alguma coisa muito complicada e que não é nada prazerosa. Uma forma de se livrar é ter em mente a importância da solução daquela tarefa e também se o resultado vai vir em pequeno, médio ou longo prazo. Além disso, como citamos no segundo item, é importante dividir as responsabilidades. Portanto, peça ajuda sempre que se sentir sufocado de afazeres.

5. Faça uma pausa

Até mesmo a pessoa mais workaholic (termo utilizado para definir quem é viciado em trabalho) precisa de um período de paz no meio do turbilhão de responsabilidades do dia a dia. Sabe quando há tanta coisa para fazer que você não consegue nem mesmo começar? Então, essa é uma boa hora para tirar, pelo menos, uns dez minutos de descanso.

Seja para tomar um café, ouvir uma boa música ou conversar com alguém, tire esse momento para respirar e ganhar mais fôlego para encarar a maratona. A ação não é atraso e, sim, uma forma de não se estressar com as coisas que tem que fazer.

6. Aprenda a dizer não

Muitas vezes, queremos ser solidários aos nossos colegas e acabamos pegando mais atividades do que conseguimos dar conta. Quando isso acontece, é quase certo que não será possível fazer nenhuma das obrigações do dia, o que prejudica você e o outro.

Dizer “não” de vez em quando não é egoísmo, mas, sim, um jeito de não se sobrecarregar e ficar devendo o cumprimento de alguma meta. Expresse suas motivações com educação e, com certeza, a pessoa vai entender que fica inviável assumir tantas responsabilidades.

Dicas para conciliar o trabalho e os estudos

O aprendizado é um importante passo em nossa vida, independentemente de idade, altura ou sexo. A ação fica ainda mais fundamental para quem está em busca de melhorar a qualificação profissional. Mas como conseguir conciliar o trabalho com os estudos? Não é uma tarefa fácil, nós sabemos! Porém, não é nada impossível, e com as dicas que listamos a seguir, fica bem mais simples.

  • faça um cronograma com as suas atividades, incluindo o que deve ser feito no dia, na semana e até no mês. A organização é uma excelente estratégia;
  • seja fiel aos seus horários e saiba utilizar as horas livres para adiantar o que está acumulado, no emprego ou na aprendizagem;
  • adapte a sua rotina, sempre ajustando os minutos e respeitando os momentos, seja para aprender, trabalhar ou até mesmo para o importante e merecido descanso;
  • tenha prioridades e não deixe para amanhã o que deve ser feito hoje. Tem matéria nova? Então, estude. Projeto para entregar no trabalhar? Não enrole e faça logo;
  • não misture as ações, ou seja, não leve trabalho para casa e nem estude no seu ofício, isso pode atrapalhar você;
  • utilize a tecnologia a seu favor, abuse dos aplicativos de aprendizado, dos apps voltados para organização de tarefas e tudo que puder auxiliar.

Viu só? A rotina pode ser corrida, mas sempre vão existir estratégias de gestão de tempo para adotar no dia a dia e conseguir ter mais controle. Siga as dicas, busque evitar procrastinações e organize seus horários de acordo com os afazeres, sempre listando as prioridades e colocando na agenda o que deve ser feito. A disciplina é um dos pilares desse processo, portanto, comece a semana colocando tudo em ordem e produzindo mais!

Quer ter acesso a mais conteúdos? Então, nos siga no Facebook e no Instagram e fique por dentro das nossas postagens!

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Roberta Cristina

    Muito bom o seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    1. LUIZ GUSTAVO JANSSON VIEIRA

      Oi, Roberta! Legal. Esperamos te ver sempre por aqui compartilhando conhecimento com a gente. 😊

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *