Subscribe Now

Trending News

Especialização para enfermeiros: 7 possibilidades para o sucesso
Pós-graduação

Especialização para enfermeiros: 7 possibilidades para o sucesso

A busca por uma capacitação continuada é fundamental para o crescimento profissional em qualquer carreira. Mas será que existem cursos de especialização para enfermeiros? Claro que sim! Não só existem, como as possibilidades são muitas.

As opções vão desde as áreas do atendimento mais direto aos pacientes, como em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica, até as áreas da gestão e docência, com curso de Auditoria em Saúde e Docência em Enfermagem, respectivamente.

Neste post, você entenderá a importância de fazer um curso de especialização, descobrirá 7 especializações para enfermeiros bem interessantes e descobrirá bons motivos para escolher a Uninter para fazer sua pós-graduação. Boa leitura!

Por que fazer um curso de especialização para enfermeiros?

Parar de estudar após a graduação é ter a certeza de que sua carreira ficará estagnada e que, com o tempo, seus conhecimentos se tornarão obsoletos. Fazer um curso de especialização em um ramo tão competitivo quanto o da enfermagem é garantir um diferencial em seu currículo.

Um curso de pós-graduação na área da saúde aprofundará seus conhecimentos em uma área específica, colaborando para aperfeiçoar suas habilidades e conquistar melhores salários. Além disso, o estudo constante faz com que você se sinta mais confiante em seu trabalho.

Quais opções de especializações existem?

Segundo o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), você pode escolher entre 44 especialidades de pós-graduação lato ou stricto sensu, e algumas delas ainda têm subdivisões! Não será por falta de opções que você deixará de fazer seu curso.

Ainda segundo o COFEN, o ramo da enfermagem subdivide-se em três grandes áreas que agrupam determinadas linhas de atuação:

  • I – voltada para a saúde da criança e do adolescente, do homem da mulher e do idoso, da saúde coletiva, da emergência e urgência;
  • II – voltada para a área da gestão;
  • III – voltada para a área do ensino e da pesquisa.

Separamos 7 excelentes opções de especializações para você conhecer melhor. Conheça!

1. Enfermagem do trabalho

Dependendo do grau do risco a que os trabalhadores são submetidos em uma empresa, é exigida a presença de profissionais das áreas de saúde e segurança. Na saúde, esse profissional é o enfermeiro do trabalho. Junto com a equipe de segurança no trabalho, ele estuda a periculosidade do ambiente laboral e desenvolve estratégias para proteger a saúde dos colaboradores.

Também é responsável para oferecer o atendimento de primeiros socorros em caso de acidente dentro da empresa, para que o funcionário seja levado ao hospital de forma estável e segura. O curso de pós-graduação em enfermagem do trabalho prepara-o para zelar pelo bem-estar dos trabalhadores e do ambiente de trabalho.

2. Enfermagem ginecológica e obstétrica

É função desse profissional assistir a gestante desde o pré-natal até o pós-parto. Ele acompanha o trabalho do médico durante todo o período de gestação. É capaz de identificar possíveis problemas gestacionais, auxiliar o médico durante o parto e ajudar a paciente nos primeiros momentos da lactação. Tem a fama de ser uma das áreas mais bem-pagas da enfermagem.

200826_Prêmio-Reclame-Aqui_banner-Blog_Votação-Aberta-01 (2)Powered by Rock Convert
CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

3. Auditoria em saúde

Esse curso capacita o profissional a analisar e desenvolver serviços de auditoria em laboratórios, hospitais, clínicas médicas ou outras empresas que atuem na área de saúde. Atualmente, é imprescindível ser capaz de oferecer um serviço de qualidade com um custo acessível ao público e interessante para a empresa.

Sob essa perspectiva, o treinamento e a capacitação dos profissionais que trabalham na área da enfermagem, para otimizarem os materiais, recursos e tempo, é essencial. É função do auditor indicar as melhores estratégias para a empresa.

4. Docência em enfermagem

Esse curso dá o título de licenciatura, permitindo que você dê aulas em cursos técnicos ou universitários, formando futuros enfermeiros para o mercado de trabalho. Cabe ao docente também a orientação em projetos de novas pesquisas. É possível, ainda, trabalhar com a capacitação de agentes de saúde.

5. Enfermagem em emergência

Trabalhar em situações de emergência exige do profissional bastante autocontrole. Se você acredita que tem o perfil profissional para cuidar de pacientes que chegam em prontos-socorros nas mais variadas situações críticas, prestando todos os cuidados pré-hospitalares necessários, esta é uma especialização a se considerar. Outra possibilidade é fazer parte de equipes de resgate.

6. Gestão hospitalar

Com o objetivo de melhorar a gestão de uma instituição de saúde, esse curso leva o profissional a desenvolver uma visão crítica sobre a organização. Aprenderá a avaliar a qualidade do serviço prestado e o desempenho financeiro da empresa. Será capaz de gerenciar materiais, equipamentos ou pessoas, ou, ainda, de gerir seu próprio negócio.

7. Enfermagem forense

Esse é um ramo considerado novo e que está em expansão. Tem oferecido boas oportunidades e salários bem-interessantes. Esse especialista lidará com pacientes vítimas de violência doméstica, estupro ou algum tipo de trauma, colaborando no recolhimento de provas. Se alguma pessoa sob custódia judicial necessitar de cuidados de enfermagem, é ele que será o responsável pelo serviço.

Realiza coleta de exames de sangue, toxicológicos e de material para exames de DNA. Também é responsável pelos laudos periciais sobre o estado de saúde física e mental dos pacientes. Durante o curso, adquire conhecimentos sobre o sistema judiciário brasileiro e seu funcionamento.

Por que fazer um curso de pós-graduação na Uninter?

A educação a distância tem crescido cada vez mais e se mostra a oportunidade ideal para quem deseja atualizar seus conhecimentos ou especializar-se em uma área específica. Estudar sem sair de casa é uma realidade que proporciona um certificado com o mesmo valor de um curso presencial.

Ao escolher a Uninter, além das vantagens de estudar online, como mais praticidade, otimização do seu tempo e menor custo, você ainda conta com a experiência de uma instituição com mais de vinte anos dedicados à educação.

Além de cursos com nota máxima no MEC, os materiais de ensino da Uninter foram duas vezes ganhadores do Prêmio Jabuti. Professores mestres e doutores garantem seu aprendizado, e você conta com tutoria online e biblioteca virtual com mais de três mil títulos. Assim, você pode ter a certeza de que a Uninter é a melhor opção para sua pós-graduação.

Se você pretende crescer em sua carreira, fazer uma especialização para enfermeiros é fundamental para alcançar seu objetivo. Para não perder tempo e dinheiro, esteja certo de escolher uma instituição de ensino com a qualidade de que você precisa e merece.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre cursos de pós-graduação na área da saúde? Entre em contato conosco e descubra como a Uninter pode ajudar no seu crescimento profissional!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *