Subscribe Now

Trending News

Especialização em marketing EAD: como atuar no mercado?
EAD

Especialização em marketing EAD: como atuar no mercado?

Por trás de cada produto, marca, serviço, propaganda ou ação publicitária que vemos por aí, tem um profissional que se esforça e estuda muito para conseguir criar tudo isso. Sabe de que área estamos falando? Se você pensou marketing, acertou!

Marketing é uma estratégia empresarial para melhorar os ganhos por meio da produção e oferta de mercadorias, atendendo às necessidades do consumidor. Para isso, são utilizadas pesquisas, design, atendimentos, entre outras ações para chamar a atenção do público-alvo.

Se o ramo parece interessante pra você, este texto vai ajudar! Falamos sobre o mercado de trabalho, da especialização em Marketing EAD e ainda damos dicas para se levar em conta essa forma de ensino. Quer saber mais? Então acompanhe!

Qual é o mercado de atuação em marketing?

Assim como o mundo, as preferências, opções e o comportamento do consumidor estão mudando sempre. A cada dia as empresas estão buscando uma adequação para conseguir corresponder às exigências dos clientes. E, além de terem que atuar bem com o preço e a agilidade no serviço, é indispensável também pensar em ações para o bom desenvolvimento do relacionamento com a marca.

Todas essas funções são de responsabilidade do profissional de marketing e, para adquirir esse conhecimento, é necessário fazer uma especialização. Por meio de pesquisas, ele consegue entender o perfil do chamado público-alvo e com esses resultados traçar as melhores estratégias para conquistá-los.

O seu dia a dia é bastante movimentado e é fundamental estar preparado para trabalhar em várias frentes. Também é preciso compreender que a rotina é corrida, com muitas tarefas durante a semana, sendo imprescindível ter foco, planejamento e fazer inúmeras análises de resultados.

Quais são as áreas de atuação?

Neuromarketing

Este é um ramo que mistura o marketing à psicologia e à neurociência, utilizadas para compreender o comportamento do cliente. Quem gosta de usar bastante dessa linha de atuação são as lojas virtuais, que estão constantemente tentando entender como os compradores agem na hora de adquirir algo.

Também é interessante para aprender e desenvolver estratégias que atraiam a atenção dos consumidores e assim aumentem as vendas. É um campo de atuação bastante atual e que deve continuar crescendo muito nos próximos anos.

Inbound

Visto como uma novidade recente, essa opção se apresenta como uma evolução que se concentra nas estratégias dos meios digitais para a atração dos clientes. Entre as atividades desenvolvidas estão a criação de sites e blogs, a produção da estratégia de marketing de conteúdo, geração dos leads, distribuição de e-mails, formação das campanhas nas redes sociais e otimização de conteúdos.

Para os especialistas no tema, mesmo as empresas pequenas, como drogarias, restaurantes e mercados, precisam do Inbound Marketing para chamar a atenção dos consumidores e aumentar as vendas. Lembre-se de que estamos vivendo na era conectada e quem não é visto não é lembrado.

E-commerce

O comércio digital está em alta. Afinal, quem não gosta de fazer compras no conforto da sua casa? E para gerir isso, é necessária a atuação do profissional que passou pela especialização de Marketing EAD.

Ele fica com a responsabilidade de acompanhar e fazer a avaliação dos dados das divulgações e vendas de produtos. E, assim como na loja física, também deve prestar bastante atenção ao comportamento do público e suas preferências.

Powered by Rock Convert

Produtor de conteúdo

Seja dentro de uma empresa ou em seu próprio negócio, quem escolhe a função de produtor de conteúdo tem o objetivo de criar materiais considerados ricos e relevantes em informações. Tudo isso é usado para fazer a atração de leads, que são os potenciais compradores do produto.

Com certeza você já viu ou leu algum conteúdo que foi feito com a intenção de chamar a atenção para uma determinada empresa ou até mesmo o serviço que ela oferece. Um exemplo para entender: pense em um restaurante vegano que cria um blog para falar sobre assuntos relacionados ao tema, como os benefícios desse tipo de dieta.

Marketing digital

A internet está em alta, afinal, estamos na era da conexão e das redes sociais. Toda marca que se preze tem que estar presente nessas plataformas, acompanhando a movimentação dos clientes, analisando suas preferências e lançando produtos de acordo com isso.

E quem faz a gestão desses processos, é o profissional de marketing, afinal só quem busca esse tipo de especialização consegue desenvolver um bom trabalho e trazer excelentes resultados. Para isso, é preciso que ele esteja atualizado sobre as novidades das ferramentas para web, soluções e aplicativos disponíveis no mercado.

Por que fazer a especialização em Marketing EAD?

São muitas áreas, não é mesmo? O trabalho nesse campo é bem vasto, apresentando diversas opções para quem o escolhe. Apostamos que você até ficou com vontade de seguir pelo ramo, mas por que escolher aprender essa função com o Ensino a Distância?

Segundo dados do Ministério da Educação, a modalidade cresceu 52% desde 2017 e, além disso, as ofertas de vagas ultrapassam as dos cursos presenciais. Você deve escolher a EAD porque:

  • o custo-benefício é bem melhor, pois existem menos gastos com estruturas, funcionários e manutenção. Os preços chegam a ser de 20 a 40% mais baixos que os cursos presenciais;
  • dá autonomia e flexibilidade, pois você escolhe o melhor horário para estudar e encaixa os estudos à sua rotina da melhor forma;
  • a qualidade, porque o estudante tem acesso aos mesmos conteúdos que as opções presenciais, assiste às mesmas aulas e o diploma também tem validade em todo território nacional;
  • o reconhecimento do MEC é o mesmo que é dado aos cursos presenciais, assim como o do mercado de trabalho, que não faz diferenciação.

O que considerar ao escolher uma faculdade EAD?

Bons motivos para se levar em conta na especialização em Marketing EAD, não é? Mas antes de escolher, é preciso pesquisar alguns itens, como as avaliações do MEC, a qualidade tecnológica e a disponibilidade do atendimento presencial. A seguir, listamos essas e outras dicas para você fazer sua escolha!

Credenciamento do MEC

Independentemente do curso que escolher, é necessário verificar se a faculdade a distância em questão tem o reconhecimento do Ministério da Educação. A medida é essencial para que o estudo realizado tenha validade em todo território nacional e você não seja prejudicado na hora de se candidatar a uma vaga de emprego.

Material de apoio

Confira se o conteúdo didático tem recursos que vão além do que é dado em sala, como é o caso de e-books, games e fóruns de discussão. Esses itens são bons para trabalhar a fixação, além de envolverem o estudo e serem um grande complemento ao contexto educacional.

Qualidade tecnológica

Essa modalidade é majoritariamente virtual e as ferramentas para o acesso precisam ser eficientes, para evitar os possíveis bugs do sistema. As plataformas devem ser de fácil acesso, intuitivas e oferecerem os melhores resultados do ponto de vista da educação. Assim o estudante não vai perder tempo procurando os materiais.

Polo presencial

Por mais que o curso seja a distância e você tenha a oportunidade para estudar em casa, às vezes é necessário ir à faculdade, seja para resolver um problema ou até mesmo para assistir a uma aula prática. Então, na hora da escolha, é fundamental levar em conta a qualidade da infraestrutura para melhor atender às suas necessidades.

Como você pode ver neste texto, a especialização em Marketing EAD oferece vantagens e o campo de atuação da área é muito vasto. As opções vão desde as redes sociais até a produção de conteúdos para blogs e sites. Independentemente da sua escolha, é importante saber optar pela instituição melhor preparada e sempre buscar qualidade, pois só assim você vai ter a base necessária para ser um bom profissional.

Gostou das dicas? Compartilhe o material nas suas redes sociais! Essas podem ser as dúvidas de outra pessoa também. 😉

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *