Subscribe Now

Trending News

Por que investir em uma especialização EAD?
EAD

Por que investir em uma especialização EAD?

Investir em programas de educação continuada é um importante diferencial para o desenvolvimento de sua carreira. Com um mercado altamente competitivo e em constante transformação, destacam-se os profissionais que estiverem mais atualizados, tanto em capacidade técnica como em relação às demandas de sua área de atuação.

Porém, o maior desafio para muitas pessoas é conciliar a jornada de trabalho com a educação profissional. Dessa maneira, a especialização EAD (Educação a Distância) é uma alternativa cada vez mais cobiçada.

Para que você entenda melhor como estudar on-line, criamos este post para falar sobre algumas das particularidades dessa modalidade para os programas de pós-graduação lato sensu e apontamos vantagens de investir nesse tipo de curso. Confira!

Como funciona uma pós EAD?

Assim como na modalidade presencial, a pós EAD em nível de especialização integra os cursos pertencentes à pós-graduação lato sensu. Isso significa que, para fazer a matrícula, o aluno obrigatoriamente deve ter concluído a graduação e apresentar o diploma da faculdade.

Ao terminar o curso, o estudante será certificado com um diploma de especialista em determinado assunto de sua área ou em áreas correlatas à sua formação. Essa certificação pode, inclusive, ser determinante para que ele esteja apto para assumir certas funções na carreira.

Todas as atividades do curso são realizadas por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, a plataforma de estudos on-line. Essa será a sala de aula do aluno, que terá acesso a todo o material didático e atividades de avaliação, bem como participará de fóruns e se comunicará com os professores e colegas de turma.

As atividades avaliativas consistem em produções que o aluno realizará, provas on-line e, eventualmente, provas finais e apresentação de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Para tanto, podem ser realizados encontros presenciais em algum polo da instituição, agendados com bastante antecedência pela direção para que o aluno consiga facilmente se organizar.

Quais são os motivos para investir em uma especialização EAD?

Agora, confira algumas razões pelas quais você deve ter a especialização EAD no radar.

Custo-benefício

A relação custo-benefício de uma especialização EAD é excelente, sobretudo para quem deseja realizar um curso de forma prática e sem gastar muito com mensalidades. Como a maior parte do atendimento ao aluno é feita on-line — embora exista uma equipe de professores e funcionários trabalhando no polo EAD —, os custos de manutenção são muito menores se comparados à estrutura necessária para a realização de atividades presenciais.

Com isso, o valor das mensalidades também diminui sensivelmente, o que possibilita melhor organização financeira para o aluno poder estudar com tranquilidade, sem depender tanto da concessão de descontos ou financiamentos.

Outra vantagem é não precisar se deslocar até a instituição para ter aula. Nos cursos presenciais, além das mensalidades, somam-se ainda as despesas com transporte e alimentação — gastos que acabam pesando bastante no bolso do estudante.

Flexibilidade

A rotina flexível de estudo é outro importante atrativo de uma especialização EAD. Como o aluno sabe previamente quais são as atividades a serem cumpridas ao longo da semana, ele consegue organizar sua programação da maneira mais conveniente.

Para que os resultados sejam melhores, as instituições sugerem um tempo mínimo de dedicação diária. Com isso, o aluno pode dividir essas horas da forma mais adequada, encaixando o estudo dentro de sua rotina e, principalmente, aproveitando os momentos em que ele julga se sentir mais produtivo.

Na modalidade presencial, por outro lado, as aulas acontecem em dias prefixados e exigem que o aluno esteja presente — do contrário, será penalizado se o número de faltas for excedente. Essa rigidez, para muitos estudantes, pode ser desafiadora e até mesmo um impeditivo de cursar a pós-graduação.

Powered by Rock Convert

Oportunidade de voltar a estudar enquanto trabalha

Esse item também tem a ver com a flexibilidade de horário. Imagine quão desmotivador pode ser ter de trabalhar de dia e estudar à noite. Muitos de nós, com certeza, já passamos por isso. Além de a rotina ser extremamente pesada para o corpo e a mente, pode deixar o aluno improdutivo.

Na especialização EAD, o aluno consegue administrar sua agenda, ficando muito mais fácil dividir o horário de estudo, até mesmo em momentos em que ele possa se desligar de suas atividades profissionais — como no deslocamento para o trabalho ou no próprio horário de almoço.

Outro detalhe é que a pós-graduação lato sensu não exige dedicação integral, como é o caso de alguns programas de mestrado e doutorado ― sobretudo vinculados a institutos de fomento à pesquisa. Então, o aluno tem maior liberdade para cumprir os créditos e avaliações necessários para a conclusão do curso.

Praticidade e autonomia

Como a tecnologia utilizada nas plataformas de estudo costuma ser adaptável a diferentes tipos de dispositivos, você não depende exclusivamente de seu computador para poder estudar.

Digamos que você está dirigindo de volta para casa e há um podcast (um tipo de conteúdo gravado em áudio) para ouvir. Você pode conectar seu celular ao sistema multimídia do seu carro e ter acesso a esse conteúdo. Ainda, se você estiver distante de seu computador pessoal, mas precisa realizar alguma tarefa, é possível realizá-la tanto pelo computador da sua empresa quanto em uma lan house.

Com isso, a tecnologia oferece praticidade no estudo e oferece ao aluno maior autonomia no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que ele escolhe, onde, quando e de que forma estudar ― algo que, sem dúvida, favorece sua produtividade.

Validade do diploma

Assim como acontece com os cursos presenciais, todas as instituições que oferecem especializações EAD precisam ser credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação), devendo seguir várias exigências para manter o curso funcionando.

Para tanto, uma série de critérios de qualidade são utilizados, e a instituição promotora do curso estará sujeita à supervisão dos órgãos competentes. Ainda, pelo menos 50% do corpo docente deve ser composto de mestres e doutores.

Esses pré-requisitos corroboram a validade do diploma no mercado. Segundo a lei brasileira, o certificado EAD tem validade nacional, desde que observadas as exigências do MEC.

Dessa forma, sua única preocupação é escolher uma instituição respeitada e confirmar sua experiência em programas de especialização EAD. Isso porque, uma vez que o certificado EAD tem peso idêntico ao de um presencial, seu título de especialista será igualmente reconhecido.

Variedade de cursos

A modalidade EAD também favorece que as instituições criem cursos de acordo com a demanda do mercado. Dessa forma, a variedade de especializações é grande e tem diferentes focos, tanto práticos quanto teóricos.

Outro ponto positivo é que, além de a oferta de cursos ser vasta, a descentralização geográfica deixa de ser um impeditivo para o aluno estudar. No caso dos cursos presenciais, a oferta torna-se limitada às instituições próximas e, muitas vezes, o aluno não consegue cursar o que deseja.

Com a modalidade EAD, por outro lado, basta se matricular no curso e começar a estudar. Vale lembrar que eventuais deslocamentos ao polo tornam-se um investimento mínimo se comparados à modalidade presencial.

Como vimos, a especialização EAD é uma ótima oportunidade para quem quer continuar os estudos sem sacrificar o trabalho ou o orçamento. Se você chegou até aqui, já tem motivos suficientes para investir o quanto antes nessa modalidade.

Teremos o maior prazer em apresentar nossa metodologia e nossos cursos e tirar quaisquer dúvidas que você possa ter sobre os estudos on-line. Então, não vá embora sem antes entrar em contato conosco!

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *