Subscribe Now

Trending News

Como o IGC pode ajudar na hora de escolher o seu curso superior?
EAD, Graduação

Como o IGC pode ajudar na hora de escolher o seu curso superior?

Escolher a instituição para realizar o seu ensino superior nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes você pesquisa sobre a estrutura e a história, conversa com os amigos e sua rede de contatos. Mas essa decisão pode ser um pouco mais tranquila, pois existe um medidor prático e menos abstrato desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) que ajuda muito a eleger a instituição certa. É o Índice Geral de Cursos, também conhecido como IGC. Fique conosco e saiba o que é! 

O QUE É IGC?

O IGC classifica as instituições com uma nota entre 1 e 5, que busca sintetizar a qualidade média de todos os cursos da instituição. Essa pontuação é atribuída a partir de uma média geral das notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) dos últimos 3 anos.

O Enade é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004. Cursos diferentes são avaliados a cada ano, com o objetivo de avaliar o conhecimento dos estudantes que estão concluindo a graduação em relação ao conteúdo previsto nas diretrizes curriculares de cada curso.

O QUE VALE A PONTUAÇÃO NO IGC?

Para entender melhor como funciona a pontuação do IGC, o MEC estabeleceu alguns padrões. Olha só!

Notas 1 e 2 – Insatisfatório: 

Instituições nesta faixa estão abaixo do esperado. Podem receber sanções e estão sujeitas a acompanhamento próximo do Ministério da Educação até conseguirem elevar a sua pontuação.

Nota 3 – Adequado:

A pontuação igual ou maior que 3 é um bom resultado. Considera-se que as instituições avaliadas com essa nota oferecem uma formação adequada aos seus estudantes de graduação ou pós-graduação.

Notas 4 e 5 – Excelente: 

Instituições que recebem uma dessas notas fazem parte do grupo de excelência. Isto é, oferecem cursos com qualidade verificada: corpo docente de alto nível, conteúdo bem escrito, ótima infraestrutura (física, no caso dos cursos semipresenciais e presenciais; ou digital, por meio do ambiente virtual de aprendizagem dos cursos de ensino a distância) e suporte total aos alunos.

A UNINTER OBTEVE NOTA 4 NO IGC 

O Centro Universitário Internacional Uninter foi recentemente classificado com a nota 4 no IGC de acordo com o MEC. Isso significa que a instituição atingiu o conceito de excelência e está entre as mais qualificadas instituições de ensino do país. Aliás, essa nota 4 no IGC, somada ao conceito 5 obtido anteriormente no recredenciamento do centro universitário pelo MEC, faz da Uninter a melhor instituição do Brasil na modalidade de ensino a distância!

Para Benhur Gaio, reitor da Uninter, havia grande expectativa quanto ao resultado desta avaliação. A boa nota — que vem do ótimo desempenho dos alunos —, reflete o capricho e o esforço de todas as equipes de colaboradores. “Dos estudantes que fizeram as provas do Enade pela Uninter, 98% são da modalidade a distância. Isso comprova a nossa qualidade de ensino e nos dá uma assinatura de resultado fantástica para a finalização deste ano”, conclui.

 

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert

Posts relacionados

1 Comentário

  1. ADEILDA ANANIAS DE LIMA

    Parabenizo a minha orientadora, Geane (Polo Salvador) pelo profissionalismo e a atenção que recebi em um momento de desmotivação, pelo qual passei. Ela desempenhou um papel importante para a conclusão do curso. Muito obrigada, Geane!

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *