Imagem de um grupo de pessoas ao redor de uma mesa representando uma entrevista coletiva ou dinâmica em grupo.

Conheça as entrevistas de emprego coletivas e qual o seu objetivo como processo seletivo.

 

Você já participou de alguma entrevista coletiva de emprego? Muitas vezes também chamada de “dinâmica em grupo” pelas empresas, esse tipo de processo seletivo pode ser tanto desafiador quanto revelador. As entrevistas coletivas costumam ser processos utilizados principalmente quando as organizações precisam contratar muitos colaboradores. Mas não é só isso. Continue a leitura deste blog e entenda como essas entrevistas em grupo funcionam e quais os seus objetivos.

 

O que são entrevistas coletivas de emprego? 

As entrevistas coletivas de emprego, frequentemente chamadas de “dinâmicas de grupo”, são processos seletivos nos quais diversos candidatos são entrevistados de modo simultâneo. Esse modelo permite que as empresas avaliem habilidades como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas em um cenário mais interativo.

 

Como funciona uma entrevista coletiva de emprego?

Nesse modelo de processo seletivo, os candidatos à vaga estarão todos juntos em um ambiente de entrevista no qual serão avaliados ao mesmo tempo. Em algumas ocasiões, os participantes podem ser divididos em grupos menores para realizar atividades específicas, como discussões em grupo, resolução de problemas ou dinâmicas de simulação.

De modo geral, uma entrevista coletiva inicia-se com uma apresentação da empresa e da pessoa responsável por conduzir a dinâmica. Então, cada candidato também se apresenta e fala um pouco sobre si, seu perfil profissional e suas ambições de carreira. Na sequência, são formados grupos para atuar em equipe e desenvolver atividades específicas. Ao final das atividades, a equipe ou o profissional responsável pela entrevista transmite suas considerações gerais sobre o andamento do processo. Nesse momento, porém, não há um feedback individual, os candidatos terão uma devolutiva caso avancem para a próxima etapa do processo seletivo.

Embora haja vários participantes, isso não significa que o desempenho individual não seja analisado, pois o entrevistador ou a equipe de RH irá verificar o desempenho individual a partir da interação com os demais, levando em consideração habilidades comportamentais, como inteligência emocional, negociação, agilidade para aprender, liderança, comunicação, pensamento crítico, produtividade, criatividade, entre outras soft skills pertinentes.

Leia também: Diferenças entre entrevistas on-line e presencial: Como se preparar

 

Qual o objetivo das empresas com entrevistas coletivas de emprego? 

As empresas geralmente utilizam esse modelo de processo seletivo quando há a necessidade de entrevistar muitos candidatos para preencher uma ou mais vagas. Com isso, os entrevistadores podem analisar e comparar desempenhos de modo direto e objetivo.

Além disso, as entrevistas coletivas de emprego são eficazes para identificar competências e habilidades comportamentais que tendem a ser mais difíceis de avaliar em entrevistas individuais.

Leia também: Como se qualificar para o primeiro emprego?

 

Potencialize seus processos seletivos

As entrevistas coletivas podem ser uma ferramenta interessante para identificar talentos e construir equipes fortes e preparadas para lidar com os desafios do negócio. Compreender a dinâmica desse processo e aplicar as melhores práticas pode fazer toda a diferença na qualidade das contratações.

Na Uninter, você pode encontrar cursos de pós-graduação com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos e habilidades para conduzir entrevistas coletivas de modo eficaz. Por isso, não deixe essa oportunidade para depois, inscreva-se já e especialize-se para transformar processos seletivos.

Leia também: As novas competências exigidas pelo mercado de trabalho em forma de constante aprendizagem

Até breve!