Subscribe Now

Trending News

Como ingressar no ensino superior usando o Prouni?
Covid-19 | Pra Vida Não Parar

Como ingressar no ensino superior usando o Prouni?

Você sabia que o maior desejo da grande maioria dos jovens brasileiros é o tão sonhado diploma do ensino superior? Pois é! Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, comandada pelo economista Marcelo Neri, mostra que a conquista da graduação significa mais do que status quo e representa melhores oportunidades no mercado de trabalho.

O estudo concluiu que, para cada ano de frequência escolar, o trabalhador tem 12% a mais de impacto em sua renda. Agora, se esse trabalhador estiver cursado uma faculdade, o impacto chega a 36% no salário. Além da vantagem salarial, a conquista da graduação, traz vários outros benefícios que você pode conferir aqui.

Mesmo sabendo das vantagens do ensino superior, dados oficiais de órgãos públicos mostram que apenas 18, de 100 jovens, com idade entre 18 e 24 anos, conseguem chegar à universidade. Algumas pistas para essa triste realidade são históricas, como a grande evasão escolar, a baixa remuneração dos professores e problemas na educação básica.

Soma-se a isso, a grande desigualdade social que assola o país e a necessidade de um grande grupo de jovens que abandona o ensino escolar para trabalhar e complementar a renda familiar. Teremos, assim, a combinação perfeita para o subdesenvolvimento da nação.

Leia também:
https://deolhonofuturo.uninter.com/como-usar-o-prouni-uninter/
https://deolhonofuturo.uninter.com/onde-usar-a-nota-do-enem/

Então, como tornar o ensino superior uma realidade?

É justamente a partir desse diagnóstico social que, no início dos anos 2000, surge o Programa Universidade para Todos (Prouni) do governo federal. A iniciativa oferece bolsas de até 100% em instituições privadas do ensino superior para alunos sem graduação. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que:

  • Não possua diploma de curso superior;
  • Tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos;
  • Não tenha tirado zero na redação;
  • Tenha concluído o ensino médio em escola pública — ou em escola particular com bolsa integral.

A partir desses critérios, o sonho do ensino superior começa a se tornar realidade! Mas se por algum motivo você não conseguir ingressar na graduação pelo processo tradicional do Prouni, saiba que seu sonho ainda não acabou.

O Ministério da Educação oferece uma segunda chance por meio das  vagas remanescentes, que são as vagas que por algum motivo ainda não foram preenchidas. Para isso você precisa:

  • Não possuir diploma do ensino superior.
  • Ter feito qualquer edição do Enem partir de 2010 e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  • Apresentar renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos per capita.
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral.

A fim de potencializar os resultados do Prouni e aumentar a qualidade do ensino, a Uninter, instituição recredenciada com nota 5 em Educação a Distância (EAD) pelo Ministério da Educação (MEC), resolveu aderir mais uma vez a causa e passou a integrar o programa. Anualmente, inúmeras bolsas, nos mais de 120 cursos de nível superior, são ofertadas por todo o território nacional.

Neste ano, apesar dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, o calendário de inscrições e chamadas já está definido, e você pode se inscrever pelo site do MEC. E se quiser saber mais detalhes e como estudar na Uninter por meio do programa, acesse a nossa página específica do Prouni e venha fazer parte da instituição que foi eleita oito vezes consecutivas a melhor instituição de ensino superior pelo prêmio Top Educação, da editora Segmento e revista Educação.

Uninter, ao seu lado pra transformar a sua história.

Fonte: Istoe , UOL  e Guia de Carreira

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *