Subscribe Now

Trending News

Conheça as engenharias mais bem pagas no mercado
Graduação

Conheça as engenharias mais bem pagas no mercado

Você conhece as engenharias mais bem pagas no mercado? Algumas delas são mais conhecidas, como a engenharia civil, enquanto outras são pouco divulgadas, porém não menos importantes, como a engenharia da computação. O que elas têm em comum? A valorização do profissional e os altos salários.

Mas quem é o aluno de engenharia? Existe um perfil? Algumas características são importantes na hora de optar por um curso na área. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre os principais cursos de engenharia e as atividades desempenhadas pelo profissional de cada uma delas. Continue a leitura e confira!

Qual é o perfil do estudante de engenharia?

Uma das dúvidas mais comuns no momento de escolher uma graduação é sobre o curso que tem mais a ver com o perfil profissional do estudante. Contudo, se você já sabe que quer fazer engenharia, mas ainda não escolheu entre uma delas, saiba que isso também não é uma decisão tão simples.

Apesar de algumas características serem comuns para todas elas, sempre vai ter algo mais exigido em relação às habilidades e competências em um ou outro tipo de engenharia. Na engenharia civil, por exemplo, o estudante precisa aprender a ser mais comunicativo, enquanto na engenharia da computação a facilidade com tecnologias é primordial.

Vejamos algumas características que definem o perfil do estudante — e, consequentemente, do profissional de engenharia.

Conhecimento e facilidade com a área de exatas

Os cursos de engenharia são conhecidos pelo número de matérias que envolvem cálculos. Por isso, o estudante precisa, no mínimo, gostar de exatas. O conhecimento e a facilidade também podem ajudar, porém isso também pode ser adquirido ao longo da graduação.

Criatividade e empreendedorismo

A capacidade de criar, concomitantemente à habilidade de inovar, aumenta o potencial empreendedor do engenheiro. Sua principal função é a execução de projetos, envolvendo construção civil, produção de produtos, redes elétricas, entre outros. Independentemente da área, a criatividade é essencial para o sucesso desses empreendimentos.

Facilidade em trabalhar sob pressão

No dia a dia do profissional da área, muitas adversidades podem cruzar seu caminho. Por isso, manter o foco, mesmo sob pressão, é importante para essa profissão. Algumas situações, como os casos de desastres ecológicos, em que a reconstrução civil, ambiental, entre outras, são de responsabilidade dos engenheiros, a pressão pode ser grande — é preciso estar preparado.

Raciocínio lógico

Além dos números, a interpretação também é necessária na rotina de trabalho e durante a faculdade de engenharia. Ou seja, o raciocínio lógico deve ser utilizado na assimilação de conteúdos teóricos e práticos, para, posteriormente, serem aplicados de maneira racional na execução de diferentes projetos.

Quais são as principais engenharias para o mercado?

O mercado define, a cada temporada, as engenharias que mais se destacam em relação a ganhos financeiros. Como vimos, algumas delas estão sempre nesse meio, porém isso não significa que elas não sejam inovadoras. Muito pelo contrário, elas se mantêm entre as mais bem pagas justamente por estarem sempre se atualizando. Vejamos as principais.

Engenharia Civil

Apesar de ser a modalidade mais procurada pelos interessados na área, esse é um curso que possibilita bons salários, além de apresentar alta demanda no mercado. A engenharia civil está focada na idealização de projetos de construção civil, desde casas até grandes estruturas, como viadutos e prédios.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Entre as principais atividades do profissional, estão as construções, podendo atuar no âmbito privado ou público, em diferentes áreas, como:

  • pesquisador;
  • gestor de processos;
  • responsável por pavimentação de vias;
  • consultor de saneamento básico etc.

Durante o curso, que tem duração entre 5 e 6 anos e pode ser realizado também na modalidade a distância, o estudante terá disciplinas de cálculo, desenho, hidrologia, transportes, ética, entre outras matérias essenciais para uma formação de qualidade.

Engenharia Elétrica

Outra engenharia entre as mais pagas no mercado envolve estudos ligados ao desenvolvimento de projetos relacionados a equipamentos eletrônicos, dispositivos e sistemas. O curso tem, em média, a duração de 5 anos, oferecendo habilitação em eletrônica, robótica, telecomunicações etc.

A atuação do engenheiro eletricista abrange desde grandes empreendimentos tecnológicos até indústrias reconhecidas mundialmente. Também há espaço na pesquisa, além de o profissional sair do curso qualificado para prestar serviços e consultorias para órgãos públicos e privados.

Engenharia de Produção

O engenheiro de produção, geralmente, atua na indústria. Ele é responsável pelo controle da produção de diferentes materiais, otimizando os processos e lidando com a complexidade que envolve as linhas de produção do mercado industrial.

O estudante adquire, durante o curso, conhecimentos sobre administração, economia e engenharia. Por isso, essa é uma profissão conhecida como generalista, pois qualifica a pessoa a lidar com três grandes áreas essenciais ao funcionamento das organizações.

Entre as principais disciplinas da graduação, destacamos cálculo, lógica e comunicação, pois são características presentes no perfil do engenheiro, comprovando nossa afirmação anterior de que, durante o curso, essas habilidades poderão ser adquiridas.

Engenharia de Computação

A engenharia de computação, por sua vez, não está entre as mais procuradas pelos estudantes, contudo, com os avanços tecnológicos cada vez mais ágeis, essa é uma área com demanda considerável no mercado. Por isso, ela está entre as mais bem pagas.

Ofertadas a distância ou presencial, a graduação nessa área possibilita ao profissional lidar com o que está mais em voga no momento: dispositivos móveis, drones, carros etc. Além disso, ele também pode atuar no mercado financeiro, na indústria e, até mesmo, em hospitais – espaços em que a tecnologia otimiza os processos e o engenheiro é essencial para planejar e controlar esses quesitos.

Por que escolher uma faculdade de qualidade?

Escolher uma faculdade de qualidade é extremamente importante para o profissional do futuro. Isso porque o acesso ao curso superior vem sendo facilitado com as modalidades a distância, por exemplo, aumentando o número de pessoas graduadas. Com isso, o que mais contará na hora de competir por uma vaga no mercado será a qualidade da formação.

Agora que você conhece as engenharias mais bem pagas no mercado, que tal saber um pouco mais sobre a possibilidade de dar continuidade aos estudos e se qualificar ainda mais? Conheça o nosso curso de pós-graduação (ead) em gestão da tecnologia da informação!

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *