Subscribe Now

Trending News

Afinal, é possível cursar Engenharia Civil EAD?
EAD

Afinal, é possível cursar Engenharia Civil EAD?

A engenharia é uma boa área para as pessoas que desejam trabalhar com números e cálculos e que buscam uma carreira em ascensão. O mercado de trabalho está sempre recebendo engenheiros, então, se você sonha com essa profissão, mas não tem muitos recursos ou condições de fazer o curso presencialmente, precisa conhecer a Engenharia Civil EAD.

A educação a distância está em processo de expansão no Brasil e uma das razões que faz com que os alunos optem por essa modalidade é o menor valor das mensalidades dos cursos. Além disso, o modelo EAD consegue chegar a lugares bem remotos do país, além de garantir a inclusão de pessoas com idades mais avançadas, por exemplo.

Apesar de a Engenharia Civil ser um curso da área de exatas com muitas práticas em laboratório, ele já é ofertado na modalidade de ensino a distância, assim como outras áreas da Engenharia. E aí, quer saber mais sobre o funcionamento desse curso? Então, continue a leitura deste texto e confira!

Como funciona o curso de Engenharia Civil a distância?

A profissão de engenheiro civil, que tem como trabalho realizar a concepção, a construção e a manutenção de ambientes físicos, leva esses profissionais a serem responsáveis por toda a infraestrutura urbana.

É importante destacar que os cursos de Engenharia Civil na modalidade a distância oferecem as mesmas possibilidades que os presenciais, em relação ao trabalho com:

  • fundação;
  • saneamento;
  • estrutura, hidráulica;
  • materiais envolvidos em uma construção.

No EAD, o estudante não precisa estar presente na faculdade, pois tem a oportunidade de assistir às aulas do local que preferir, pelo computador. Assim, veja, a seguir, algumas características do curso de Engenharia Civil a distância!

A duração do curso

O curso de Engenharia Civil a distância, uma graduação que forma profissionais capazes de fiscalizar e de coordenar todas as fases de uma obra, é de grau bacharelado e tem duração de cinco anos.

O objetivo do curso

O mundo tem passado por várias transformações geradas pelo avanço tecnológico e pelo grande e constante crescimento da população. Como consequência disso, uma boa parte da sociedade ainda não tem acesso à infraestrutura que atenda às necessidades básicas, como energia, saneamento básico, moradia e mobilidade.

Nesse contexto, o curso de Engenharia Civil tem como propósito formar profissionais que sejam capazes de entender essa nova realidade que vivemos hoje e de criar projetos inovadores, com o menor impacto ambiental possível e de custo reduzido, gerando novos empregos e infraestrutura de qualidade para a população.

As competências esperadas do aluno

Algumas competências que o aluno de Engenharia Civil precisa ter são:

  • interpretar projetos e resolver problemas de forma inteligente e ágil;
  • ser capaz de pensar a cidade de maneira global, aliando tecnologia, infraestrutura e meio ambiente;
  • gerir empreendimentos eficientes, sustentáveis e que tragam dignidade a todos;
  • fornecer segurança aos usuários de infraestrutura urbana.

Como está o mercado de trabalho para quem se forma em Engenharia Civil a distância?

A carreira de engenheiro civil está em alta no mundo todo. Há vários investimentos no Brasil, tanto no setor de infraestrutura, que prevê a ampliação da quantidade de estradas, portos, barragens e aeroportos em curto espaço de tempo, quanto no setor de habitação, para a construção de prédios e de casas.

Todas essas construções demandam mão de obra especializada, desde o planejamento até a conclusão. Por esse motivo, ao concluir o curso de Engenharia Civil EAD, os estudantes encontram excelentes oportunidades de trabalho e salários bastante atrativos, podendo trabalhar em órgãos públicos, empresas privadas ou ainda atuar como autônomo.

Confira algumas das principais atividades que o engenheiro civil pode realizar:

  • realizar estudos de viabilidade econômica e técnica de projetos de construção;
  • avaliar os materiais usados nas obras;
  • elaborar o orçamento de obras;
  • emitir pareceres e laudos técnicos;
  • fiscalizar e coordenar equipes de trabalho;
  • desenvolver e controlar o cronograma da construção;
  • gerenciar e acompanhar todas as etapas de uma reforma ou obra;
  • inspecionar plantas de projetos e assegurar que se cumpram as normas e especificações;
  • entre muitas outras.

O que se estuda no curso de Engenharia Civil?

A Engenharia Civil é um curso da área de exatas. Por conta disso, disciplinas de cálculo, como Matemática e Física, vão acompanhar o aluno do primeiro ao último semestre da graduação.

200826_Prêmio-Reclame-Aqui_banner-Blog_Votação-Aberta-01 (2)Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Para atuar nessa profissão, é preciso, então, conhecer e compreender sobre química, cálculo e física, além dos materiais usados na construção civil — como madeira, concreto e aço —, da gestão de processos construtivos, do tratamento de água e esgoto, da geologia, dos orçamentos e da gestão de pessoas.

Porém, não pense que o aluno vai fugir das disciplinas das ciências sociais e humanas, pois ele terá disciplinas como filosofia, produção textual, antropologia e administração, ao longo do curso. Mas não há com o que se preocupar, pois as matérias são dadas de modo totalmente contextualizado e sempre abordando o que é realmente necessário ao trabalho do profissional.

A seguir, veja algumas das disciplinas que o aluno encontrará na grade curricular de Engenharia Civil.

Cálculo

Nessa disciplina, o estudante vai aprender a resolver equações diferenciais e vai saber o que são funções, limites e derivadas, além dos demais conteúdos relevantes.

Desenho Técnico

Ao longo de sua carreira, o Engenheiro Civil vai se deparar com diversos projetos hidráulicos, arquitetônicos ou elétricos. Saber fazer uma leitura desses desenhos, interpretá-los e desenvolvê-los vai ser essencial no seu dia a dia de trabalho.

Saneamento Ambiental

O engenheiro não se preocupa somente com os custos e com o bom resultado de uma obra. Ele também precisa ter preocupações com os impactos que as construções geram.

Materiais de Construção

Nessa disciplina, o aluno vai estudar as propriedades dos materiais de construção — como as características físico-químicas e a composição. Além disso, também vai entender, em cada contexto, como cada um é usado.

Leitura e produção de textos

Essa é uma disciplina que parece estar deslocada das outras, não é mesmo? Pois bem, saiba que um engenheiro precisa dominar a língua culta, comunicar-se com eficiência nas linguagens escrita e oral e, claro, saber interpretar textos.

Qual é a importância de escolher uma boa instituição de ensino?

Bom, agora que você já sabe o que se estuda em um curso de Engenharia Civil, é preciso também levar com consideração que a instituição de ensino deve ser bem escolhida para que todas essas disciplinas sejam bem trabalhadas.

A Uninter, por exemplo, é uma grande referência de ensino EAD de qualidade. Com aulas on-line com professores especialistas, além da qualidade de ensino atestada e comprovada pelo MEC (Ministério da Educação), a Uninter é uma faculdade a distância recredenciada com nota máxima.

No curso de Engenharia EAD da Uninter, o aluno vai ter acesso aos kits práticos que a instituição de ensino oferta. Como todos sabem, os estudantes que cursam uma faculdade nessa modalidade, muitas vezes, acabam sentindo falta de atividades práticas, que são fundamentais em muitas disciplinas. Um dos desafios atuais do EAD é determinar como elas serão realizadas, uma vez que a distância pode ser uma barreira nesse sentido.

A boa notícia é que a Uninter solucionou esse problema de forma esplêndida, inclusive, superando diversos cursos presenciais. A solução projetada pela faculdade foi desenvolver e entregar aos estudantes de engenharia um laboratório próprio. Na prática, podemos dizer que é um laboratório portátil individual para proporcionar a execução de experiências e de atividades específicas ao aluno, sempre relacionadas ao curso.

Assim, é possível fazer não só as experiências que os docentes solicitam, mas também quantas outras os estudantes desejarem — afinal, o laboratório é deles, e eles podem levar os itens para onde quiserem. Além de contribuir para a autonomia no processo de aprendizagem dos alunos e oferecer a chance de criar por conta própria, esses kits são completamente inovadores.

Como vimos, o modelo de educação EAD acabou quebrando o paradigma de que o ensino precisa ser presencial. Então, se você deseja fazer Engenharia Civil e busca flexibilidade de horário, aproveite essa modalidade e conquiste o seu sonho!

Ficou interessado e quer entender mais sobre o curso de Engenharia Civil EAD? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Luciano Morais

    Parabenizo a Uninter por disponibilizar o curso de Engenharia Civil EAD, contudo, gostaria de aproveitar o canal e fazer um apelo pra que a instituição também disponibilize o mais rápido possível, o curso de Arquitetura e Urbanismo EAD. Esse sempre foi o meu sonho, “me formar arquiteto”. Portanto Uninter, nos dê esse presente…

    1. LUIZ GUSTAVO JANSSON VIEIRA

      Oi, Luciano! Agradecemos sua sugestão. Em breve novos cursos devem ser ofertados. Acompanhe os próximos posts. 😊

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *