Subscribe Now

Trending News

Faça Engenharia Ambiental e ajude a transformar o planeta
Graduação

Faça Engenharia Ambiental e ajude a transformar o planeta

Recém-formados encontram mercado de trabalho aquecido e salários atrativos nessa área fundamental para a manutenção do equilíbrio socioambiental.

Se existe um profissional essencial para o futuro da humanidade e que contribui para o desenvolvimento sustentável da sociedade é, sem dúvida, o engenheiro ambiental. Afinal, os impactos da ação humana no meio ambiente têm sido, há anos, alvo de preocupação de líderes de países, ativistas, artistas e gente como você, é claro!

Portanto, se você se preocupa com o futuro do planeta, o curso natural da sua vida é fazer bacharelado em Engenharia Ambiental a distância na Uninter. A pauta ambiental, aliás, já deixou de ser urgente e passou a ser urgentíssima!

Tanto é que vários acordos, tratados e conferências sobre o clima já foram realizados até a chegada da Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, em 2015, não só para frear de vez as mudanças climáticas, mas para dar atenção ao atendimento as 169 metas

propostas nesta agenda, trazendo à tona ações para consumo e produção responsáveis, energia limpa, saneamento, cidades sustentáveis, vida aquática e vida terrestre.

Esse pacto global é uma tentativa de unir esforços entre empresas, instituições e sociedade civil para cumprir todos os objetivos, que podem ser conferidos aqui.

Os alarmes não param de soar

Breaking Despicable Me GIF by Regal - Find & Share on GIPHY

E basta uma espiada no noticiário para constatar que alguma coisa está errada, né? Alguma não, várias! E há muito tempo!

Em março deste ano, por exemplo, cientistas ficaram chocados ao constatarem que a temperatura na estação de pesquisa Concordia, no topo do Dome C, no Planalto Antártico — conhecido como o lugar mais frio da face da Terra — registrou uma temperatura 38ºC acima do normal.

Outra notícia impactante foi divulgada no ano passado: em 2020, ou seja, em plena pandemia, as emissões de gases do efeito estufa no Brasil aumentaram 9,5% por conta do desmatamento na Amazônia.

Leia também:

Isolamento social ajuda na recuperação ambiental

Ou seja, a sobrevivência do planeta depende do equilíbrio entre os ecossistemas, e quem decide cursar Engenharia Ambiental EAD é justamente alguém que busca aliar suas expectativas pessoais e profissionais ao bem-estar de todos.

Lembra quando citamos na introdução deste texto o ativismo de artistas? Um exemplo é a banda Pearl Jam que, em seu último álbum, lançou a canção “Retrograde”, chamando a atenção para o tema.

O clipe da música, inclusive, traz a participação da ativista sueca Greta Thunberg, que hoje tem 19 anos e ganhou fama mundial ao matar aula para protestar em frente ao parlamento sueco. Por conta desse engajamento, Greta já recebeu duas indicações ao Prêmio Nobel da Paz.

 

Aliás, certamente você já deve ter assistido a vários filmes “catástrofe” e documentários sobre a crise ambiental. O mais recente deles, inclusive, concorreu ao Oscar: o filme “Não Olhe para Cima”.

Mas há vários outros com o intuito de chamar a atenção sobre as mudanças climáticas, como:

1) O dia depois de amanhã (2004): um dos primeiros filmes sobre a temática, lançado em 2004, quando o termo “mudança climática” era conhecido como “aquecimento global”.

2) Uma verdade inconveniente (2006): documentário lançado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que apresenta dados científicos sobre como as emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases que alteram o clima e podem ocasionar a extinção do planeta.

3) Wall-E (2008): essa animação da Pixar traz o robô Wall-E (Waste Allocation Load Lifters – Earth ou Levantador de Carga para Alocação de Lixo – Classe ‘Terra’) e sua barata de estimação como os únicos habitantes da Terra, destruída pela poluição causada pelo acúmulo de lixo.

4) Tempestade: planeta em fúria (2017): após uma série de desastres naturais devastadores, é criada uma rede de satélites ao redor do planeta a fim de evitar sua extinção.

Mas, ao contrário de muitos filmes, ainda não temos um plano B, ou melhor, um Planeta B, e o que nos resta é cuidar do nosso planeta. Por isso, os engenheiros ambientais são fundamentais para alcançarmos esse equilíbrio.

Climate Change Environment GIF by Election 2020 - Find & Share on GIPHY

 

Os primórdios da Engenharia Ambiental

Antes de conferirmos a grade curricular do Bacharelado em Engenharia Ambiental, você está convidado a fazer uma breve viagem no tempo e descobrir quando nasceram os primeiros cursos da área.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Na verdade, o grande vilão das mudanças climáticas surgiu com a Revolução Industrial, no século XVIII: o aumento das emissões de gases do efeito estufa. E só

apenas no século XX é que começamos a sentir as consequências danosas dessa poluição.

Em meados dos anos 70, após a I Conferência Mundial do Clima ou Conferência de Estocolmo, na Suécia, terra da Greta, o mundo passou a voltar os olhos para as temáticas ambientais. Na ocasião, foi proposta a criação de profissões voltadas à proteção ambiental e, inclusive, o termo “desenvolvimento sustentável” foi usado pela primeira vez.

Mas se, no exterior, os primeiros cursos foram inaugurados nos anos 70, levaríamos duas décadas para instituí-los no Brasil. Isso porque a prioridade aqui era o saneamento básico (que, por sinal, ainda é um problema a ser sanado no país). Dessa forma, surgiram os primeiros cursos de Engenharia Sanitária.

Leia também: Plástico, pra que te quero?

Até que, em 1992, o Rio de Janeiro sediou a II Conferência Mundial do Meio Ambiente, quando, finalmente, foi autorizada a criação do curso de Engenharia Ambiental. Ou seja, o primeiro curso está completando 30 anos.

E a grade curricular de Engenharia Ambiental?

Ao se matricular no curso de Engenharia Ambiental, você estudará disciplinas como: Cálculo, Química, Topografia e Geoprocessamento, Saneamento Ambiental

e Sustentabilidade e Abastecimento e Tratamento de Água, Coleta e Tratamento de Efluentes, Gerenciamento de Resíduos, Avaliação de Impactos, Gestão e Auditoria Ambiental.

E quando se formar, será responsável, entre outras funções, por:

— elaborar e colocar em prática projetos ambientais;

— implantar a gestão ambiental em empresas;

— gerenciar e tratar resíduos e controlar a emissão de poluentes;

— prestar consultoria, atuar em institutos ambientais, centro de triagem de resíduos, estações de tratamento, entre outras empresas públicas e privadas.

Aliás, daqui a cinco anos, quando você deixar a faculdade, encontrará um mercado de trabalho bastante aquecido e salários ainda mais atrativos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o salário médio de um engenheiro ambiental, em 2021, no Brasil, era de R$ 7.368,00, sendo que o maior salário está no Rio de Janeiro, R$ 10.064,00.

Qual a nota de corte?

Segundo o site Quero Bolsa, em 2021, o curso de Engenharia Ambiental apresentou nota de corte média de 630.1 pontos para ingresso pelo Prouni. Lembrando que, na Uninter, você pode conquistar uma bolsa do Prouni! Só não vale ter diploma de curso superior.

Além disso, na Uninter, você conta com estes diferenciais:

— Aulas teóricas e práticas on-line 24h: você faz seu horário de estudo;

— Tutoria com professores especialistas, mestres e doutores;

— Livros digitais disponibilizados na Biblioteca Virtual, via Univirtus, para acesso durante todo o curso;

— Utilização de Laboratório Portátil Individual (LPI) para a realização de atividades práticas, contribuindo para desenvolvimento de habilidades e competências profissionais;

— Acesso a Laboratórios Virtuais, possibilitando a aplicação dos conhecimentos adquiridos em aula.

 

E muito mais!

Vem fazer parte da próxima turma de engenheiros ambientais! Vem pra Uninter! Inscreva-se aqui.

Até o próximo post!

 

Com informações dos sites CNN, Yahoo! Notícias, Inpe, Quero Bolsa, Mundo Vestibular e Guia da Carreira.

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.