A saúde brasileira precisa de mais enfermeiros

Subscribe Now

Trending News

A saúde brasileira precisa de mais enfermeiros
Graduação

A saúde brasileira precisa de mais enfermeiros

Para mudar esse panorama o Centro Universitário Internacional Uninter lança o curso de enfermagem semipresencial 

É de amplo conhecimento que o mundo se divide entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, como é o caso do Brasil. Seja nos mais variados campos, dentre eles a saúde, é de fácil compreensão que países emergentes sentem com mais força a desigualdade social. E é aí que inciativa pública e sociedade civil se juntam para pensar em programas, projetos e iniciativas que busquem diminuir essas desigualdades. Só para se ter uma ideia, atualmente, uma pesquisa realizada pela Fiocruz, por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), revela que a proporção de enfermeiros por cada 100 mil habitantes é de 217, sendo que o ideal proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 500 para cada 100 mil habitantes. Assim, para atender o indicado pela OMS, o Brasil precisaria de 953.779 mil enfermeiros, ou seja, aproximadamente 2,5 vezes mais que o número atual.    

Com vagas limitadas em universidades públicas e altas mensalidades em universidades privadas, como equalizar essa questão? Precisamos de mais profissionais da saúde, dentre eles enfermeiros, e é justamente para responder esse anseio que a Uninter desenvolveu o curso de Enfermagem, com uma metodologia completamente inovadora. Fique conosco até o fim e saiba mais.  

 

Leia também: 

Graduação na área da saúde: confira 5 opções de cursos 

Quais as opções de pós-graduação na área de saúde? 

 

A teoria em casa e a prática em laboratórios e hospitais   

Para o diretor da escola de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter, Cristiano Caveião, a demanda por enfermeiros será cada vez mais crescente. “Visto que novos serviços são criados em fluxos contínuos, bem como o aumento das doenças crônicas, o profissional de enfermagem é indispensável para a prevenção de agravos e para o tratamento na alta complexidade”, afirma. 

Após três anos de planejamento, execução e implementação, a Uninter acaba de lançar o curso de Enfermagem na modalidade de educação a distância (EAD), com metodologia semipresencial. A graduação foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima (5) e excelente desempenho em todas as dimensões exigidas: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.  

O curso atenderá às mais atuais necessidades do mercado de trabalho na enfermagem, seguindo rigorosos padrões de qualidade para uma formação pautada nas competências, princípio ético e humanístico. 

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

“O trabalho do profissional de enfermagem vai muito além do cuidado com o paciente dentro dos hospitais. Suas responsabilidades vão desde a gestão de equipes até um olhar humanizado em ambientes que exigem conhecimento técnico, científico e tecnológico”, ressalta Caveião. 

A metodologia do curso, com aulas presenciais, on-line e práticas em laboratórios, oferece recursos educacionais tecnológicos, material didático próprio, estrutura e laboratórios físicos para as atividades semanais. O aluno também será inserido em cenários de aprendizagem em saúde, como hospitais e clínicas. 

No primeiro ano, o curso é organizado por fases, sendo cada uma composta por sete semanas e duas disciplinas. Neste momento, a teoria é estudada a distância e a prática ocorre presencialmente nos laboratórios dos superpolos de Saúde da Uninter, localizados nas cidades de Curitiba (PR), São Paulo (SP), Brasília (DF), São José dos Campos (SP), Porto Alegre (RS) e, em breve, Belo Horizonte (MG). 

A partir do segundo ano do curso, as práticas ocorrem em hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades de saúde, serviços de urgência e emergência e atenção domiciliar, entre vários outros serviços, conforme a característica de cada disciplina. Parcerias importantes estão sendo firmadas para essas práticas. Em Curitiba (PR), por exemplo, o Hospital Erasto Gaertner será ambiente de estudo e pesquisa dos estudantes da Uninter. 

“A pandemia nos trouxe uma realidade que quebra os preconceitos que tínhamos com a educação a distância. Hoje, está mais que comprovado que a educação a distância, administrada por instituições sérias e com qualidade comprovada como a Uninter, funcionam e formam excelentes profissionais. A Enfermagem, como qualquer outro curso, tem seus momentos teóricos que podem ser absorvidos com aulas on-line. E claro, a prática e o estágio serão integralmente desenvolvidos em ambientes propícios”, esclarece o diretor. 

 

Diferenciais do curso 

A Uninter formará um profissional generalista que fará a diferença na vida de pessoas por meio do cuidado. O estudante será preparado para atuar como integrante multiprofissional dos serviços de saúde. Terá acesso a conteúdos que permitirão o desenvolvimento de habilidades e competências para a atuação em cinco grandes campos da enfermagem: assistência, gestão, educação, pesquisa e empreendedorismo. 

Outro grande diferencial do curso é que o aluno terá a possibilidade de personalizar a sua matriz curricular, escolhendo disciplinas que mais lhe interessam profissionalmente e ampliando os seus conhecimentos em uma determinada área da enfermagem ou saúde. 

No Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o estudante poderá optar pela entrega de um artigo ou o projeto de um produto para a saúde e enfermagem. Essa inovação na disciplina de TCC emerge de uma crescente demanda, na qual os enfermeiros, cada vez mais, têm desenvolvido produtos para a assistência ou gestão do setor. Com isso, a Uninter tem o objetivo de estimular seus alunos a empreenderem diante das necessidades deste imenso mercado. 

 

Viu só quantas vantagens? Se você ficou interessado e quer mais informações ou fazer a sua inscrição, clique aqui ou ligue 0800 702 0500. 

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Conheça o curso de Enfermagem semipresencial da Uninter, com aulas presenciais, on-line, práticas em laboratórios e com preço justo.