Subscribe Now

Trending News

Como empreender com mais segurança? Confira boas dicas!
Investidor

Como empreender com mais segurança? Confira boas dicas!

Os dados mais recentes demonstram que empreender está entre os desejos mais recorrentes, perdendo apenas para a compra de um imóvel, de um carro ou de um investimento em uma viagem internacional. A ideia de trabalhar sem um chefe, sem um teto de ganhos ou em um modelo mais flexível costuma ser muito atrativa para a maioria das pessoas. No entanto, nem todas elas se sentem seguras para tirar a ideia do papel e iniciar o seu próprio negócio.

É claro que não há uma maneira de se tornar um empreendedor sem assumir alguns riscos, que podem representar perdas significativas de importantes quantias, de tempo e energia empregados na realização deste sonho. Contudo, tomando alguns cuidados, é possível ampliar as possibilidades de sucesso e aumentar a confiança diante desse enorme desafio.

Confira, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar a se preparar para empreender de uma forma mais segura:

CONHEÇA O MERCADO

Após a concepção da ideia do novo empreendimento, o primeiríssimo passo é avaliar o mercado em que se pretende atuar. É crucial saber quais são os principais concorrentes e obter a maior quantidade de informações possíveis sobre eles. Além disso, é necessário avaliar quais as principais oportunidades e ameaças que te aguardam pela frente, e como seu negócio pode se diferenciar e ganhar destaque no mercado existente.

Em um cenário em que a maioria dos segmentos já contam com um grande número players experientes, é praticamente impossível obter sucesso sem conhecer a fundo o seu ramo de atuação, suas forças, fraquezas e onde você se encaixa nessa perspectiva.

Além desses dados mais específicos, é interessante validar tudo o que você já acredita saber sobre o universo macro do negócio. Observar as tendências e pesquisas de mercado disponíveis, por exemplo, pode esclarecer muitas dúvidas e gerar insights. Para quem quer iniciar no mercado de EAD, por exemplo, um dado extremamente relevante, revelado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), demonstra que o número de alunos, nessa modalidade, cresceu cerca de 145% nos últimos 9 anos.

SAIBA QUEM É O SEU PÚBLICO

Pode parecer algo óbvio, mas é fundamental saber para quem você está oferecendo seus produtos e serviços. Quanto mais (e melhor) você conhecer o seu público-alvo, mais assertiva será sua comunicação e mais válidas serão todas as suas estratégias de negócio.

A notícia boa é que, na era da informação, isso tem ficado cada vez mais fácil e acessível. As redes sociais e outros meios utilizados pelos usuários, permitem a captação de dados extremamente detalhados e reais sobre quem os acessa.

Conhecimento é poder, e com todas essas valiosas informações em mãos, você pode orientar suas ações no sentido de atender exatamente o que o seu cliente precisa e espera, minimizando erros, criando valor de marca e potencializando os seus resultados.

200826_Prêmio-Reclame-Aqui_banner-Blog_Votação-Aberta-01 (2)Powered by Rock Convert

DEFINA SUAS METAS

A grande maioria das pessoas não costuma estabelecer metas claras, não somente nos negócios, mas em todas as áreas da vida. Essa definição é fundamental, pois, afinal de contas, não se pode chegar tão facilmente a um lugar onde não se sabe onde fica.

Para não perder o foco, é crucial ao empreendedor que ele determine um período para o cumprimento dessas metas. A curto prazo, elas podem ser mensais, trimestrais ou semestrais, e a médio e longo prazo elas podem ser anuais, bianuais ou pensadas para períodos maiores, sempre levando em consideração a finalidade dessa determinação.

Além disso, uma meta deve ser pautada em objetivos reais e possíveis, não somente no que você espera do negócio, mas nos resultados e no retorno que ele pode, de fato, oferecer. Isso, além de direcionar os esforços de maneira mais efetiva, também pode evitar frustrações ao longo do caminho que será trilhado pelo empreendedor.

DESENVOLVA HABILIDADES

Um empreendedor precisa desenvolver uma série de competências como qualquer outro profissional. Além da capacidade de administrar o negócio, é preciso que ele tenha uma visão global e completa de todo o processo. Isso pode envolver habilidades bem específicas, de acordo com o ramo de atuação, mas há algumas delas que são essenciais.

Os palestrantes mais renomados do mundo, são unânimes em dizer que a empatia e a humildade são fundamentais a quem deseja empreender. Isso porque para conseguir atender à uma série de expectativas, dos clientes, funcionários e investidores, é preciso entender profundamente como eles percebem suas ações e tudo o que permeia essa dinâmica. A empatia cumpre esse papel e dá a noção de que a verdade nunca tem um único dono.

A humildade é necessária para que o empreendedor possa estar sempre disposto a aprender, ainda que os negócios estejam a pleno vapor e que os resultados sejam incríveis. Isso é importante para que a empresa seja capaz de se adaptar às constantes mudanças e fuja da estagnação, continuando a crescer e a se desenvolver continuamente.

Leia também:

Quer começar a investir em educação a distância? Confira dicas!

5 motivos para investir no mercado de educação a distância

Se você quer empreender em um dos segmentos que mais crescem no Brasil e no mundo, acesse essa página e converse com um de nossos representantes. Aproveite a alta do mercado de EAD e abra um polo de apoio presencial da Uninter em sua cidade.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *