Subscribe Now

Trending News

Educação continuada: por que não parar de estudar?
Pós Graduação

Educação continuada: por que não parar de estudar?

A importância dos estudos para se ter uma vida profissional de sucesso não é segredo para ninguém. Porém, muitas pessoas se esquecem de que a educação continuada — ou seja, não parar os estudos depois da graduação — é um diferencial que vem ganhando espaço no currículo dos profissionais das mais variadas áreas de atuação.

O mercado de trabalho sempre foi conhecido por suas constantes mudanças e na Era Digital isso se transformou, mas apenas no quesito da rapidez com que essas trocas acontecem. No mesmo ritmo, o profissional atento está em busca de especializações, qualificações e meios de se adaptar ao boom tecnológico que influencia tanto a rotina das organizações.

Nesse contexto, algumas possibilidades parecem mais adequadas do que outras para cada tipo de perfil profissional. Continue a leitura para descobrir qual é a forma de educação continuada ideal para você e as vantagens de investir com tudo nela!

Possibilidades da educação continuada

Para dar continuidade aos estudos, não é preciso necessariamente estar no fim da graduação ou em um momento de busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Ou seja, você não precisa ficar desempregado para voltar e dar continuidade aos estudos, pois mesmo aqueles profissionais já inseridos no mercado devem atualizar-se a todo momento. Vejamos algumas das maneiras de investir em educação continuada!

Pós-graduação

Existem duas modalidades de pós-graduação que podemos escolher para continuar os estudos dentro de áreas específicas de atuação. As pós de lato sensu incluem especializações e MBA. Já as pós stricto sensu compreendem os programas de mestrado e doutorado, sendo mais direcionadas para quem pretende seguir carreira acadêmica, como pesquisador e/ou professor.

Especialização

Neste grau acadêmico, de especialização, o número mínimo de horas a ser cumprido é de 360. Comumente chamadas de pós-graduação, as especializações são indicadas para aqueles profissionais que querem aumentar sua gama de conhecimento em busca da consolidação da carreira.

MBA

O MBA (Master of Business Administration) é um tipo de pós-graduação lato sensu mais focada no mercado e em negócios. Indicados para quem já tem uma carreira estável, os cursos de MBA oferecem uma visão ampla do mercado, qualificando o profissional a atuar em diferentes frentes nas empresas.

Segunda graduação

A obtenção de um novo título pode ser realizada para complementar a formação, como acontece com alguns estudantes de Direito, por exemplo, que fazem Letras ou Filosofia para acrescentarem conhecimento às suas causas. Outra motivação é a mudança de carreira, ou seja, uma segunda graduação na busca de diferentes oportunidades de trabalho.

Motivos para não parar de estudar

O nosso olhar em relação ao mundo também é algo que está em constante mudança, visto que as formas de trabalho e de sociabilidade não são estáveis. Porém, isso não acontece de maneira aleatória, mas sim de acordo com os novos conhecimentos que chegam até nós. Desse modo, continuar os estudos torna-se um caminho para novas chances, já que aumentamos nossa capacidade analítica e desenvolvemos mais o senso crítico.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Muito além do que aprender novas práticas e teorias, continuar os estudos mesmo depois da graduação possibilita ao profissional uma base para mudar de carreira, por exemplo. Além disso, incentiva-o a ser questionador, pois, quanto mais aprendemos, mais queremos saber sobre o porquê das coisas. Vejamos alguns benefícios da educação continuada!

Obter realização pessoal

Uma pessoa realizada é aquela que conquistou tudo aquilo que almejou um dia e foi construindo aos poucos ao longo da carreira e das relações interpessoais. Sendo assim, a realização pessoal é um dos maiores benefícios de manter a vida estudantil ativa. Com uma nova graduação, por exemplo, é possível mudar completamente de rumo na carreira e fazer aquilo que sempre sonhou.

O conhecimento, como vimos, transforma o modo como enxergamos o mundo e abre portas para alcançarmos o sucesso aspirado. Sinônimo de felicidade, a pessoa em sua completude tende a ser mais feliz, pois acredita que fez o que estava a seu alcance para ser bem-sucedida.

Ser competitivo no mercado

A competitividade está relacionada com a capacidade de garantir posições diante dos esforços despendidos para tal. No mercado de trabalho, essa é uma característica essencial, já que, dependendo do setor, o número de profissionais capacitados é alto.

Contudo, apenas uma capacitação, como a graduação, não é mais suficiente em um espaço tão competitivo. Daí surge a necessidade de buscar por mais estudos. Indo além de um currículo recheado de cursos e especializações, é necessário demonstrar que você está preparado para se adequar e inovar juntamente com a sua profissão.

Manter a empregabilidade

Para manter a empregabilidade, que é a competência de preservar o cargo atual ou encontrar a posição adequada em relação aos seus atuais sonhos, é necessário estar em constante atualização. Afinal, o mercado muda de maneira cada vez mais rápida, o que acaba exigindo dos colaboradores o acompanhamento meticuloso dessas transformações.

Aumentar habilidades técnicas

Os cursos oferecidos como educação continuada para quem já possui uma graduação podem ser uma boa maneira de aumentar as suas habilidades técnicas, principalmente quando você opta por fazer uma pós-graduação lato sensu. O dia a dia de estudos e de novas práticas dentro da atualização acadêmica deixa o profissional mais motivado e por dentro das novidades, além de oferecer uma evolução profissional, é claro!

Importância de escolher uma instituição de qualidade

Alguns colaboradores que já estão inseridos no mercado de trabalho acabam acomodando-se e não dando a atenção devida para a importância da pós-graduação. Essa é uma das maneiras de educação continuada mais valorizadas pelas grandes empresas, além de trazer benefícios para a vida pessoal de quem busca qualificar-se.

Entretanto, não basta escolher um curso para fazer, mas também é essencial saber a melhor opção de instituições de ensino. Para isso, pesquise sobre qualidade do material de aula, corpo docente, formas de ingresso, valores financeiros e éticos, diferenças entre cursos presenciais, semipresenciais e a distância, entre outras qualidades básicas para uma faculdade de ponta — sempre considerando suas necessidades e possibilidades.

Agora que você já sabe a importância de não parar de estudar, que tal assinar nossa newsletter? Assim, você receberá, diretamente em sua caixa de e-mails, novidades sobre nossos cursos e especializações!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *