Subscribe Now

Trending News

Entenda as diferenças das modalidades semipresencial e EAD
EAD

Entenda as diferenças das modalidades semipresencial e EAD

Ficar sem uma formação de ensino superior hoje em dia é algo pouco provável. Com as graduações EAD e semipresencial evoluindo, o número de estudantes só aumenta! Para você ter uma ideia, no Brasil, em 2017, foram mais de sete milhões de alunos de EAD, de acordo com Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed).

O fato é que essas duas formas de educação democratizaram o ensino por inúmeros fatores. Por exemplo, quem mora em grandes centros não precisa perder muitas horas deslocando-se diariamente para a aula. Você pode trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Além disso, ainda há a questão dos valores que pesa bastante — um curso a distância pode custar até 30% menos do que o valor médio do ensino presencial.

Se você está considerando ter uma formação EAD ou semipresencial, está no lugar certo! Vamos explicar todas as diferenças e ainda contar sobre os diferenciais da Uninter para você ter mais certezas em seu caminho!

Diferenças entre EAD e semipresencial

Ambas as formações pedem que você se dedique da sua casa. Nesse sentido, será preciso ter acesso à internet e equipamentos, como um notebook e um celular, para assistir às aulas e desenvolver as atividades. Especificamente sobre cada ensino, você entende melhor a seguir.

EAD

No ensino a distância, você estudará por meio de uma plataforma interativa on-line, também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Na prática, você verá vídeos e animações, lerá textos indicados para cada disciplina e participará de videoconferências, chats e fóruns interativos.

Apesar de quase tudo ser feito virtualmente, as atividades de avaliação devem ser realizadas presencialmente.

Semipresencial

Nesta opção, algumas aulas são feitas presencialmente enquanto as demais seguem por meio do ambiente virtual. Mas, neste item, é preciso fazer duas diferenciações, como explicamos:

  • educação presencial híbrida: você terá aulas a distância como em uma EAD, mas as atividades on-line devem somar até 40% do tempo de estudo — os outros 60% devem consistir em aulas e atividades presenciais;
  • educação a distância híbrida: além de fazer as atividades por meio da plataforma virtual, você deve comparecer ao polo de ensino para aulas, trabalhos em grupos e avaliações — totalizando até 30% de atividades presenciais.

Na hora de escolher o curso semipresencial, vale a pena verificar essa questão caso você tenha pouco tempo disponível para ir ao polo e fazer as atividades pedidas.

Características da Uninter

A Uninter está atenta ao mercado de trabalho. Assim, a grade curricular tem matérias que realmente preparam você para a vida profissional.

Além disso, todas as graduações contam com metodologia ativa. Ou seja, você tem um misto de aulas práticas e teóricas para que você esteja cada vez mais motivado a continuar. Na sequência, você entende melhor os detalhes das formações EAD e semipresencial do Centro Universitário Internacional Uninter.

Aulas presenciais

Elas estão disponíveis apenas para os cursos semipresenciais, sendo que, se você optar por uma formação de tecnólogo (duração em média de dois anos), é necessário estar no polo duas vezes por semana por duas horas. Caso faça um bacharelado, são três horas e duas vezes na semana.

Avaliações

Todas as avaliações são obrigatoriamente feitas nos polos, tanto para os cursos de ensino a distância quanto para os semipresenciais.

Powered by Rock Convert

Local do curso

Os cursos EAD estão disponíveis para todo o Brasil todo e até no exterior, já que a Uninter conta com polos nos Estados Unidos. Já os semipresenciais são focados em Curitiba (PR). A instituição tem tanto as opções de ensino a distância híbrido quanto presencial híbrido.

Kits de aprendizagem

“Para alguns cursos, como Jornalismo, algumas Engenharias, Investigação Profissional e Saneamento Ambiental, tanto na modalidade a distância quanto semipresencial, você recebe na sua casa kits para o aprendizado prático que fazem toda a diferença”, conta Elton Schneider, que é diretor da Escola de Negócios da Uninter.

No kit de Jornalismo, por exemplo, são 26 softwares de edição e a parte de hardware, que conta com máquina fotográfica e filmadora 4k, tripé etc. É um detalhe importante, pois muitas vezes nas graduações presenciais, o aluno tem pouco tempo de prática em laboratório.

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

O Univirtus, como é chamado o AVA da Uninter, oferece acesso a chats e videoconferências em tempo real, além de contar com tutoriais e fóruns que promovem o debate entre os colegas de curso. É pela plataforma também que você acessa vídeos, textos de apoio, biblioteca virtual e recebe feedbacks de professores, tutores e orientadores.

“Também é possível fazer toda sua gestão acadêmica pelo Univirtus e checar notas, disciplinas cursadas e a fazer, emissão de boletos, solicitação de serviços, quadro de avisos, entre outros”, comenta Elton. Basicamente, uma plataforma que pode ser acessada várias vezes ao dia — e você pode fazer isso pelo celular, já que ela é otimizada para mobile!

Atividades práticas

Todas elas, independentemente do curso, devem ser postadas no AVA. A diferença é que, no semipresencial, tudo é desenvolvido e apresentado durante os encontros obrigatórios.

Material didático on-line

O projeto editorial da Uninter conta com mais de dois mil títulos que são distribuídos aos alunos de acordo com o curso e a grade curricular. Todas as formações têm acesso ao material.

Tutores e orientadores

Para fazer o acompanhamento das atividades, a graduação EAD tem orientadores educacionais que auxiliam, por exemplo, em relação ao funcionamento da plataforma. Já o semipresencial tem professores tutores, com domínio do conteúdo ensinado.

Fatores para uma escolha acertada

Esses dois tipos de graduação têm diplomas que valem exatamente como um de formação presencial. Assim, na hora de procurar uma colocação profissional, você estará tão preparado quanto quem se forma no modelo tradicional de ensino. Agora, para acertar na forma de ensino, leve em conta o fato de:

  • estar disponível para a quantidade de encontros dos cursos presenciais;
  • contar com dedicação e foco suficientes para assistir às aulas e fazer as atividades — caso falte disciplina, o semipresencial pode ser uma boa;
  • contar com acesso à Internet e a dispositivos para assistir às aulas e fazer as atividades.

EAD e semipresencial na Uninter também são muito bem-avaliados pelo MEC, o que lhe dá uma segurança a mais para a escolha. Os alunos que se formam em cursos de graduação também seguem na universidade fazendo pós-graduação, sinal de confiança e aprovação do ensino.

Com tantas vantagens, fazer uma graduação hoje é totalmente possível, mesmo que você trabalhe, tenha filhos e uma vida supercorrida. É só apostar na dedicação e na disciplina para ter seu diploma e dar um passo a mais para garantir a empregabilidade!

Empolgou para cursar sua graduação? A Uninter é referência no ensino e tem a maior diversidade de opções, todas com a qualidade que você procura. Entre agora mesmo em contato com a gente!

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *