Subscribe Now

Trending News

EAD e educação semipresencial são a mesma coisa?
EAD, Graduação

EAD e educação semipresencial são a mesma coisa?

Powered by Rock Convert

Tanto a educação a distância quanto a metodologia semipresencial são sinônimos de autonomia e flexibilidade. Mas o que difere uma da outra? Confira no blog!

Você está pensando em começar uma graduação e até escolheu o tão sonhado curso, né? Mas, na hora da pesquisa, deparou-se com algo intrigante: os tipos de metodologias e modalidades disponíveis. Pois é, foi-se o tempo em que ingressar no ensino superior significava “bater ponto” em um determinado horário e local e sofrer com aqueles problemas de deslocamentos diários. A modalidade de educação a distância (EAD) bem como a metodologia semipresencial chegaram para quebrar paradigmas e, ao que tudo indica, vieram para ficar.

Mas, apesar da flexibilidade, as opções não são sinônimas e estamos aqui justamente para falar um pouco de cada uma. Olha só:

Educação a distância versus semipresencial

Oferecendo mais autonomia e flexibilidade, tanto a EAD quanto a educação semipresencial se tornaram uma opção para muitas pessoas. E prova disso são os números mais recentes divulgados pelo Censo de Educação Superior.

De acordo com o relatório, pela primeira vez na história, os cursos a distância possuem mais alunos novos do que as opções presenciais. Tá certo, a pandemia acelerou essa demanda e até aliviou o estigma de que estudar remotamente significa se esforçar menos, mas é válido lembrar que, nos últimos 10 anos, o número de ingressantes na modalidade a distância quadruplicou.

Leia também: Como interagir com meus professores no ensino a distância?

Ou seja, os números são apenas o reflexo de uma nova tendência que chegou para ressignificar a forma como estudamos. E se começar uma graduação presencial não está nos seus planos, eis aqui uma breve explicação sobre a modalidade a distância e a metodologia semipresencial:

GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

 

É a modalidade que permite estudar onde e quando quiser. As aulas são realizadas por meio de um ambiente virtual de aprendizagem no qual é possível ver e rever aulas, tirar dúvidas, enviar trabalhos e até mesmo fazer provas e atividades avaliativas.

GRADUAÇÃO SEMIPRESENCIAL

 

Trata-se de uma metodologia englobada pela educação a distância na qual o aluno estuda a teoria no ambiente virtual de aprendizagem e pratica tudo aquilo que aprendeu dentro da sala de aula ou em modernos laboratórios, dependendo do curso.

Dessa forma, a escolha da modalidade/metodologia depende muito do curso e da sua disponibilidade como aluno. Se você trabalha e estuda, evitar gastos e o próprio tempo com deslocamento faz da graduação a distância a opção ideal. Agora, se você não abre mão das aulas práticas (às vezes, isso é até uma exigência do seu curso), o semipresencial é a melhor escolha.

Validação do MEC garantida

Apesar da educação a distância alçar voos tão altos e ser tão debatida atualmente, o Ministério da Educação (MEC), por meio de uma reforma educacional realizada em 1996 e instaurada pela Lei n.º 9.394/96, tornou a EAD uma modalidade válida para todos os níveis de ensino. E, inclusive, em 1999, o órgão começou a credenciar as instituições para atuar dentro dessa modalidade.

Já a educação semipresencial surgiu em 2004 e é encarada pelo MEC como uma ramificação da educação a distância, na qual o aluno possui aulas remotas e presenciais em um mesmo curso.

Dessa forma, seja estudando a distância ou semipresencialmente, o aluno possui o amparo dos órgãos competentes para fazer uma graduação de qualidade, mesmo não estando na maior parte do tempo em sala de aula.

E o diploma, é o mesmo?

Isso é outra dúvida muito comum. Seja fazendo uma graduação a distância ou investindo em um curso semipresencial, é importante lembrar que o diploma é o mesmo, isto é, a certificação emitida pela instituição de ensino superior credenciada pelo MEC vale tanto quanto um curso realizado presencialmente.

Aliás, a modalidade/metodologia sequer aparece no diploma, configurando um padrão no qual o modo de estudo escolhido não traz qualquer tipo de prejuízo ao estudante.

Onde estudar a distância ou semipresencialmente?

Com o avanço da tecnologia, muitos alunos começaram a buscar alternativas acadêmicas mais interessantes e flexíveis. Em paralelo, por conta da grande demanda, mais instituições passaram a ofertar cursos semipresenciais e a distância.

Então, na dúvida, observe se a sua instituição escolhida:

1) É credenciada pelo Ministério da Educação. Isso assegura que a instituição atua de forma legal e dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo órgão. Para saber se a instituição é credenciada, basta fazer uma consulta on-line utilizando o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior.

Powered by Rock Convert
CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

2) Possui cursos que, alguma vez, já passaram pelo crivo do MEC. As instituições recebem até cinco estrelas caso estejam dentro de todos os padrões exigidos.

3) É bem avaliada por outras pessoas. Na internet e nas redes sociais, você pode realizar buscas para saber o que os outros alunos/candidatos acham da sua futura instituição. Os depoimentos, inclusive, são um bom termômetro para entender como é essa relação no dia a dia acadêmico.

Que tal escolher a Uninter?

Além de cumprir todos os requisitos citados no tópico anterior, o Centro Universitário Internacional Uninter é uma instituição pioneira quando o assunto é educação semipresencial e a distância.

Ao todo, são mais de 400 cursos disponíveis e, muitos deles, avaliados com a nota máxima, sabia?! Vale a pena conferir todos os diferenciais no site e fazer o vestibular on-line aproveitando todas as condições especiais vigentes.

Ah, e conte aqui nos comentários qual é a modalidade/metodologia que mais se encaixa na sua rotina. Vamos adorar saber!

Com informações de G1, Catho e Portal MEC.

 

 

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.